5544_1a9e_500O que distingue Batman e Superman não é exatamente fácil de explicar, porque, de sobremaneira eles são iguais. São semblantes de justiça e ideais. Versões idealizadas de um preceito humano.

Superman é uma visão filosófica, como proposta por Nietzsche de um ‘Além-Homem’, um ‘übermensch’ que é a de uma criatura além dos parâmetros e moralidades comuns que se vê capaz de agir além dos valores e convenções da sociedade, capaz de reavaliar velhos ideais e criar ideais novos. Resumindo é a visão do potencial do ideal humano. De onde queremos chegar e o que queremos ser (ou seja, o máximo e o melhor de nós mesmos).

Batman, de maneira semelhante é o melhor do que podemos ser, mas de maneira mais contida, em contraproposta a condição de Nietzsche segue a escola de John Rawls que defende a perspectiva de “justiça” como o farol para a condução de suas ações.
Batman não é motivado a ajudar pessoas resgatando gatos de árvores ou impedindo um meteoro de atingir o planeta (coisas que o Homem de Aço é conhecido por fazer), ele é guiado pela condição de garantir que obrigações e deveres morais que são aplicáveis a todos. Ele segue uma moralidade deontológica.

Mas é verdade, isso não se aplica a toda visão e revisão do universo de quadrinhos da DC.
Superman está intimamente ligado a uma série de histórias religiosas (ele foi enviado em um berço, como Moisés, morreu pelos nossos pecados como Jesus e mais uma série de condições que colocam os coadjuvantes e suas histórias como perspectivas bíblicas como eu aponto nos textos sobre o velho testamento e o novo).

Ainda assim, após a revisão do Universo DC em 1985, a editora estabeleceu uma visão mais clara de que os heróis da editora compõem o panteão olímpico da mitologia (também falei disso aqui), ao ponto que Batman é o guardião do inferno Hades (Gotham, a cidade corrupta, suja e cheia dos mais terríveis criminosos) e Superman o guardião da luz, Apolo (os poderes do Homem de Aço são sempre vinculados com a energia solar, atrelados ao ‘sol amarelo’ da Terra).

Com essa revisão também se distanciou a imagem dos dois como semelhantes, através de visões diferentes e da aceitação de suas diferenças (Batman, o homem, como o potencial humano máximo e Superman, o alienígena, como a visão ideal máxima).

Para distancia-los a editora precisou buscar visões diferentes sobre cada um deles.

Batman como uma inspiração imediata aos jovens por seus métodos violentos, enquanto o pacífico Homem de Aço é uma inspiração maior ao longo prazo. O homem morcego servindo como uma interpretação ao mito de Sísifo de Albert Camus (da repetição da tarefa ingrata e aparentemente sem propósito ou perspectiva de fim) enquanto o Superman é mais próximo de um eterno idealista, de um Dom Quixote, lutando constantemente com a perspectiva de que poderá mudar o mundo – se não com seus punhos com suas palavras.

frank-millers-the-dark-knight-returns-batman-superman-fight1

O conflito de ambos veio à tona principalmente através da história de Frank MillerO Cavaleiro das Trevas‘ (The Dark Knight Returns, 1986, recentemente republicada pela editora Panini), com uma visão que ainda que dissonante de seus ideais os coloque em pontos opostos, não diminui o respeito que ambos tem um pelo outro.

Esse quase sempre é o ponto sobre os personagens: Eles enxergam o mundo de maneiras diferentes mas querem efetivamente a mesma coisa. E é fácil entender que enxerguem o mundo de maneiras diferentes – ambos tem traumas terríveis (Bruce viu seus pais serem assassinados diante de seus olhos enquanto Clark é o último de sua espécie, somente pelo sacrifício de seus pais em salvá-lo), mas cada um é recebido e ‘tratado’ de maneiras diferentes.
Clark é recebido e tratado com amor e carinho por seus pais adotivos desde muito pequeno (e por isso quer distribuir isso), enquanto Bruce cresce em um ambiente frio e indiferente do luxo e riqueza (e por isso quer reprimir sua dor).

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice) será lançado pelos estúdios Warner em 24/03/2016, com o diretor Zack Snyder (300, Watchmen) e os atores Ben Affleck (no papel de Batman), Henry Cavill (Superman) e grande elenco. (Será que eu sou o único que acha que é o riff de The Seeker do The Who que toca no trailer?)

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros