Hal é um mangá que mescla romance e ficção científica que originalmente nasceu como um filme. E foi publicado em 2017 pela editora Panini, é escrito e ilustrado por Umi Ayase.

Sobre o livro

A história passa em uma sociedade tecnologicamente avançada, permitindo assim que humanos e robôs coexistam, essas máquinas podem ser programadas para comportar-se como seres humanos, conseguindo assim adquirir tanto a aparência física como algumas características de comportamento.

No início nos é apresentado um robô chamado Q01, o qual é enviado por um senhor até uma cidade para se passar pelo jovem Hal, o namorado morto da sua neta Kurimi. O namorado da jovem morreu em um acidente de avião, o que acarretou no isolamento dela, fazendo com que ela afundasse em uma mar de tristeza. A função do robô “Hal” é interagir com a garota com a finalidade de motiva-la a voltar a viver em sociedade e poder novamente sorrir.

Minha Opinião

A história carrega uma premissa de um futuro tecnológico, porém esse cenário não é desenvolvido o que deixa o universo pobre e acaba não convencendo com o personagem robô. Sendo isso um dos grandes furos no mangá, nada dessa sociedade é nos mostrado a fundo.

Outro ponto que vale ressaltar é o plot-twist que tinha grandes chances de ser surpreendente, mas por falta de desenvolvimento se torna uma reviravolta sem graça e muito fraca. A sinopse do mangá superestima ele, e não entrega nada que é oferecido, deixando a história um pouco inconsistente e apenas desenvolvendo um pouco mais a parte “romântica” da obra.

Entretanto, o mangá não é ruim, ele é gostosinho de ler e como é volume único é possível ler bem rápido. Os traços são legais, nada muito diferenciado e a edição é bonita pecando apenas na rigidez ao passar as páginas o que atrapalha no manuseio.

Por fim, se esta procurado um mangá leve, sem muita complexidade, Hal é uma ótima opção, mas se você esta procurando algo mais elaborado recomendo procurar outro mangá.

HAL

Autor: Umi Ayase

Editora: Panini

Ano de publicação: 2017

A história gira em torno de Kurumi, uma jovem que descobre que o menino que ela ama, Hal, faleceu em um trágico acidente. Kurumi fica profundamente triste, mas no lugar de Hal um outro garoto aparece. Este garoto na verdade é um robô e, por mais estranho que possa parecer, também atende pelo nome de Hal.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros