Evidence of the Affair é uma novela epistolar escrita por Taylor Jenkins Reid e publicada na plataforma da Amazon em 2018, estando disponível apenas em língua inglesa.

Sobre o livro

Carrie tem uma vida pacata na califórnia, dona de casa, sem filhos, casada com o médico dermatologista Ken Allsop. Ao organizar as coisas do marido, Carrie descobre algumas cartas que apontam um caso extraconjugal. Sem saber o que fazer, acaba escrevendo para David, marido da outra, para que lhe envie as cartas escritas por Ken, na tentativa de descobrir como lidar com a situação.

David Mayer é professor, está sobrecarregado com as finanças e por isso aceitou o trabalho de treinador do time de Hóquei e Basquete. Casado com Janet e pai de quatro filhos, viu o casamento esfriar após a chegada dos gêmeos.

When Janet and I met, I had a habit of collecting pennies I found on de street. I’ve always loved pessnies. I like the copper sheen to them. But I havr stopped collecting pennies in front of Janet because I’m afraid she will think I’m doing it for the money. That is how tight things are aroud here.

David é surpreendido ao receber a carta de Carrie, uma completa desconhecida, informando que descobriu correspondências de Janet para Ken. Durante a troca de cartas David e Carrie acabam se aproximando e buscam juntos entender o que levou seus companheiros a cometer adultério.

A incredulidade, a dor da traição, as mentiras, as reflexões sobre a vida familiar, as frustrações e receios da vida de casal são dissecados entre eles. Será que há esperança de recuperar a confiança e o casamento?


Minha Opinião

Evidence of the Affair é um romance envolvente, a autora se utiliza do recurso epistolar para narrar os acontecimentos, apresentar e desenvolver os personagens. Mas essa escolha não foi por acaso, pois uma das funções desse recurso é justamente trazer mais veracidade à trama.

Imagine receber uma mensagem, informando que seu companheiro está traindo você. O remetente ainda pede que você consiga os e-mail ou mensagens trocados pelos amantes e se dispõe a enviar os que têm, caso tenha interesse. Agora, como você reagiria? Pois foi exatamente isso que aconteceu com David.

David tinha uma vida simples, pai de quatro meninos muito queridos, casado com a mulher que ama, apesar de o relacionamento ter esfriado um pouco depois do nascimento dos filhos e dos problemas financeiros. Um belo dia seu mundo vira de ponta cabeça e ele não sabe o que fazer. A traição da esposa quebra as fundações do casamento, mas se ele confrontá-la, tudo ruirá como um castelo de cartas.

David não consegue se ver longe dos filhos, principal motivo que o impede de tomar uma atitude mais ativa, aos poucos vai passando pelas fases da traição e se apoia em Carrie para descobrir como lidar com a dor e raiva.

I can’t imagine my life without any of my boys.

Carrie é uma mulher que vive em função do marido, dona de casa, largou a faculdade para se tornar a senhora Allsop e não tem outro objetivo na vida que engravidar e realizar o sonho de ser mãe. Em que pese as tentativas, o casal ainda não conseguiu conceber. Embora tenha feito diversos exames, não se descobre o motivo de Carrie ainda não ter engravidado.

A traição do marido é algo inesperado para Carrie, ela oscila entre confrontar o marido e a esperança de que o affair acabe e ele perceba a importância do casamento e da vida que eles construíram juntos. Carrie revela a alma para David e por meio de suas palavras é possível visualizar todo o relacionamento com o marido, como Ken conseguiu isolar a esposa em uma bolha desde o início do relacionamento e, pior, ela não faz ideia da violência que sofre.

The doctor can’t say for sure why I am not yet pregnant, but it seems clear that something is wrong with me. He even said it was likely pontless to test Ken. He said it most often lies with the woman. What more evidence do I need that I’m deficient?

Destaca-se que a história se passa entre 1976 e 1978, e é possível perceber como o machismo era muito presente na época. A autora foi muito sutil ao abordar ainda a violência doméstica.

Além das cartas entre Carrie e David também temos algumas correspondências entre Janet e Ken. Permitindo uma maior compreensão sobre o que causou o desgaste no casamento dos casais e outras revelações surpreendentes.

Toda a situação em relação ao Covid-19, isolamento e distanciamento social me tornou mais sensível, por isso foi muito doloroso ler as cartas trocadas pelos amantes e imaginar a dor dos cônjuges traídos ao lerem essas cartas. Parecia que eu podia sentir na pele toda a decepção, ira e mágoa, todo o desamparo.

O livro é fabuloso! Imperdível para quem é fã da autora ou deseja conhecer. Também é uma boa oportunidade para quem está no nível intermediário e quer se aventurar a ler em Inglês. Pode ter uma ou outra palavrinha mais difícil, mas nada que atrapalhe a leitura ou que o dicionário não acuda.

A CONQUISTA

Autor: Taylor Jenkins Reid

Editora: Amazon

Ano de publicação: 2018

The repercussions of an illicit affair unfold in this short story by bestselling author Taylor Jenkins Reid. Dear stranger… A desperate young woman in Southern California sits down to write a letter to a man she’s never met—a choice that will forever change both their lives. My heart goes out to you, David. Even though I do not know you… The correspondence between Carrie Allsop and David Mayer reveals, piece by piece, the painful details of a devastating affair between their spouses. With each commiserating scratch of the pen, they confess their fears and bare their souls. They share the bewilderment over how things went so wrong and come to wonder where to go from here. Told entirely through the letters of two comforting strangers and those of two illicit lovers, Evidence of the Affair explores the complex nature of the heart. And ultimately, for one woman, how liberating it can be when it’s broken.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros