Antes que as luzes se apaguem, escrito por Jay Asher (mesmo autor de Os Treze Porquês) é um romance jovem adulto publicado no Brasil em 2018 pela editora Astral Cultural.

Foto da capa de Antes que as luzes se apaguem.

Sobre o Livro

A história é narrada por Sierra, uma garota que passa o período após o Dia de Ação de Graças até o Natal trabalhando na fazenda de árvores de sua família. Todos os anos, eles viajam por dezessete horas, saindo de Oregon até a Califórnia, onde ficam morando em um trailer e administrando o negócio, que aparentemente, irá acabar. A fazenda não está mais sendo rentável, este ano pode ser o último e Sierra não sabe como abrir mão de algo que fez a vida inteira. 

“Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal?”

 Para complicar ainda mais as coisas, ela conhece um belo rapaz, Caleb, que parece perfeito, mas todos dizem ter um passado conturbado. De qualquer forma, ela está lá apenas por um mês. Seus pais a alertam para não se envolver por causa da distância durante o resto do ano, mas pode ser tarde demais para isso.


Minha Opinião

Li esse livro na véspera de Natal e foi ótimo para entrar no clima! Tudo nele gira em torno dessa época do ano – as comidas, os suéteres natalinos e até o cenário: uma fazenda de pinheiros!  O clima natalino esteve presente em toda a história: os personagens bebiam chocolate quente com bengalas doces, trocavam presentes e eu curti cada página dessas festividades.

Antes que as luzes se apaguem me entregou uma leitura fluida e rápida. Ele tem 251 páginas distribuídas em capítulos curtos. As amizades neste livro – entre Sierra e Heather, assim como Sierra e suas amigos do Oregon, são agradáveis de acompanhar. Eu adorei o cenário e ainda não conhecia nenhum livro ambientado em uma fazenda de árvores de natal o que, para mim, foi bem original.

Diferentemente do primeiro romance do autor (Os Treze Porquês, publicado originalmente em 2007), Antes que as Luzes se Apaguem é uma história mais leve, mas não 100% isenta de problemas girando em torno de personagens adolescentes.

Todos os anos, Sierra tem que deixar seus melhores amigas e escola para trás por um mês inteiro e ir para sua outra família e melhor amiga na Califórnia. Mas este ano pode ser o último ano em que sua família faz a viagem com os negócios de sua família em risco. 

“Essa temporada deveria ser perfeita, não atolada de suposições. Mas elas estão ao meu redor, em tudo o que eu faço. Não sei como aproveitar completamente estes momentos sem saber se serão os últimos.”

O romance nessa história é fofo, mas também um pouco morno e marcado pelo drama dos personagens. Tanto Caleb quanto Sierra têm coisas com as quais estão tentando lidar durante esse período e, embora não pareça certo começar algo novo, eles se encontram quando precisam. Sierra ensina a Caleb que ele pode superar seu passado e que isso não define quem ele é hoje. Enquanto Caleb lembra a Sierra que certas pessoas valem a superação de obstáculos como a distância. 

Detalhes da edição de Antes que as luzes se apaguem.

Havia várias fontes de conflito – o segredo de Caleb e sua subsequente reputação, o possível último Natal de Sierra na Califórnia e sua iminente partida de volta para Oregon. 

A polêmica em torno do passado de Caleb me pareceu um pouco exagerada, já que ninguém lhe deu liberdade para explicar o que realmente aconteceu. Entretanto, gostei de sua compaixão e desejo de retribuir à sua comunidade, conferindo aquele sentimento de solidariedade a história e típica dessa época do ano. À medida que passam mais tempo juntos, seus sentimentos um pelo outro se intensificam e nenhum dos dois sabe o que acontecerá depois que Sierra deixar a cidade.

“Toda vez que dou a Caleb o benefício da dúvida, ele prova que estou certa. Toda vez que o defendo, eu sei que estou certa. Havia um milhão de motivos pelos quais eu poderia ter desistido, mas toda vez que não desisto, sinto vontade de tentar muito mais para fazer isso dar certo”.

Antes que as luzes se apaguem tem uma premissa promissora, mas, a meu ver, seu potencial não foi totalmente realizado. Temas como segunda chance, redenção e força dos relacionamentos familiares são tecidos ao longo da história. No entanto, os personagens e o enredo falharam em causar qualquer tipo de impressão duradoura, com o autor apenas deslizando superficialmente sobre os temas empregados.

Apesar de pouco marcante, a história me fez sentir emoções típicas dessa época do ano. As incertezas, a sensação de mudanças e a importância do perdão e da solidariedade permeiam a leitura, o que particularmente me agradou. O conflito torna a história mais crível e mostra que nenhuma família é perfeita e assim como nem todo natal é feito cem por cento de alegria.

Se você está procurando um romance jovem, com um pouco de drama e gosta de histórias que se passam na época do Natal, esse livro pode te proporcionar uma leitura leve, aconchegante e com um toque de esperança!  

Leia também a resenha do outro livro do autor Os Treze Porquês.

ANTES QUE AS LUZES SE APAGUEM

Autor: Jay Asher

Tradução: Claudia Mello Belhassof

Editora: Astral Cultural

Ano de publicação: 2018

Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas. As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais. Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações. Uma bela história sobre amor e perdão. – Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros