Enfim, Capivaras é um lançamento de 2019 da editora Seguinte, selo jovem do grupo editorial Companhia das Letras. É o quinto livro da autora brasileira Luisa Geisler.

SOBRE O LIVRO

Um grupo de amigos, cansado das constantes mentiras e invenções mirabolantes de um deles, o Dênis (mais conhecido como Binho) elabora um plano para pegá-lo em flagrante em sua última novidade: a de que tem uma capivara de estimação.

“a gente quer morar nessa realidade, em que podemos inventar uma história melhor, em que pessoas adotam capivaras do nada.”

Mas quando Binho, em vez de confessar finalmente suas mentiras, parece simplesmente inventar mais uma, isso leva os amigos em uma verdadeira jornada em busca de uma capivara fugida. Nem que seja apenas para provar que Binho é um mentiroso, Léo, Nick, Vanessa e Zé Luís não vão desistir tão fácil de sua missão.


MINHA OPINIÃO

Em seu primeiro livro classificado como jovem adulto (pois não é o primeiro com personagens dessa faixa etária),  Geisler demonstra total domínio de linguagem e cria uma história totalmente crível, mesmo em seus momentos mais absurdos. Ela une humor ao processo de descobrir quem você realmente é, típico da adolescência, e obtém com isso um resultado maravilhoso.

“Estamos tão perto de achar (ou não) a tal capivara que não duvido de mais nada.”

A ambientação é perfeita, e mesmo para quem nunca viveu a realidade de uma cidade pequena, é impossível não se sentir em casa nesse interior mineiro que a autora recria. Desde a forma como os personagens se relacionam ao tipo de vida que se leva, passando por quão abandonado e isolado podem ser terrenos rurais em um lugar como esse, cada pequeno detalhe inserido pela autora colabora para criar um clima interiorano completo.

A forma como a autora nos conta essa história, revezando a perspectiva entre os quatro reais protagonistas (mantendo Dênis / Binho sempre à margem), intercalando a narrativa com listas que contam muito sobre quem esses jovens são, colabora muito para a fluidez e sensação de prazer descompromissado que o livro transmite. É um livro que lemos sem nem sentir, nos divertindo e nos identificando com os personagens, seja ao lembrar de nossa adolescência, seja ao ver nela uma brasilidade forte e muito autêntica.

“Teria sido uma noite legal se fosse de propósito”.

Senti que ainda havia espaço para que os personagens fossem mais desenvolvidos, mais complexos, especialmente Binho, que no final é o que menos aparece e segue sendo o mesmo maluco / mentiroso, dependendo do seu ponto de vista. O livro termina, e acabamos querendo mais desses personagens.

Mas a verdade é que passar doze horas, ou duzentas páginas, assistindo esses jovens se mostrarem, se relacionarem e serem ridículos juntos tem uma certa magia que demonstra que o livro cumpriu bem o seu papel. É uma leitura deliciosa, com personagens muito reais e que serve ainda mais para mostrar a força do Jovem Adulto brasileiro.

Além de capivaras fofas, essa belíssima edição ainda apresenta um bônus que é raro em edições brasileiras, mas, na minha opinião, deveria ser mais comum: um bela entrevista com a autora. Além de dar oportunidade ao leitor de se aproximar do texto, ela ainda dá várias dicas para escritores iniciantes, e de que forma pode ser melhor crescer como escritor do que ouvindo de quem está publicando hoje no Brasil?

 

ENFIM, CAPIVARAS

Autor: Luisa Geisler

Editora: Seguinte

Ano de publicação: 2019

A cidade no interior de Minas Gerais para onde Vanessa se mudou é o tipo de lugar onde anunciam os horários do cinema e os obituários com o mesmo carro de som. Nada de muito interessante acontece por lá, a não ser para Binho, que, segundo ele mesmo, tem várias namoradas e conhece um monte de cantores sertanejos famosos.
A verdade é que Binho é um mentiroso contumaz e agora passou dos limites: inventou que tem uma capivara de estimação. Cansados das histórias cada vez mais mirabolantes do garoto, Vanessa se junta aos amigos ― Léo, Nick e Zé Luís ― para desmascará-lo. E eles estão decididos a ir até as últimas consequências.
Narrado durante as doze horas de uma noite regada a álcool, salgadinhos, segredos e romances mal resolvidos, Enfim, capivaras explora, através de diferentes pontos de vista, os relacionamentos entre um grupo de adolescentes em busca de uma capivara ― ou muito mais do que isso.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros