Incrível é da autora Sara Benincasa, e é um lançamento de 2015 da editora Única.

Sobre o Livro

Incrível é inspirado no clássico O Grande Gatsby e vai trazer uma versão moderna e escandalosa da história já conhecida dos leitores. Na obra de Benincasa vamos acompanhar Naomi Rye, uma adolescente que todo verão é obrigada a passar as férias na casa da mãe, nos Hamptons. Para Naomi é sempre uma tortura, pois ela não conhece ninguém e não gosta das pessoas as quais a mãe quer apresentá-la. Porém tudo muda quando no último verão ela se aproximou de Delilah Fairweather e, ao lado de sua casa descobre uma nova vizinha.

QUOTESincrivel

E a inquilina desse ano da enorme casa ao lado não é ninguém mais, ninguém menos que Jacinta Trimalchio, a jovem que comanda um badalado blog, incrivel.com, que cobre as mais selvagens e chiques festas da alto sociedade. E logo na primeira noite Naomi recebe um convite para a festa que Jacinta está promovendo, para se apresentar, já que até então escrevia anonimamente. E é nessa festa que as duas se tornam amigas e Jacinta faz um pedido a Naomi: quer conhecer Delilah. Naomi, que acha o pedido inocente, já que Delilah é uma aspirante a modelo, concorda e uma trama muito mais densa se forma quando as três se vêem unidas por segredos.


Capa e Diagramação

O que mais me chamou a atenção foi a capa e só vi que a obra era inspirada no Grande Gatsby depois que já estava com o livro em mãos. O olhar intrigante na capa chama o leitor e acredito que chame o leitor certo. Em uma história que tem traços de Mentirosos, Revenge e Gossip Girl, reavivar o clássico de Fitzgerald com um toque super moderno, no cenário dos Hamptons foi uma boa jogada de Benincasa para atrair aqueles que talvez não olhem para o original com muita atração.

DSC03967

DSC03969


Minha opinião

Eu li O Grande Gatsby no início do ano, portanto ainda estava com a história fresca na memória, porém ao contrário do que era de se esperar, me vi surpreendida com o livro escrito por Sara Benincasa. Por mais que seja uma inspiração e as histórias de repitam e se misturem, é impossível não se desvincular da obra original com toda a reformulação de cenário e personagens que a autora fez. Com isso é fácil se esquecer que talvez você saiba o que vá acontecer e com isso vem a surpresa.

Ao contrário da obra de Fitzgerald, que me deu trabalho na hora da leitura, Incrível foi devorado por mim em apenas algumas horas, pois a narrativa é super fluída e você quer logo descobrir tudo o que vai acontecer com Naomi. Uma das minha principais dificuldades com o Gatsby foi me situar no cenário dos anos 20. Já com Incrível, depois de ter assistido séries como Gossip Girl e Revenge, que possuem universos e cenários muito parecidos com o da trama, foi fácil me situar completamente na história. Como já mencionei também, ele tem uma pegada meio Mentirosos, e acho que quem gostou desse livro, pode curtir Incrível também, em função do tom de mistério que rodeia a história.

DSC03965

Achei a protagonista bastante coerente e entendi as mudanças pelas quais ela passou durante a trama. Sempre que somos introduzidos no ambiente dos Hamptons, somos apresentados a um mundo de “aparências”, onde o que você demonstra ser é mais importante do que quem você realmente é, e Naomi não se encaixa nisso, pelo menos até ela fazer amizades, que é o que acontece no verão em questão. Para manter essas amizades ela cede um pouco e acaba adentrando também o mundo das aparências, e ao fim do livro, que temos uma prévia no início da narrativa, o choque do que esses “fingimentos” podem acarretar, acabam relembrando-a de quem ela realmente é e de seus verdadeiros valores.

Acho que da mesma forma que O Grande Gatsby tem muito o que ser levado em consideração, a obra de Benincasa conseguiu trazer essas discussões para o âmbito atual, refletindo nas nossas atitudes na era da internet, onde muitas vezes usamos as redes sociais para construir essa “aparência”, que nos Hamptons é construída com dinheiro, poder, glamour e mansões.

Por isso, pra você que já leu o livro de Fitzgerald, Incrível vai ser um sopro de modernidade, enquanto pra quem não ler O Grande Gatsby ainda e tem medo da narrativa, talvez possa conhecer um pouco da essência da história num contexto mais atual.

INCRÍVEL

Autor: Sara Benincasa

Editora: Única

Ano de publicação: 2015

Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com.

Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros