A Vila dos gatos é uma publicação independente do autor nacional Jakson Nako, primeiramente a história foi postada na plataforma Wattpad e, em 2017, foi publicado na Amazon. Só em 2019 foi feita uma leva de livros físicos para quem quisesse adquirir.

Sobre o Livro

A história se passa em uma pacata vila de casinhas velhas e históricas, a qual certo dia recebeu uma visita inesperada. Do céu pendurado pelo rabo em um guarda-chuva descia planando um gato, isso mesmo, uma gato misterioso com sua linda pelagem negra.

Apenas uma única pessoa viu o ocorrido, o velho da casa 2A, porém vários bichanos de rua, desses vagabundos e sem dono também viram o semelhante cair do céu e se reuniram em massa na vila onde nunca antes tinham morado gatos.

Com a migração em massa dos felinos para a vila os moradores entraram em alvoroço, alguns não gostaram, como o rapaz de óculos grande que passava o seu tempo tentando desvendar os planos dos gatos, porque ele tinha convicção que os bichanos queriam dominar a vila, mas por outro lado outros moradores achavam que os gatos podiam viver entre eles e assim foram todos acostumando.

E, se das glórias humanas os gatos ali eram testemunhas, de suas regravações e misérias também o eram.

Depois de dias a vila ficou reconhecida e famosa e passamos a acompanhar o dia a dia das pessoas que ali vivem pelos olhos felinos de diversos gatos.


Minha Opinião

Eu já vinha namorando esse livro desde a época do Wattpad pelo fato de seu enredo principal falar de gatos e, quando tive a chance de adquirir o livro físico, não pensei duas vezes e minhas expectativas com ele foram todas atendidas, foi uma leitura prazerosa, divertida e triste ao mesmo tempo.

O autor tem uma narrativa diferente, no início me perdia tendo que reler o primeiro capítulo umas três vezes até acostumar como a forma dele contar história. Ele constrói alguns parágrafos usando rimas que no fim parece que ele criou um poema, achei muito genial e formidável.

No livro não vemos nomes para as pessoas, elas sempre são chamados por características que possuem ou pela casa onde moram, esse foi outro ponto bem divertido, pois o foco maior deve ser dos gatos e não dos habitantes do local. O artifício mais interessante que achei foi o autor utilizar a letra da música “Paisagem da Janela de Beto Guedes” na narrativa de uma forma a deixar explicito a referência, mas de um jeito que casa muito bem na história.

Dali, daquela janela lateral, do quarto de dormir, o gatinho via uma igreja, um sinal de glória, um muro branco, vôos de pássaros e uma grade num velho sinal.

Os gatos são tratados com maestria no texto, as características bem construídas remetendo muito bem a forma que os gatos se comportam no dia a dia na vida real, e os pensamentos são bem coerentes e divertidos.

A narrativa segue de uma forma bem passiva, porém envolvente e ai pensei “é um livro de paz e amor” entretanto, no fim encontramos uma bomba que sacode a linha branda que vinha e te leva para uma parte muito triste, que comove qualquer pessoa, além que no decorrer dos capítulos são abordado vários temas como alcoolismo, maternidade, diversidade tudo de um jeito bem pensado.

Por fim digo que A Vila dos Gatos é uma ótima leitura para você que ama animais, principalmente gatos.

A VILA DOS GATOS

Autor: Jakson Nako

Editora: Independente

Ano de publicação: 2017

Em uma vila com casinhas velhas e históricas, em um dia qualquer como outro, apareceu do céu um gato que, suavemente, descia por um guarda-chuva preso em seu rabo. Daquele dia em diante, a vila é invadida por inúmeros bichano de todas as cores, tamanhos e vontades. Eles passaram a serem testemunhas de uma vila que até então ninguém mirava os olhos, e são os olhos desses gatos que contarão as histórias desse lugar que sempre fora silenciosa como as noites.. até os felinos aparecerem.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros