Harry Bradbeer traz a sequência de seu próprio longa Enola Holmes com o mesmo charme e dinamismo 2 anos após o lançamento original. Com roteiro de Jack Thorne, figurino de Consolata Boyle e direção de fotografia de Giles Nuttgens, o filme é despretensiosamente divertido e envolvente.

A segunda das adaptações da série de livros Os Mistérios de Enola Holmes coloca a jovem detetive oficialmente no ramo da investigação… sem muito sucesso. Vivendo à sombra do irmão, Sherlock, e lidando com as dificuldades de ser uma mulher em busca da própria independência e afirmação, parece não haver casos em Londres para que Enola possa mostrar suas habilidades. Isso até uma garotinha vir a ela pedindo que encontre sua meia irmã desaparecida.

Se você está buscando um filme para aquecer seu coração e te divertir, pode parar. A franquia de Enola Holmes tem um apelo jovem, mas que facilmente se estende à toda a família. Precisa de um pouco de suspensão de julgamento? Sim, lógico. Mas é o tipo de história que parece nostálgica mesmo ao assistir pela primeira vez. O tipo de história que parece ser previsível, mas consegue equilibrar o clichê com surpresas para a trama.

Fiquei completamente rendida desde o primeiro filme pela fotografia e pelo estilo de narração, e no segundo não foi diferente. Grande parte do charme do longa é a constante quebra da quarta parede, além da edição brincalhona. A trilha sonora também constribui nessa atmosfera irreverente própria de Enola, embora não seja particularmente memorável.

Pessoas demais fazem de seu único propósito se encaixar no mundo que os cerca.

Enola é uma personagem absurdamente cativante. Seu jeito extrovertido, determinado e estabanado é o mesmo de tantas outras protagonistas, mas sua inteligência e sua dedicação tornam tudo especial. Mas, sejamos sinceros, o que torna a personagem tão ímpar é a atuação da Millie Bobby Brown. Ela inspira carinho, mergulha na personagem, sente cada cena. É difícil para atores com um papel tão icônico conseguir se distanciar o suficiente dele (no caso de Millie, Eleven, de Stranger Things) para ser outro, mas a atriz consegue com muito êxito.

E os demais membros do elenco entregam à altura da estrela. Louis Partridge segue encantador e completamente natural como Tewkesbury e Helena Boham Carter, ainda que menos presente nesse segundo filme ao interpretar a excêntrica mãe de Enola, Eudora, parece adequadamente estranha. Entretanto, vou ter que segurar elogios para o Sherlock da vez; eu sigo achando Henry Cavill bastante inexpressivo e isso se tornou ainda mais notável com o maior número de cenas de Enola com o irmão mais velho na sequência.

A trama em si me surpreendeu bastante. Confesso que já não lembrava de quase nada do primeiro filme, mas o novo mistério ficou muito mais fixo na minha memória. O elemento histórico de fatos e toda a construção detalhada do “caso” tornou tudo mais interessante. A última meia hora é uma montanha-russa, muito divertida mas dando conta de elementos sérios.

Para quem veio aqui pelo romance, já diria a música: pode vir, pode chegar. A química entre Enola e Tewkesbury é cheia da inocência e das incertezas do primeiro amor, da forma mais adorável possível. A nova aventura começa com os dois afastados e ganhamos mais preciosos minutos do excelente slow-burn dos dois, cheio de elementos de gato e rato. Uns amores, e um romance tão bem executado que te faz ter borboletas no estômago junto com os personagens.

Todos esses elementos fazem de Enola Holmes 2 te absorve completamente por duas horinhas, se colocando como uma daquelas histórias que merecem companhia e pipoca. É leve sem abrir mão da inteligência na trama, e super recomendo tirar um final de semana para assistir aos dois filmes e conhecer a maravilhosa Enola.

ENOLA HOLMES 2

Diretor: Harry Bradbeer

Elenco: Millie Bobby Brown, Louis Partridge, Henry Cavill, Helena Bonham Carter, Susie Wokoma, David Thewlis

Ano de lançamento: 2022

A continuação do filme mostra uma Enola Holmes um pouco mais velha e, agora, lutando para sair da sombra de seu irmão Sherlock Holmes. Nesta nova aventura, a trama acompanha a jovem detetive em seu segundo caso oficial, quando uma garotinha a procura para investigar o desaparecimento de sua irmã mais velha, a jovem operária Sarah Chapman. No entanto, à medida que a investigação se aprofunda, a heroína descobre que o caso não envolve apenas o misterioso sumiço de uma jovem, mas sim, uma enorme rede de conspiração com direito a transações fraudulentas, perseguições e assassinatos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros