A Garota do Lago é do autor Charlie Donlea e foi lançado pela Faro Editorial em 2017.

f1-1

Sobre o livro

Nas montanhas em uma pequena cidade chamada Summit Lake aconteceu um crime cruel. Rebecca Eckerley é violentada e brutalmente assassinada. Filha de um advogado rico e importante, vinda de uma família tradicional, ela sempre mostrou-se uma moça quieta e estudiosa. Sem muitos amigos e  aparentemente sem inimigos, a forma selvagem com que o crime acontece mostra que essa não parece ser a realidade. E, apesar das marcas de luta, não temos sinais de arrombamento, Becca abriu a porta para o assassino.

A jovem estudante de direito foi para a casa do lago que a família possui para estudar para as provas finais da pós-graduação. Sua vida andava muito turbulenta e ela sofria com um segredo que estava escondendo de todos. Minutos antes da sua morte ela fez uma última ligação para os pais contando esse segredo e tirando todo esse peso da sua consciência. Após o crime, as provas começam a ser encobertas e nada é comentado. O delegado responsável é afastado e o caso entra em um terreno secreto. Tudo em torno da sua morte é um mistério e isso desperta a curiosidade de todos. O fluxo de informações passa a ser barrado pelos próprios pais da garota.

“A dor era lancinante. A visão de Becca ficou embaçada, e a audição, comprometida. Foi quando ele enfiou as mãos frias sob a calça do agasalho esportivo dela. Nesse momento, Becca recobrou a plena atenção. Apesar de estar imobilizada sob o peso do corpo dele, ela o esmurrou e o arranhou ao ponto de deslocar alguns dedos e de as unhas ficarem cobertas de pele e sangue.”

Movido por essa curiosidade, Penn, dono de uma famosa revista, manda sua jornalista Kelsey Castle para a pequena cidade em busca de respostas. Ela havia retornado há pouco para o seu trabalho, após passar por uma experiência traumática. Na cidade ela conta com a ajuda de diversas figuras presentes na comunidade.

Aparentemente sem pistas, a polícia e Kelsey se veem perdidos nessa busca pelo culpado. A chave para descobrir todos esses segredos está presente em um diário que a garota mantinha, mas que acabou sumindo da vista de todos. Em meio as investigações um grupo de amigos ganha atenção: Becca, nossa vítima, Brad, Jack e Gail. Seriam eles as respostas para desvendar esse mistério? E o mais importante: Kelsey encontrará nesse crime uma forma de exorcizar os seus próprios demônios?


Minha opinião

Quando comecei a leitura pensei que seria um daqueles livros tensos que nos deixam maravilhados e ávidos por um desfecho surpreendente. Mas o que encontrei foi um livro morno, com personagens rasos e que não agradaram em nada. Um livro que tinha tudo para ser maravilhoso, mas que deixou bastante a desejar.

Nenhum dos personagens foi bem explorado. Kelsey, que era pra ser a protagonista, acaba sendo apenas só mais uma na história toda e revela-se extremamente sem sal. Ela faz muito pouco na trama e a sua investigação só anda por ter pessoas a ajudando, para uma jornalista ela é bem lerda.

Desde o início sabemos que aconteceu algo com ela e isso serviria para engrossar a trama, só que essa situação é deixada completamente de lado. O autor perdeu de explorar o passado dela e de formar uma trama bem mais interessante, ele tinha todos os elementos para isso. Toda a conexão que poderia ser feita, as pinceladas que poderiam ser dadas foram esquecidas e acabamos esperando algo mais.

f3-1

Becca é outra que não teve o seu devido valor desenvolvido. Até agora estou sem entender qual era a sua verdade faceta. Ela realmente era aquela boa moça ou tudo que ela fazia tinha uma segunda intenção? Presenciamos uma Laura Palmer (Twin Peaks) 2.0 ou apenas tudo ficou jogado no livro sem ser arrematado no fim? Ao terminar essa história eu desvendei o assassino, mas fiquei com milhões de dúvidas sobre o resto.

O final, que confesso, já esperava e achei extremamente fraco, foi o que me decepcionou mais. E, algo a mais que me deixou bastante incomodada foi a história virar um conto de fadas do nada. Não consegui entender se a intenção do autor era fazer um livro com um assassinato brutal ou um romance água com açúcar nível Nicholas Sparks. Tudo fica no ar e parece que Charlie Donlea não se deu ao trabalho de pensar em respostas para as demais perguntas.

“Até aquele momento, sua pesquisa dizia que Becca Eckersley era uma boa garota da Carolina do Norte,que frequentava a Universidade de George Washington com uma bolsa de estudos parcial e conseguiu ser aceita para a pós-graduação na mesma instituição. Correta, jamais metida em confusão e uma florescente aluna, fora morta duas semanas atrás.”

f2-1

A proposta da história é muito interessante, mas acaba por não alcançar as expectativas. Em determinado momento temos um segredo que Becca esconde, pensamos em diversas coisas, mas quando vem a revelação ficamos. Sério? É isso? Impossível ninguém perceber.

Toda a tramaé muito fantasiosa, na minha humilde opinião. Em nenhum momento explica o motivo dos pais agirem de certa maneira e, para começo de história, os pais praticamente nem aparecem na história, sendo que a filha foi asfixiada até a morte e várias coisas estavam envolvidas além disso.

A primeira vez que vi essa capa pensei se tratar de uma trama daquelas que fazem várias voltas até revelar o final e que seria algo surpreendente. Só que foi tudo muito frio, como se o autor só soubesse o final que queria dar, o decorrer do livro parece ter sido apenas jogado ali, como se ele não soubesse o que fazer com o desenvolvimento.

Tudo o que poderia ser aproveitado de um tema tão importante quanto esse, foi simplesmente deixado de lado. Em alguns momentos apareciam algumas boas surpresas que me levavam a crer “Ok, agora vai melhorar”, mas aquela revelação era deixada de lado e voltávamos para a história morna novamente. Acredito que o livro pode agradar outras pessoas, mas não foi o que aconteceu comigo.

thumb_livro

3estrelasB

A GAROTA DO LAGO

Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial

Ano de publicação: 2017

ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR… Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS… E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado….

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros