Distribuída internacionalmente pela plataforma de streaming da Netflix, “Melodia de Esperança” ou “Do Do Sol Sol La La Sol” é uma novela coreana exibida em 2020 que tem no elenco Go Ara, Lee Jae-wook e Kim Joo-hun; roteiro de Oh Ji Young e direção de Kim Min-Kyeong.

Acompanhando a jornada de Go Ra-Ra, pianista desde criança por influência do pai, o drama inicia a partir do momento em que a protagonista perde todo o norte da sua vida logo após sua formatura na faculdade. Herdeira de uma família muito rica, Ra-Ra havia decidido pausar sua carreira de pianista após se formar e fazer uma última apresentação para o pai. Como estava prometida a casamento a outro herdeiro do circuito de empresários do ramo da saúde da Coréia, a vida dela parecia perfeitamente delineada até que a morte súbita do pai calha com a revelação chocante de que há anos os negócios da família não iam bem.

A família do noivo com quem Ra-Ra ia casar desiste do compromisso e ela acaba sozinha, em luto e sem dinheiro. É nesse momento que um misterioso usuário de uma rede social chamado “Do Do Sol Sol La La Sol” começa a entrar em contato com ela e parece saber muito sobre a relação intima que Ra-Ra tem com a música. Perdida e tentando se reencontrar, na sua ingenuidade de quem sempre viveu protegida sob os muros da casa do pai, Ra-Ra vai sozinha para a cidadezinha onde supõe que esse contato misterioso possa estar, mas, não pela primeira vez, seu caminho esbarra com o de Sunwo Joon, um jovem rapaz misterioso, sério e muito trabalhador que raramente abre seus segredos para os demais e cuja vida parece girar em torno das fugas inesperadas que ele tem que fazer por conta da perseguição de dois homens muito suspeitos.

Unidos pelo destino que não cansa de fazer os dois se encontrarem nas situações mais absurdas possíveis, Ra-Ra, com sua ingenuidade e jeito leve de ver a vida, e Joon, com sua dedicação e cuidado inabaláveis, vão acabar se encontrando nessa cidadezinha, na qual a música, os amigos e o amor vão fazer com que as feridas e traumas dos dois sejam revelados. Afinal, quem está perseguindo Joon? Quem é o contato misterioso que sabe tanto sobre Ra-Ra? As coincidências do destino vão fazer os dois perceberem que talvez precisem estar juntos para poder reencontrar a felicidade? E mais importante ainda: eles conseguirão encarar de frente ao dor do passado que os fez fugir?


Leve, divertido e com um romance bem “açucarado” sendo desenvolvido desde o começo da trama, “Melodia de Esperança” foi um k-drama que comecei a assistir em meio a correria do semestre e do qual me surpreendi fortemente pela rapidez com que os personagens conseguirem me encantar e fornecer cenas muito engraçadas e fofas que acalentaram a carência de entretenimento que eu precisava. Nem sempre constante na narrativa – o final, principalmente, é bastante forçado e tem uma dose de trama sem sentido que só o apego pelo casal faz a gente relevar – a novela consegue mesclar os clichês clássicos de dramas de romance com uma dose muito bonita de histórias sobre família e amor que ultrapassa e vence o tempo e todas as adversidades.

A trama em torno de Ra-Ra é bem clássica das comédias românticas: inocente, ingênua e espontânea, Ra-Ra é a protagonista fácil de se gostar e suas enrascadas sempre advém da sua falta de conhecimento de mundo. Por sempre ter sido muito rica e nunca conquistado nada por si mesma, a protagonista tem que correr atrás de fazer seu lugar no mundo após a morte do pai e as dívidas que faz com Joon – para quem pede dinheiro emprestado no começo para poder pagar as contas do hospital e o aluguel. Essas dívidas, inclusive, são um dado que vira uma brincadeira entre os dois, já que seria inicialmente o único laço que os une. Com o tempo, a “dívida” vira uma troca de amizade, amor e apoio mútuo entre ela e Joon e são nesses momentos que vemos o quanto a Ra-Ra cresce na trama, aprendendo consigo mesma a traçar seu próprio caminho e a ajudar os outros quando eles precisam. Seu bom humor, seu coração aberto com o mundo e sua resiliência em enfrentar as situações fazem dela uma personagem encantadora e com a qual sofremos nos momentos de angústia e por quem torcemos para encontrar seu final feliz.

Sua relação com a música também é linda, é um delineamento muito bonito ver o quanto ela usa a música como uma forma de se conectar com o pai, guardando a memória dele por meio do sentimento bom de tocar a clássica rima infantil “Do Do Sol Sol La La Sol” que fez com que o pai a admirasse desde criança. Além disso, é a música que fará Ra-Ra não apenas passar a se sustentar por si mesma, como também abrirá seus olhos para as demais histórias ao seu redor: o senhor viúvo da cidade cujo o grande amor se foi após anos sofrendo as consequências do Alzheimer e cuja última memoria guardada deles dois era uma música; a criança pobre do bairro que vê no piano um sonho impossível, mas a quem Ra-Ra vai estender a mão exatamente como seu pai uma vez fez por ela. E o próprio Joon, tão fechado em seus sentimentos, mas que é pela música que ela vai conhecer seu coração.

A narrativa de Joon também é extremamente intrigante, principalmente em seu começo. Claramente fugindo de alguém que o persegue, Joon tem um trauma muito grande envolvendo um antigo amigo de colegial e é isso que o impele a nunca falar abertamente sobre o que sente. Ao lado de Ra-Ra, Joon descobre alguém por quem ele pode desejar ficar e não mais viver fugindo por aí, bem como é com ela que ele finalmente estabelece vínculos com mais pessoas. Joon reaprende a sorrir, a aproveitar pequenos momentos da vida e deixar de viver no automático e vai também se desarmar da armadura imbatível que ele criou em torno de si mesmo, tornando-se mais vulnerável e sincero com seus sentimentos.

Juntos, Ra-Ra e Joon formam um casal muito divertido, daqueles bem clichês dos quais a gente não se cansa de gostar. Tirando o final extremamente forçado com um plot de salto temporal, “Melodia de Esperança” é uma ótima pedida para aqueles dias que você precisa de um entretenimento que te encante e te distraia ao apresentar uma trama leve, bonita e com personagens carismáticos e engraçados pelos quais é muito fácil torcer.

MELODIA DE ESPERANÇA

Diretor: Kim Min-Kyeong

Elenco: Go Ah Ra, Kim Joo-Hun, Lee Jae-Wook, Moon Hee Kyung, Seo Yi Sook

Ano de lançamento: 2020

Em Melodia da Esperança, uma pianista que perde tudo, menos seu sorriso, é guiada por estrelinhas cintilantes até uma pequena cidade onde encontra esperança, casa e amor

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros