Agora Eu Entendo é um conto de natal da autora Pam Gonçalves, publicado em 2019 pela Agência Página 7.

Sobre o Livro

Cansada de passar a ceia de natal com uma família que adora uma festa e termina sempre com bastante confusão e brigas que duram o resto do ano, Bianca decide que este ano vai passar o natal sozinha. Agora com 22 anos de idade, com uma vida independente e morando sozinha, sua escolha para a noite mais bonita do ano é ficar em casa ao lado de sua gata assistindo Harry Potter e comendo muita pizza e brigadeiro.

“…mas entendi que era exatamente isso que eu precisava. Estar comigo. Sempre dependi muito de outras pessoas, da opinião, da presença, do incentivo. Estava na hora de tirar essa força de dentro de mim.”

Contudo, seus planos não saem tão bem quanto ela queria. Após tomar umas 6 cervejas que encontrou na geladeira, ela cai no sono com duas chamadas perdidas de sua mãe no celular. Ao acordar, muito depois das 11 da manhã ela percebe que as duas chamadas não atendidas viraram dezenas, e não só da mãe, mas da família inteira. Algo não ocorreu bem na noite de natal.


Minha Opinião

Familiarizada com a escrita da Pam Gonçalves, eu já imaginava encontrar nesse enredo algo muito comum com a realidade. Afinal, já é um costume Pam escrever romances contemporâneos que com certeza te farão se identificar com algum momento de sua vida. E não foi nada diferente com Agora Eu Entendo, que juro, me arrepiei ao ver que tem uma história tão parecida com a minha.

Sempre costumo passar meus natais com meus pais, avós, tios e primos. E toda vez há alguma “confusão” que vai durar assunto o ano inteiro. Chega a ser bizarro como uma festa de união tenha perdido tanto o brilho de uns anos pra cá. E quem não tem na família aquele parente que adora uma briga só pra ter o gostinho de ficar falando isso o tempo todo? Pois é, eu e Bianca somos muito parecidas quanto a isso.

E é por isso que eu sempre repenso em passar o natal mais uma vez em um lugar que já não me faz tão bem. Mas aí, é o que aconteceu com a família da Bianca que me dá medo. É exatamente o que aconteceu quando ela decidiu pela primeira vez passar o natal longe que me faz pensar diversas vezes, e se? Por isso, sempre passo por cima do que eu realmente quero e enfrento mais um natal.

“…nunca deixe de aproveitar o tempo que tem com quem você ama. Eu já estou ficando velho – uma risadinha engasgada escapou por baixo do seu bigode. – Mas você tem a vida pela frente. Aproveita quem você quer bem.”

Este conto vai falar muito de família. Principalmente das diferenças em que temos com nossos familiares, mas que estar junto e mostrar o quanto você ama alguém é importante. Nossa vida é curta e os momentos passageiros, por isso abrace quem você ama, passe por cima de orgulhos bobos, peça desculpas, diga o que sente, você não sabe até quando isso será possível. Foi este o ensinamento que Agora Eu Entendo trouxe pra mim. Uma reflexão que sempre sou pega como se levasse um tapa na cara quando encontro nas histórias por aí.

Este é um conto rápido, que você encontra facilmente no Kindle Unlimited, com menos de 40 páginas, mas que vale apena ser lido. Seja na época de natal ou em qualquer momento. Com certeza você vai se identificar e tirar as mesmas reflexões que eu. Além de que, essa história tão curtinha ainda terá espaço para o amor. E quem sabe para Bianca fazer diferente desta vez.

 

AGORA EU ENTENDO

Autor: Pam Gonçalves

Editora: Agência Página 7

Ano de publicação: 2019

Bianca não aguenta mais as brigas de família durantes as festas de fim de ano. Por isso, ela decidiu passar o Natal sozinha, ou quase, já que sua gata terrorista a acompanhará na maratona de filmes do Harry Potter. Mas o que a garota não esperava era que o destino iria ensiná-la a ser mais paciente e compreensiva com aqueles que a amam.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros