Vrykolakas, apenas lembranças é da autora nacional Nathalia Yamao e foi publicado em 2014 pela Editora Schoba.

SOBRE O LIVRO

Vrykolakas, como o próprio subtítulo já diz, vai ser um livro sobre as lembranças do passado de quatro “jovens” vampiras que moram juntas em Manhattan de forma muito discreta, quase como se tivessem se escondendo ou fugindo de algo.

É no passado de Mika, Midore, Rukia e Tomoyo que vamos encontrar algumas das respostas para o presente que elas vivem hoje, e logo somos apresentadas as histórias de amor de Midore e Mika, após já serem vampiras, e do desfecho não tão feliz desses envolvimentos. E é claro, suas consequências.

Entretanto, também voltaremos a uma época onde essas quarto eram apenas meninas normais e viviam a infância, até que algo aconteceu. Cada uma, por um caminho diferente, acabou chegando nas mãos da família Vrykolakas e através deles, seus destinos foram traçados. Porém, ao olharmos mais de perto, percebemos que essas quatro jovens tem muitas coisas em especial e, sendo capazes de manipular energias, formam um quarteto poderoso e diferente.

Quais são as normas desse mundo? Quem são esses vampiros? E o mais importante, do que elas se escondem?


CAPA E EDIÇÃO

Eu me apaixonei por essa capa logo que vi, e antes mesmo de saber que se tratava de um livro sobre vampiros – coisa que não ando lendo muito – , já queria dar uma chance para a história. Acho que a imagem retrata algo mágico e pacífico ao mesmo tempo em que me dá uma sensação muito positiva. É uma dessas capas bonitas que adoramos sem saber nem explicar o porquê.

Esse é um livro curtinho, de apenas 250 páginas, com folhas amareladas e bom tamanho de fonte. Temos uma leitura fluída que não precisa de muito tempo para ser concluída, colocando Vrykolakas como um daqueles livros que nos sentimos orgulhosos por conseguir terminar em apenas um dia, o que foi o meu caso. Em algumas horas ele havia sido devorado e não parei enquanto tivesse desbravado toda a história.

20151117_212350


MINHA OPINIÃO

Vrykolakas é um livro com dois timings que podem ser absorvidos de forma bem distintas dependendo de cada leitor. Pra mim, o começo foi bem levinho e com cara de chick-lit encontra vampiros, trazendo uma pegada bem feminina na relação delas e em como ela foi contada, quase retratando contos de fadas quando apresentava os romances de duas das protagonistas. Já em um segundo momento, vemos a evolução da história para um universo mágico e misterioso, onde os vampiros não são tão comuns como os tradicionais, e há várias coisas disponíveis para o leitor desbravar.

Com isso, não posso deixar de dizer o quanto ter ambas as partes separadas por um quebrar de capítulos foi ao mesmo tempo difícil de entender e aterrador, pois veio para dar a certeza de que a história iria crescer e nos levar a um bom caminho.

Como falei no vídeo resenha, acho as partes que retratam os primeiros romances longas demais. A história, que lá no fim do livro vai fazer sentido, podia ter sido mais sucinta a fim de dar espaço para que a outra parte se desenvolvesse melhor. Porém não foi assim que aconteceu e mais da primeira metade do livro serve para contar sobre os relacionamentos.

20151117_212418

Entretanto, mesmo que presente em menor número de páginas, a segunda história, e pra mim a mais interessante, ganha total atenção, sendo capaz de fazer o leitor esquecer que estava achando a narrativa simples e ir se deliciar nesse universo muito bacana criado por Nathalia Yamao. Um mundo onde alguns vampiros são quase magos, pois também conseguem manipular energias e usar do que está disponível ao seu redor para exercitar suas habilidades. Pode parecer um monte de coisas que vocês já viram, mas não é.

E como a história tem seus altos e baixos, a escrita também. A autora constrói cenas muito boas, com descrições detalhadas e sentimentais, que fazem com que o leitor mergulhe nas páginas, mas peca um pouco nos diálogos, principalmente na primeira parte, onde os diálogos das vampiras parece até um pouco bobo demais pra quem elas são, vampiras com dezenas de anos.

Fora esses detalhes, acho que a história tem um potencial muito grande para evoluir e trazer um segundo livro com uma trama mais emocionante e bem trabalhada. Não há previsão ainda de continuação, porém o final do livro fica aberto, o que me faz pensar que esteja sendo preparado algo para seguir com essa história, que apenas começou a ficar interessante e que ainda pode surpreender. E muito.

VRYKOLAKAS

Autor: Nathalia Yamao

Editora: Schoba

Ano de publicação: 2014

Numa cidade movimentada, em um velho prédio de tijolos, moram quatro jovens vampiras que, por décadas, vivem entre os humanos ocultando sua presença. Quatro garotas, quatro personalidades, quatro histórias, quatro destinos ligados por uma profecia. Mika, Midore, Rukia e Tomoyo nunca desejaram ser imortais, mas se tornaram, e tudo o que um dia foi precioso para elas lhes foi tirado, sobrando somente lembranças. Uma história que conta sobre amores impossíveis, fatalidades e tragédias que ocorreram no passado dessas vampiras.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros