A Canção de Aquiles é um romance escrito por Madeline Miller (mesma autora de Circe) publicado no Brasil em 2021 pela editora Planeta Minotauro e é uma releitura de Ilíada, poema épico atribuído a Homero, que narra os acontecimentos envolvendo a Guerra de Troia.

A Canção de Aquiles foto de apa

Sobre o Livro

Enquanto na mitologia grega, Pátroclo é um personagem menor e quase nunca mencionado, no romance de Madeline Miller, Pátroclo é o narrador e o personagem principal. A história começa nos primeiros anos do menino, desde sua vida como príncipe no reino de seu pai, até seu exílio para a corte de Peleu, onde conhece formalmente Aquiles, aos dez anos de idade.

Aquiles é filho de Tétis, ninfa e deusa do mar, conhecida por odiar os mortais. Ela desaprovou Pátroclo desde o momento em que Aquiles o escolheu como seu companheiro, não só porque sabe que ele tem um status baixo para ser o conselheiro mais próximo de Aquiles, mas porque ela está ciente do que Pátroclo realmente representa: a fraqueza de seu filho, seu lado humano.

“- Você morrerá logo. Ela disse isso friamente, como um fato inquestionável. Não me queria para companheiro do filho, mas nem por isso achava que valia a pena me matar. Para uma deusa, as poucas décadas de vida humana sequer constituíam um incômodo.”

Nos anos que passam juntos no Monte Pélion (onde vão treinar com o lendário centauro Quíron), que Pátroclo e Aquiles finalmente se permitem explorar seus sentimentos um pelo outro. No entanto, a dura realidade dos eventos que ocorrem fora desse lugar seguro os alcança e eles se veem puxados para um dos eventos mais famosos já registrados na mitologia grega: A Guerra de Troia.


Minha Opinião

A Canção de Aquiles não se esquiva da crueldade do conflito e investiga as implicações que a guerra tem para Pátroclo e Aquiles, e também para as pessoas que eventualmente passam a depender deles. Eles aprendem através da perda, dor e desgosto como a política dos campos de guerra pode ser perigosa e mortal.

A relação de Pátroclo e Aquiles se desenvolve da maneira sincera, realista e natural. É através de pequenos vislumbres ao longo de sua vida juntos que a autora nos mostra o vínculo inquebrável que se forma entre eles. Por meio de uma linguagem lírica, Pátroclo se torna o veículo para humanizar o herói e, finalmente, contar a história de amor de dois meninos que, apesar de terem personalidades diferentes, são atraídos por algo mais forte que o destino.

“Os olhos de Aquiles faiscavam à luz das chamas, a face nitidamente desenhada contra as sombras oscilantes. Eu a reconheceria disfarçada ou em plena escuridão, pensei; eu a reconheceria mesmo se estivesse louco.”

A maneira como a perspectiva de Pátroclo é escrita é tão sincera e amorosa que foi fácil se deixar levar por suas palavras. O elenco de personagens coadjuvantes também é bem desenvolvido, destacando-se alguns reis e príncipes de Troia como Ulisses e Agamenon. Uma personagem que me chamou muito atenção com sua complexidade sutil e sua presença antagônica foi Tétis. Apesar de ser uma deusa menor, adorei o quão assustadoramente desumana a autora a fez parecer.

A autora conta nos agradecimentos que passou dez anos escrevendo este livro, mas sua linguagem suave e evocativa encobre a pesquisa meticulosa que ela claramente colocou nele. Esta é uma versão profundamente comovente da história de Aquiles: um homem totalmente tridimensional – um filho, um pai, marido e amante – agora existe onde apenas um herói habitava anteriormente.

“Ela deu um passo à frente, e a relva parecia murchar sob seus pés. Era uma ninfa marinha, por isso as coisas da terra não a amavam. — Você foi avisado — prosseguiu ela. O negro de seus olhos parecia me penetrar, bloqueando minha garganta. Não conseguiria gritar nem se quisesse.”

Ler A Canção de Aquiles foi uma mistura de sensações: sendo ao mesmo tempo, uma história encantadora e de partir o coração. Miller faz um trabalho fantástico em tecer todas essas emoções complicadas e dolorosas da história. Sabemos que os deuses não saem por aí dando tempo e felicidade aos mortais, então, mais cedo ou mais tarde, o tempo deles se esgota e com ele todas as nossas esperanças de um final feliz.

A sensação de tragédia iminente percorre todas as páginas. Desde os primeiros capítulos, eu já esperava o que estava por vir. No entanto, a minha experiência prévia com as histórias da Guerra de Troia, não foi suficiente para me preparar para o que esse livro me entregaria nos capítulos finais. A Canção de Aquiles foi uma leitura surpreendente, emocional, poética e que me deixou entorpecida por um bom tempo.

Se você gosta de releituras inspiradas na mitologia grega, livros que que te fazem chorar e sorrir ao mesmo tempo e que te mostram que o amor pode transcender a vida e a morte, não deixe de conferir essa história.

A CANÇÃO DE AQUILES

Autor: Madeline Miller

Tradução: Gilson César Cardoso

Editora: Planeta Minotauro

Ano de publicação: 2021

Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis. Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso. A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha. No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios. Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo. É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros