Os Escolhidos é o primeiro livro da nova série da autora Veronica Roth, publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca em 2022.

Sobre o Livro

Há quinze anos o Tenebroso surgiu revelando a magia para o mundo, destruíndo tudo com catástrofes denominadas de Drenos, cinco adolescentes foram escolhidos, uma profecia foi anunciada. A profecia revelava o surgimento do pior mal que a terra já enfrentou, o Tenebroso, mas também falava que um escolhido com força equivalente também surgiria para enfrentá-lo. O governo começou a procurar o salvador e cinco adolescentes foram selecionados com potencial para ser o grande herói e todos foram treinados para enfrentar o mal.

Após muita luta, dor, sofrimento e perda, os cinco conseguiram derrotar esse terrível vilão, mas para Sloane, uma das escolhidas, a vida não seguiu muito bem. Após a tão sonhada vitória ela se afundou em um quadro de transtorno pós traumático, o que faz ter uma personalidade fechada, ter pesadelos terríveis e tudo piora quando um dos escolhidos morre e a certeza da vitória que todo o mundo festeja é posta a dúvida! Pois tudo pode ter sido um grande jogo do Tenebroso.


Minha Opinião

A nova história criada por Veronica Roth tem o intuito de mostrar como os heróis lidam com o término de uma grande batalha, como eles encaram as coisas que precisaram fazer para obter a vitória e das coisas que presenciaram no decorrer deste período conturbado. A narrativa da autora nesse livro diverge muito da narrativa em Divergente e em Crave a Marca, ambas narrativas que fluíram muito bem comigo.

Algo que esse não conseguiu, não achei a narrativa ruim, mas posso denomina-la como lenta. Acredito que pelo tipo e maturidade da história, já que as outras criações dela são com personagens adolescentes e Os Escolhidos mostrar pessoas maduras, com problemas, tentando se reerguer depois de traumas.

“- Se alguém morrer por causa da sua ajuda – disse ela por fim, sentindo a garganta doer -, você vai ter que viver com isso.
– E se alguém morrer porque eu não ajudei? – perguntou ele, finalmente a encarando. – De um jeito ou de outro, vamos ter que viver com isso. Sempre tivemos.”

No início a história é meio confusa, um misto de presente e artigos de jornal falando do passado e de toda a trajetória dos escolhidos para conseguir vencer. E nesse jogo de tempo o enredo demora a se desenrolar, fiquei me perguntando o que seria feito ali, para que caminho a autora iria levar a narrativa e foi aí que veio o primeiro plot que achei meio nada a ver com o que vinha sendo contado. Mas com tudo isso consegue entregar algumas coisas no final que me deixou bem empolgado para ler a continuação.

Também curti como ela criou toda a magia nesse novo universo, que à primeira vista não é algo muito frequente na vida das pessoas, é algo de difícil acesso e que só o Tenebroso e os escolhidos conseguiram demonstrar um certo domínio. A forma que os escolhidos usam magia é bem interessante, que são através de artefatos que são rodeados de lendas.

Nossa protagonista Sloane é sem dúvidas quem mais chamou minha atenção. A gente consegue ver o quanto ela tá quebrada devido ao tempo que ficou presa pelo Tenebroso e foi torturada, mas apesar dessa fragilidade ela tem uma grande vontade de sobreviver e salvar quem ela ama e isso gera toda força para enfrentar a situação. Já por outro lado, O Tenebroso só tem título, achei um vilão morno, mal desenvolvido, que não criou o ódio necessário para desejar a morte dele.

Para finalizar posso dizer que Os Escolhidos é divertido e a indicação vai para quem gosta de fantasia e fãs de Os Legados de Lorien podem gostar desse livro, já que se assemelham em alguns elementos.

OS ESCOLHIDOS

Autor: Veronica Roth

Tradução: Flora Pinheiro

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2022

Quinze anos atrás, cinco adolescentes foram arrancados de suas famílias para cumprir uma profecia. Os Escolhidos, como ficaram conhecidos, seriam os únicos capazes de derrotar o Tenebroso, um ser extremamente poderoso que destruiu cidades e causou milhares de mortes pela América do Norte. Os cinco foram treinados para travar combates mágicos, enfrentaram horrores inimagináveis e deram tudo de si para derrotá-lo. Quando conseguiram, o mundo voltou ao normal… exceto para eles, que agora são as pessoas mais famosas do planeta, apesar de já terem cumprido seu propósito. Dentre os Escolhidos, Sloane é quem mais tem dificuldade para reconstruir a vida. Todos acreditam que isso se deve ao estresse pós-traumático ― e à sua personalidade antipática e rebelde ―, mas ela guarda segredos que a mantêm presa ao passado e a afastam das únicas pessoas que a entendem de verdade. Até que um dos Escolhidos morre. Ao se reunirem para o velório, algo terrível acontece, e eles descobrem que o objetivo do Tenebroso sempre foi muito maior do que o governo ou a profecia diziam ― maior até do que a própria Terra. E derrotá-lo outra vez pode exigir mais do que os quatro têm a oferecer.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros