Álbum de casamento é o primeiro livro da série Quarteto de noivas da autora Nora Roberts, que tem mais de 200 livros publicados, vários Best Sellers e já figurou diversas  vezes na lista do New York Times, publicado no Brasil em 2013, pela editora Arqueiro.

Sobre o Livro

Mackensie Elliot é uma mulher que descobriu sua vocação aos 11 anos de idade enquanto brincava com suas amigas Parker, Emma e Laurel. Após anos de trabalho duro a empresa criada por elas – Votos – começa a deslanchar.

Cada amiga tem uma função: Parker cuida da parte burocrática, Laurel é a confeiteira, Emma é florista e Mac a fotografa. Elas moram na propriedade Brown que serve também como local de trabalho – estufa, cozinha industrial, escritório, estúdio – e alugam o espaço para a celebração dos casamentos.

“Não quero magoá-lo. Não sei se consegue entender que tenho mais medo de magoar você do que a mim mesma.”

As amigas são a verdadeira família de Mac. Após o divórcio dos pais, Mac foi completamente negligenciada por ambos. Pai ausente e mãe abusiva, Mac mais parecia mãe da própria genitora do que filha.

Carter é professor de literatura inglesa na escola local e teve uma “quedinha” por Mac na adolescência. Sherry, sua irmã, contratou a Votos para organizar o casamento e intimou o irmão, para ajudá-la na tomada de algumas decisões, motivo do reencontro de Carter e Mac.


Minha Opinião

Tenho a série no kindle há muito tempo, mas sempre procrastinava. Nora Roberts era uma constante na minha adolescência, já que eu consumia muitos romances de banca, por isso acabei dando prioridade a outros escritores.

O enredo não é muito elaborado, não há reviravoltas e o cerne está na dificuldade da mocinha de se relacionar amorosamente em razão do abandono afetivo dos pais, a codependência emocional, rejeição, abuso emocional e financeiro entre outros.

O livro é narrado pelos protagonistas com mais enfoque na mocinha. Os personagens são cativantes, bem construídos, mas sem muita profundidade. Embora seja claro que os problemas da mocinha são resultado da negligencia e abuso dos pais, não houve um aprofundamento ou aconselhamento por profissional capacitado que conscientizasse o leitor da importância de tratar transtornos emocionais.  

“Não sei o que eu teria dito se houvesse uma aliança naquela caixa. O que me deixa apavorada. Não faço ideia e nem sei se teria dito a coisa certa ou errada para nós dois. Preciso ver isso. Sei que não é o ângulo certo. Mais que isso, a lente está com defeito, e eu sei que está.”

A relação do casal é muito saudável – apesar da autossabotagem da mocinha – a percepção de Mac em relação ao problema, ajuda na resolução dos conflitos que são mais dela do que do casal.

Outro ponto interessante é a relação entre mãe e filha. A dificuldade de se livrar da dependência emocional, a necessidade de afeto e aprovação são uma constante. Mesmo consciente da relação abusiva a mocinha tem muita dificuldade de impor limites e restrições à mãe. O apoio dos amigos e de Carter é fundamental para a mudança de Mac.

Carter é um personagem pouco crível, impossível existir pessoa tão paciente, compreensiva e carinhosa. É um verdadeiro príncipe encantado nerd. Parece que todas as qualidades e defeitos foram ajustados para que atendessem as necessidades da protagonista.

Álbum de casamento é o típico romance água-com-açúcar que não exige muito do leitor, deixa o coração quentinho e um sorriso bobo no final. O livro também serve de introdução para os demais personagens da série e para criar um vínculo – mesmo que raso – entre leitor e os outros personagens.

Vale destacar que a série Quarteto de noivas é composta por quatro livros, cada um narrando à história de uma das amigas. Todos os livros foram publicados pela editora Arqueiro e são eles: Mar de rosa, Bem-casados e Felizes para sempre.

ÁLBUM DE CASAMENTO

Autor: Nora Roberts

Tradução: Janaína Senna

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2013

Primeiro livro da série Quarteto de Noivas, Álbum de casamento conta uma linda história de amor, amizade e família – e daqueles momentos imprevisíveis que transformam uma imagem bonita numa verdadeira obra de arte. Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes. Mackensie Elliot não teve uma infância feliz. Seus pais se separaram quando ela era pequena e nenhum dos dois deu muito apoio e atenção à filha. Seu porto seguro eram as três melhores amigas – Parker, Laurel e Emma. Elas cresceram unidas e fundaram uma empresa de organização de casamentos na qual Mac é responsável pela fotografia. Ela não tem do que se queixar. Trabalha com o que ama, possui um negócio próprio que garante sua independência financeira e tem as três melhores amigas do mundo. O que mais uma garota poderia querer? Na adolescência, Carter Maguire era tímido, meio nerd e nunca teve coragem de se declarar para a menina ruiva de quem gostava. Mais de dez anos depois, ele está de volta à sua cidade, para dar aula de inglês na escola em que estudara. Intimado a acompanhar a irmã numa reunião para planejar o casamento dela, Carter não está muito animado com a ideia. Mas isso muda assim que ele chega ao local e dá de cara com sua antiga paixão de adolescente. Um encontro casual e desastrado, que pode virar suas vidas do avesso e mudar completamente a ideia que tinham sobre o amor.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros