Nada Fica No Passado é um thriller escrito por Jennifer Hillier e publicado no Brasil em 2023 pela editora Faro Editorial

Foto da capa do livro Nada fica no passado

Sobre o livro

Nada fica no passado investiga o caso de Angela Wong, uma das garotas mais populares da escola, que desapareceu sem deixar vestígios aos dezesseis anos. Ninguém jamais suspeitou que sua melhor amiga, Georgina Shaw, agora uma executiva de uma empresa farmacêutica de Seattle, estivesse envolvida de alguma forma. Nem mesmo Kaiser Brody, que era próximo das duas garotas no colégio.

Esta é a história de três melhores amigos: uma que foi assassinada, uma que foi para a prisão e aquele que está procurando a verdade por 14 anos…”

Quatorze anos depois, os restos mortais de Angela Wong são descobertos na floresta perto da casa de infância de Geo. E Kaiser, agora um detetive do Departamento de Polícia de Seattle, finalmente descobre a verdade: Angela foi vítima de Calvin James. O mesmo Calvin James que assassinou pelo menos três outras mulheres.

Calvin foi o primeiro amor de Geo. Turbulento e muitas vezes volátil, o relacionamento deles beirava a obsessão desde o momento em que se conheceram até a noite em que Angela foi morta. Após quatorze anos, junto com os restos mortais de Angela foi encontrada uma câmera mostrando que Geo e Calvin foram as últimas pessoas a estarem com a vítima antes dela ser assassinada. Geo, que sabia onde estava o corpo da amiga e não contou a ninguém, é condenada a cinco anos de prisão. 

Enquanto todos pensavam que finalmente sabiam a verdade,  Calvin foge da cadeia e outros corpos começam a aparecer, mortos exatamente da mesma maneira que Angela Wong. 


Minha opinião

Além do mistério, Nada fica no passado traz um drama bastante complexo e um romance com segunda chance. É um  livro que trabalha as diversas emoções do leitor sendo que tudo funciona muito bem e nada é introduzido sem propósito. A história contém cenas muito violentas, então é importante se atentar aos gatilhos. As descrições não são necessariamente gráficas, mas a autora também não se limita. Não existe embelezamento da prisão, como vemos em algumas histórias, pelo contrário, é um período triste e brutal na vida da protagonista, e há também algumas menções de violência doméstica que são bastante realistas e, portanto, perturbadoras.

Lateral do livro Nada fica no passado

Em Nada Fica No Passado, a história vai e volta no tempo entre o presente e os dias que antecederam o crime. Achei interessante o fato de que temos a oportunidade de conhecer Angela como pessoa, e não apenas como vítima. Muitas vezes, só aprendemos sobre as vítimas no passado, então admiro a decisão da autora de realmente permitir que Angela faça parte da história como uma personagem verossímil. Jamais justificando o ocorrido, mas ela nem sempre foi uma boa amiga e seu relacionamento com Geo foi bastante complicado, e isso acrescenta muito à história. Cada personagem tem luz e escuridão dentro de si, o que torna  difícil saber em quem confiar. 

“Em toda história, há um herói e um vilão. Às vezes, uma pessoa pode ser os dois.”

Há muitas coisas sobre aquela noite que Geo simplesmente não está contando, e a maioria delas tem a ver com Calvin James, que carrega a maior parte da responsabilidade pela morte de Angela. A relação entre Geo e Calvin sempre foi turbulenta, e havia muitas coisas sobre o comportamento de Calvin que deixavam Geo desconfortável, mas ela o amava além de qualquer razão, e parece que ainda faria quase qualquer coisa para protegê-lo, mesmo depois de tudo isso.

Escrito em terceira pessoa e sob ponto de vista se alternando entre Geo e detetive Kaiser, o que faz esse livro se destacar é a perspectiva dela, “ a criminosa”.   Acompanhar uma personagem que fez algo tão horrível não é fácil, mas seu desenvolvimento foi feito tão bem que isso não foi um problema na leitura. Geo deve ser uma das protagonista mais imperfeitas que já conheci e, embora ela tenha cometido um erro terrível, há tanta humanidade em sua personagem que o leitor começa a se colocar no lugar dela e se questionar até que ponto faria o mesmo. 

Depois de cumprir uma pena de prisão por seu papel no crime, Geo retorna à casa de sua infância em uma tentativa de seguir sua vida. Seus vizinhos não são nem um pouco receptivos, chegando a vandalizar sua casa e seu carro, o que mostra como algumas pessoas não perdoam e se sentem no direito de julgar,  como se um crime justificasse o outro. 

“ Então quem é você?” Seu tom é gentil. “Uma ex-presidiária desempregada que não tem ideia do que fazer com o resto da vida.” É a resposta mais honesta que Geo pode dar. “E estou aprendendo que não importa o quanto eu sinto – e eu sinto muito – ou quanto tempo eu passo na prisão, ou quantos diplomas universitários eu tenho, ou quanto dinheiro eu ganhei. . . Sempre serei julgado pela coisa terrível e horrível que fiz quando tinha dezesseis anos.

Com exceção dos últimos minutos de tensão final, eu não mudaria nada nesse livro. Gostaria de que o desfecho fosse um pouco diferente, mas não vou falar em que sentido pois seria spoiler. No mais, eu diria que a história tem um ritmo perfeito! A tensão aumenta nos momentos certos e eu fiquei completamente viciada na leitura, sem conseguir parar de ler. É sem dúvida, um dos melhores thrillers que eu li nos últimos tempos!

Nada fica no passado foi a minha primeira leitura da Jennifer Hillier, mas já sei que ela escreveu outras histórias que se passam nesse mesmo lugar e com certeza vou querer conhecer melhor o seu trabalho. Há a previsão de publicação de mais livros dela por aqui pela Editora Faro, então vamos ficar de olho!

Se você gosta de thrillers que se passam em cidades pequenas e procura um livro impossível de largar, deveria dar uma chance para essa história. Você também pode se interessar por O Jardim das Borboletas, de Dot Hutchinson. 

NADA FICA NO PASSADO

Autor: Jennifer Hillier Hillier

Tradução: Maria José Silveira, Felipe Lindoso

Editora: Faro

Ano de publicação: 2023

Esta é a história de três amigos: uma que foi assassinada, uma que foi para a prisão e aquele que está procurando a verdade por 14 anos… Por quanto tempo você consegue guardar um terrível segredo? A garota mais popular da escola, Angela Wong, tinha apenas dezesseis anos quando desapareceu sem deixar vestígios. Até então, ninguém suspeitou que sua melhor amiga, Georgina, agora vice-presidente de uma grande empresa farmacêutica, estivesse envolvida em seu desaparecimento, exceto, Kaiser Brody, que se tornou detetive do Departamento de Polícia de Seattle e era colega das duas no ensino médio. Catorze anos depois, os restos mortais de Angela são finalmente encontrados e a verdade vem à tona: Angela foi vítima de Calvin James, primeiro amor obsessivo de Georgina. Calvin, o serial killer, havia assassinado pelo menos outras três mulheres. Durante todos esses anos, Geo sabia o que tinha acontecido com sua melhor amiga, mas guardou o segredo. Após Geo ir para a prisão, todos acharam que o caso foi solucionado. Mas o que aconteceu naquela noite é mais complexo e arrepiante do que qualquer um realmente sabe. Então, o passado alcança o presente de forma mortal, quando novos corpos começam a aparecer, mortos exatamente da mesma maneira que Angela Wong. Qual o limite de alguém disposto a enterrar seus segredos? Como uma grave mentira pode transformar uma vida? E quais são as consequências disso?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros