Publicado no Brasil em 2021 pela Galera Record, O Castelo no Ar é a sequencia do aclamado O Castelo Animado, de Diana Wynne Jones. A tradução é de Raquel Zampil e a arte de Isadora Zeferino.

Sobre o Livro

Em sua vida imaginária, Abdullah não é um simples comerciante de tapetes, mas um príncipe desaparecido cuja vida é repleta de aventuras. A monotonia de sua vida real é quebrada quando um estranho lhe vende um tapete mágico. Durante a noite, o garoto acorda no jardim de um rico palácio, onde conhece a bela Flor da Noite. Apaixonados depois de vários encontros, decidem fugir para construir sua vida juntos. Antes que pudessem colocar o plano em prática, porém, a garota é sequestrada por um poderoso demônio.

Nessas fantasias, ele era na realidade o filho de um grande príncipe, desaparecido havia muito (…) Tratava-se de uma ilusão e Abdullah sabia disso.

Determinado em resgatar a pessoa que ama, Abdullah embarca em uma aventura tão fantástica como as que sempre sonhou, com direito a ladrões perigosos, desejos que se tornam realidade e companheiros misteriosos.


Minha Opinião

O Castelo no Ar apresenta um cenário e história completamente diferente de seu antecessor – O Castelo Animado – mas, por pertencer ao mesmo universo permite várias referências e conexões que tornam a leitura em ordem mais recomendada.

O maior ponto positivo da série continua sendo a habilidade da autora de construir os elementos fantásticos. Conhecemos o mundo – essa nova faceta no mundo – com seus desertos, formas pomposas de falar, governantes cruéis e criaturas poderosas escondidas em objetos, com o mesmo encanto e imersão do outro volume. A magia tem seus perigos mais evidentes neste livro, mas ainda faz o leitor desejar poder fazer parte de tudo.

Abdullah, com sua imaginação fértil e desejo por mais, é um protagonista relacionável aos leitores de fantasia. Ter sido arrastado para uma aventura como essa é o sonho de muitos, afinal.

Pessoalmente, achei os títulos que as pessoas usavam com os outros, toda a bajulação com mensagens escondidas entre palavras bonitas, hilária.

Seu humilde servo toma o cuidado de defumar o interior da tenda com perfumes, ó príncipe da sabedoria – disse ele. – Quem sabe a nobre sensibilidade do nariz do príncipe ainda assim lhe permita mostrar a este insignificante negociante sua mercadoria?

Infelizmente, é quando essa aventura está em andamento que O Castelo no Ar perdeu o brilho que me fazia não querer tirar os olhos da página.

Isso porque em determinado momento o cenário incrível e a magia deixam de ser suficientes para aproveitar a leitura e você percebe que todo o conflito e motivação do personagem gira em torno de um romance pouco convincente. Abdullah tem com potencial enorme, mas é reduzido a um simples garoto apaixonado acima de tudo.

Os vários obstáculos, apesar de interessantes para a compreensão do mundo, se tornam cansativos de enfrentar junto ao protagonista quando a história parece não andar para nenhum lugar por muitas páginas.

O confronto final é um presente ótimo e divertidíssimo aos que já estavam cansados do andamento lento do meio do livro. A resolução, assim como em O Castelo Animado, é perfeita, todas as peças se encaixam de forma satisfatória, com direito até a algumas surpresas agradáveis.

No fim, O Castelo no Ar é uma fantasia imersiva a ser recomendada para aqueles que adorariam voltar ao universo criado por Diana e não se importam em avançar mais lentamente na leitura.

O CASTELO NO AR

Autor: Diana Wynne Jonesr

Tradução: Raquel Zampil

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2021

Para resgatar a garota por quem é apaixonado, Abdullah embarca em uma aventura com direito a tapetes mágicos, djins e encontros misteriosos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros