IT, a Coisa – uma obra prima do medo, foi escrita pelo estadunidense Stephen King no ano de 1986. Em 1990 foi adaptado para o cinema e lançado como série de TV sendo dirigido por Tommy Lee Wallace. Recentemente o livro foi relançado no Brasil pela Suma de Letras.

SOBRE O LIVRO

it-stephenking

Stephen King é conhecido por ser um dos maiores autores de livros e contos de terror, sendo IT uma de suas obras mais famosas.

No verão de 1958, em uma pequena cidadezinha do Maine chamada Derry, sete crianças: Bill Denbrough, Richard Tozier, Stan Uris, Michael Hanlow, Eddie Kaspbrak, Ben Hanscom e Beverly March viveram experiências extraordinárias onde descobriram o significado da amizade, do amor e da confiança. Mas, acima de tudo, do medo.

Naquele verão, as crianças percebem que a pequena cidade onde vivem guarda um mistério, algo atormentador e sobrenatural. Algo que os habitantes de Derry parecem ignorar. Em um período contínuo de 27 em 27 anos, crianças desaparecem sem nenhuma explicação aparente ou morrem na localidade. Algo sobrenatural parece se alimentar da cidade e de suas crianças através de seus piores medos e pesadelos.

Durante as férias escolares daquele ano os sete amigos, se auto denominam o “Clube dos Otários” e liderados por Bill Denbrough se unem para enfrentar “A Coisa” que vem assombrando Derry. Ao final de sua jornada os garotos de então 11 anos fazem um pacto de que se algum dia “A Coisa” retornar à cidade, eles estariam lá, prontos para enfrentá-la novamente.

Quase 30 anos se passaram e somente um dos meninos ainda vive em Derry, Mike Hanlow. Ele aparentemente continuou na cidade para ficar de olho caso algo “sobrenatural” ocorresse novamente e, no verão de 1987um onda de acontecimentos sombrios parece indicar ao velho Mike que “A Coisa” retornou. Recordando-se do pacto que fez com os amigos quando era apenas um garoto ele espera que os outros ainda se lembrem e cumpram a promessa de voltar à cidade. Assim, ele avisa para cada um dos seis amigos e os aguarda, para que juntos eles possam novamente lutar contra o que assombra a cidade. Eles tem pouco tempo para lutar e finalmente acabar com esse ser maligno.

MINHA OPINIÃO

A história de IT vai muito além de uma narrativa de terror e talvez seja difícil dizer que ela aborda somente um tema. Em uma trama onde o personagem principal não é um determinada pessoa, e sim um lugar, e não sabemos direito o que nos assombra, tudo se encaixa e se torna indispensável para o desenrolar da história. A maestria com que Stephen King conduz a história nos da uma proximidade imensa com relação aos personagens e a própria cidade de Derry, ficando fácil nos colocarmos em suas posições e imaginar exatamente como as cenas se desenrolam.

Como um clássico escrito por um dos maiores autores de livros de terror, a primeira expectativa do leitor com relação a IT é a apreensão, o medo, o horror em seu sentido mais literal. No entanto, o livro nos traz, na realidade, uma história não só horripilante, mas sobre amizade, companheirismo, amor e coragem, e que mantém o suspense durante toda a narrativa.

Abordando temas sensíveis de diferentes aspectos o autor conseguiu aproximar “A COISA” de diferentes tipos de leitores e transformar sua obra em um verdadeiro “IT”.

“Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade dessa ficção é bem simples: a magia existe.”

Apesar de a narrativa contar com um enredo extenso e assustar a maioria dos leitores principalmente pela famosa “prolixidade” de Stephen King, a experiência é sem dúvidas excitante e deixa um gostinho de quero mais. Ao contrário de alguns leitores achei que cada parte, cada detalhe, cada informação estava onde devia estar, nos proporcionando uma “visão” de cada cena e cada personagem, principalmente de Derry.

Particularmente nunca tinha tido uma experiência com um livro do porte de IT, mas arrisco dizer que será uma releitura em breve. Ao contrário de muitas opiniões, acredito sim que conhecer o autor por essa obra é a melhor forma de conhecê-lo. A edição da Suma de Letras está impecável, não só em manter as características da escrita do autor como também em detalhar, apesar de poucas vezes os símbolos presentes de forma sutil e clara. Cada início de capítulo conta com algo relacionado ao capítulo de algum modo, assim nos preparando para seguir em frente.

6

No mundo de IT:

Lançada em 1990 a mini-série “It” não foi tão aclamada quanto a obra escrita, uma vez que fugia bastante da história do livro. “It” foi lançado em dois episódios para a televisão americana com um enredo bastante condensado. A troca de papéis de alguns personagens tornou a história confusa aos espectadores e fãs da obra, o que sem dúvida foi uma das causas de seu insucesso. Em 18 de novembro do mesmo ano uma adaptação cinematográfica foi produzida.

Remake!

Saudades de nosso velho Panywise, o palhaço mais simpático dos cinemas? Ele estará de volta!

A estreia mundial da nova adaptação da obra de Stephen King para os cinemas tem previsão para o ano de 2017.  A história será dividida em duas partes, já que a obra original tem mais de 900 páginas. O primeiro longa deve focar nos protagonistas ainda crianças, enquanto o segundo vai mostrar sua geração já adulta lutando contra o ser sobrenatural.  Com apenas uma prévia na programação a adaptação já teve uma reviravolta dentro dos estúdios.

O longa não seria mais produzido pela Warner Bros devido a disputa sobre o orçamento, sendo levado aos estúdios da New Line, e não para por aí. Houve ainda a troca de diretores: o projeto perdeu o Cary Fukunaga  por “diferenças artísticas” e discordâncias sobre o corte de custos para a filmagem.

Com a saída do diretor a Warner retomou o comando do roteiro. Como ela detém os direitos da história do próprio Fukunaga, decidiu continuar a produção com outro cineasta, que ainda precisa ser escolhido. Assim, vamos aguardar a volta de nosso glorioso PenyWise em 2017, cheia de surpresas e reviravoltas.

https://ak-hdl.buzzfed.com/static/2015-05/4/22/enhanced/webdr09/anigif_enhanced-17577-1430791742-25.gif

IT, A COISA

Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Ano de publicação: 2014

Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite especial por inocentes crianças.
Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir novamente suas forças. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Apenas eles podem vencer o poder maléfico da Coisa.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros