2014 foi um ano ótimo pra mim em termos de leituras. Li muito e li muitos livros bons, o que é melhor ainda. Nesse ano cumpri algumas metas pessoais de ler As Crônicas de Gelo e Fogo em sua integridade, O Diário de Anne Frank e A Revolução dos Bichos (que eu acredito que tenha sido uma releitura) e outros que estavam no aguardo a um tempo já.

 


Para 2015 as metas são um pouco mais gigantescas, já que escolhi obras que são em sua maioria grandes e densas.

Objetivos de 2015

senhordosnaeisO Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Sim, eu sei que é uma vergonha eu ainda não ter lido esse livro. Eu tenho plena ciência disso. Mas esse ano vai, promessa. Só que eu queria a edição com os volumes separados, pois acredito que assim vou ter mais força de vontade para ler.

Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa deste livro desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário convincente em seus detalhes.

Tolkien criou em O Senhor dos Anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

 

 

 

 

 

 

crimeecastigo

Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski

Crime e Castigo é um clássico de 1866 e merece ser lido por tudo o que ele representa. Achei engraçado ver uma lista agora no final do ano de livros que as pessoas mentem já terem lido e esse está no topo. É grande, é clássico, é denso, mas tenho certeza que valerá a pena.

Contando nele a soturna história de um assassino em busca de redenção e ressurreição espiritual, Dostoiévski chegou a explorar, como nenhum outro escritor de sua época, as mais diversas facetas da psicologia humana sujeita a abalos e distorções e, desse modo, criou uma obra de imenso valor artístico, merecidamente cultuada em todas as partes do mundo. O fascinante efeito que produz a leitura de Crime e castigo, angústia, revolta e compaixão renovadas a cada página com um desenlace aliviador, poderia ser comparado à catarse dos monumentais dramas gregos.

 

 

 

 

miseraveisOs Miseráveis – Victor Hugo

Esse precisa MUITA determinação, porque é página que não acaba mais. Essa edição linda da Cosac Naify conta com 2.000 mil páginas de um clássico que cruza gerações e que recentemente ganhou um filme com a maravilhosa Anne Hathaway e o always Wolverine Hugh Jackman.

Hugo narrou seu romance magistral numa linguagem que representou para a literatura ‘o mesmo que a Revolução Francesa na História’, segundo o crítico Sérgio Paulo Rouanet. O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e,após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.

 

 

 

Além desses também pus na lista O Assassino do Rei (Saga do Assassino), A Libélula do Âmbar (Outlander), Contos de Imaginação e Mistério, O Cavaleiro dos Sete Reinos e O Morro dos Ventos Uivantes, como vocês podem ver no vídeo.

E, mantendo a média desse ano que foi de praticamente um livro por semana, gostaria de alcançar a meta com essas belezinhas na lista de lidos de 2015. Acredito que seja possível, já que esse ano li livros enormes e mesmo assim consegui um ótimo número de leituras. Porém, sempre tenho em mente que vale mais a pena a qualidade da leitura que faço do que o volume de páginas que percorro, portanto, tem que deixar o vento levar e ver o que vai dar!

Quais são as metas literárias de vocês para 2015?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros