Legend é o livro de estreia da autora chinesa Marie Lu, assim como é o primeiro livro de uma série. Publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco em 2014.

Sobre o Livro

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., onde a atual República da América é que está no comando do antes chamado Estados Unidos da America (EUA). O livro conta a história de Daniel – criminoso mais procurado do país – e da jovem June – a pupila da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e cabe a ela se infiltrar nas ruas para capturar o até então responsável pelo crime. No entanto, a verdade é que os dois se enfrentarão e se tornarão uma lenda.

A atual governante, vive em uma guerra eterna com seus vizinhos e com um grupo infiltrado dentro da própria república, autointitulados patriotas. June, uma garota de 15 anos pertencente a elite da República está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República; enquanto Day de também 15 anos, pertencente a classe trabalhadora que não possui visibilidade nenhuma nesse contexto, é o atual criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos completamente diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem, mas o inevitável acaba acontecendo e a linha da vida dos dois se cruza em uma incrível aventura.

“Poucas pessoas matam pelas razões certas. A maioria faz isso pelas razões erradas.”

Presos em um grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingança. Mas, uma chocante reviravolta muda o jogo quando os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos e esconder suas mentiras.


Minha Opinião

Legend inicia mais uma das distopias que atende a o público Jovem. A história corresponde exatamente os quesitos que as distopias tende a oferecer ao seu publico, uma histórias com cenas empolgantes que misturam muito bem o romance, as perdas da vida, guerras inevitáveis e os mistérios que elas carregam.

Em especial nessa história a autora situa o leitor em um ambiente cheio de cicatrizes por conta de uma guerra anterior (elemento nada muito novo), mas que traz a riqueza de aspectos futurísticos. Marie Lu, nesse livro, nos entrega uma história empolgante e envolvente desde o seu início até a cena final.

“Mas nada de bom pode resultar se você se apaixonar por alguém nas ruas”

June é a garota rica, estudada que dede o início já sabemos que é o verdadeiro prodígio da República, em contrapartida que Day (com quem June divide a narrativa do livro) é um jovem pobre, que mora nas ruas da cidade e tem que roubar para poder se alimentar e ajudar sua família. Diferentemente de June que é vista como o prodígio pelo governo, Day é temido e visto por todos como o maior terrorista que o país tem enfrentado.

Quando a narrativa se cruza encontramos o clichê amor avassalador surgir na história. Um amor vindo do nada, mas que desde o seu início se mostra impossível e perigoso, podendo trazer problemas para eles. Mas é justamente nesse encontro que as coisas começam a tomar outro rumo. A verdade nem sempre é o que parece. Na verdade ela deve ser questionada.

A história possui cenas de ações que são marcantes e de tirar o fôlego, com ambientação e descrição impecável ao ponto de nos vermos dentro da República vivendo tudo junto dos protagonistas. Pode parecer que a história gira em torno do romance de June e Day; o que de certa forma é bem presente na história; mas, o enredo se prova mais que isso. O romance é parte da história, mas June e Day descobrem e pagam juntos o preço que a verdade tem.

Marie Lu construiu um universo distópico bem pensando e elaborado que inicialmente foge da ideia futurística de altas tecnologias, mas que carrega grandes críticas a postura de governo, divisão de sociedade e o real acesso da população a recursos e informações. Mas também acaba seguindo o clichê das historias distópicas dos “super adolescentes” que possuem pouca idade, mas que mudam o mundo.

Legend possui críticas que levam o leitor a uma discussão sobre a visão de sociedade, justiça e maneiras de combater a monopolização de poder (nada parecido com a realidade atual rs). Em outras palavras, a autora pontua muito bem críticas sobre o capitalismo, socialismo, formas de governo e o estrago feito a sociedade.

A série faz jus a si e ao sucesso que ainda tem, e é para leitores que gostam de distopias como Divergente e Maze Runner. Para saber mais, leiam o livro, as continuações e aproveitem o lançamento do novo livro que acompanha essa série. Deem uma chance para essa história que tem tiro, porrada, bomba, romance e muitas, muitas reviravoltas.

LEGEND: A VERDADE SE TORNARÁ LENDA

Autor: Marie Lu

Tradução: Ebréia de Castro Alves

Editora: Editora Rocco

Ano de publicação: 2014

Sinopse

Outrora conhecida como a Costa Oeste dos Estados Unidos, a República é hoje uma nação em constante guerra com seus vizinhos, as Colônias. Nascida em uma família de elite em um dos bairros mais prósperos da República, June, de quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e comprometida com seus pais, ela está sendo preparada para o sucesso nos círculos mais elevados da sociedade. Nascido nas favelas do setor Lake da República, Day, de quinze anos, é o criminoso mais procurado do país. Mas suas ações talvez não sejam tão mal-intencionadas quanto dizem. Originários de mundos completamente diferentes, os caminhos de June e Day poderiam jamais ter se cruzado. Porém, quando o irmão de June é assassinado e Day se torna o principal suspeito, os dois se veem encurralados em um jogo de gato e rato. Day tenta desesperadamente garantir a sobrevivência de sua família, enquanto June quer vingar a morte do irmão a qualquer preço. No entanto, numa reviravolta incrível, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre as medidas extremas às quais o país recorre para proteger seus segredos. Pleno de ação, suspense e romance, este primeiro e instigante livro da aclamada trilogia Legend é emocionante da primeira à última página.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros