O Cavaleiro da Morte é o segundo volume da série Crônicas Saxônicas escrita por Bernard Cornwell e publicada pela Record em 2020.

Sobre o Livro

Depois das grandes batalhas envolvendo saxões e dinamarqueses, cristãos e vikings, os dinamarqueses estão prestes a conquistar todos os reinos saxões e finalmente dominarem suas terras. Mas o rei Alfredo, o Grande, segue na resistência de defender até com o último homem as terras da futura Inglaterra.

Do outro lado, seguimos com o nosso narrador Uhtred que, por ter nascido saxão mas criado como dinamarquês pelos fatos já narrados no primeiro volume da série, está em um verdadeiro impasse para a tomada de decisões que darão rumo a sua vida.

“Hoje em dia olho os garotos de 20 anos que são pateticamente jovens, mal saídos das tetas das mães, mas quando tinha 20 anos eu me considerava adulto.”

Uhtred deverá se decidir a qual caminho seguir: a de jurar fidelidade a Alfredo e junto a ele reconquistar as terras que os dinamarqueses (os mesmos que criara Uhtred seguindo a mesma religião) ou irá se unir aos dinamarqueses e extinguir o povo saxão de suas terras. Mas de tudo, o que Uhtred mais deseja é retomar a Nortúmbria para si. Nada mais legítimo já que ele era herdeiro daquelas terras.

Minha Opinião

A construção da história do segundo livro dessa série gigantesta que o autor não teve piedade em escrever é bem progressiva mas eu tenho algumas ressalvas. Achei que Cornwell repetiu alguns elementos que ele colocou no primeiro livro como, por exemplo, terminá-lo com uma grande batalha. O segundo livro segue com os mesmos padrões mas, é lógico, a história sofrendo mudanças constantes.

“Mas eu odiava Alfredo. Odiava-o por ter me humilhado.”

Outra ressalva que tenho com a história do segundo livro é que achei que alguns personagens novos na história foram inseridos sem ter um desenvolvimento bom a cerca deles, o que me fez não se sentir muito conectado ou dando importância de seu papel na história. Mas, por outro lado, quando acompanhamos a relação entre Uhtred e o rei Alfredo e também de Uhtred como pagão entre inúmeros cristãos, a história passa a ficar mais interessante.

Neste livro acompanhamos agora um Uhtred adulto, mais violento, guerreiro e destemido. É muito curioso a evolução que tivemos entre um Uhtred adolescente e um Uhtred adulto. O autor pôde muito bem construir isso sem falhas. Deixa a gente ainda mais preso na história quando o personagem narrador é um personagem que nos interessa acompanhar.

“E não pensava nele como meu rei. Ele era saxão do oeste e eu era da Nortúmbria, e eu, Uhtred, achava que Wessex teria pouca chance de sobreviver enquanto ele fosse rei.”

O contexto histórico do segundo livro pode ser dito como um momento de tensão muito grande. É aqui que o futuro da conhecida Inglaterra que vemos nos dias de hoje está em cheque. Os saxões passam a ter um território extremamente reduzido. A esperança quase morre junto aos inúmeros homens abatidos. Mas a persistência de Alfredo que o levou a ter o título de O Grande faz com que mudanças sejam feitas e o equilíbrio das forças mudasse.

A história de um modo geral segue muito instigante e equilibrada com uma boa narrativa bem escrita e um contexto histórico desconhecido por muitos amantes de história. Essa série por mais que seja longa é uma grande aventura por um bom leitor. Eu só espero que os próximos livros tragam elementos mais diversos e não ficar preso a uma fórmula de início meio e fim pautada em inúmeras batalhas cansativas de se ler. Apesar, é claro, que o homem naquela época fazia mais guerra do que qualquer outra coisa.

O CAVALEIRO DA MORTE: CRÔNICAS SAXÔNICAS (VOL. 2)

Autor: Bernard Cornwell

Tradução: Alves Calado

Editora: Record

Ano de publicação: 2020

O cavaleiro da morte é o segundo volume das Crônicas Saxônicas, saga que inspirou a série da Netflix The last kingdom. A sequência narrada pelo autor Bernard Cornwell conta, pelo ponto de vista de Uhtred, a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes.Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está a deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, Rei dos saxões, que o odeia.O que se conta em O cavaleiro da morte apresenta é a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes. A sequência começa no dia seguinte aos eventos de O último reino, primeiro volume da série, se mostrando um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado.São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio. Porém o abandono dos lordes ingleses, que acabam se aliando aos dinamarqueses, torna tudo mais difícil.Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra.Cornwell relata de forma nua e crua as intempéries do período medieval, revela os podres da justiça e as alianças forjadas por interesses escusos, narra a movimentação do clero e da nobreza que agiam com pouquíssimo ou, até mesmo, sem nenhum pudor. O autor ainda nos mostra como as decisões políticas acabam por culminar em uma guerra sangrenta de proporções arrasadoras.The Last Kingdom, série televisiva baseada em Crônicas Saxônicas, teve sua estreia em 2015 pela BBC. Já a segunda temporada foi coproduzida pela Netflix que, a partir daí, começou a também transmitir a série via streaming. Na produção podemos acompanhar as aventuras do protagonista Uhtred em busca da sua identidade nesta grande guerra.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros