No Brasil Os Crimes ABC tem sua edição pela Harper Collins em 2021.

Sobre o Livro

Hercule Poirot é um personagem famoso nas histórias de Agatha Christie por desvendar inúmeros mistérios que até então aparentam ser impossíveis de resolver. Mas, todos são pegos de surpresa quando recebem uma carta prevendo um assassinato. Primeiro por que não se sabe se deveriaM confiar nas informações e segundo que, se fosse verdade, qual era o objetivo do novo assassino?

“Para essa narrativa usei meu método habitual de relatar somente incidentes e cenas por mim presenciadas. Certos capítulos, portanto, foram escritos em terceira pessoa.”

Só que o mistério bate à porta quando o primeiro assassinato acontecem conforme a carta mostrara. E o pior de tudo: mais uma carta aparece dando a entender que os assassinatos aconteceriam conforme um padrão alfabético.

Como que um detetive conseguiria resolver um caso sendo que o assassino anuncia antes seu ato e nenhuma das vítimas tem alguma relação que possa ajudar a encontrá-lo? Esse é mais um trablalho para o detetive Hercule Poirot.

Minha Opinião

Com a sua narrativa rápida, direta, cheia de diálogos, reviravoltas e o toque final de “nem um pouco descritiva”, a autora consegue me cativar em qualquer livro que ela escreveu, não importanto a sinopse. Ela sabe escrever como um bom livro de suspense criminal deveria ser: curto, direto, mirabolante e dinâmico. Ela consegue manter este padrão em todos os seus livros. Não é atoa que é considerada a rainha do crime na literatura mundial.

Porém, este livro me deixou em alguns momentos com um pé atrás. De início tudo ocorreu de forma muito intensa e já direto na história, sem se estender a enrolações desnecessárias. Mas de um pedaço caminhando para o final parecia que a história iria se perder e que o final não seria mirabolante.

“Certa vez, Hercule Poirot me ensinou, de maneira bem expressiva, que o romance pode ser um subproduto do crime.”

Só que então consegui ser surpreendido de forma extraordinária. Parecia que tudo caminhava para a mais obscura simplicidade de um suspense nada mirabolante mas depois que os últimos capítulos chegaram e as coisas foram sendo reveladas, minha boca mais que abria por surpresa do que por espanto. E isso só me vez confirmar o que já pensava: a autora foi uma mulher brilhante em sua época.

Se formos apontar alguns pequenos detalhes que podiam transformar a obra em impecável, eu apontaria para a construção dos personagens. Não vejo eles sendo muito personalizados, deixando-os mais neutros. Até por que a autora não toma tempo narrando seus passados, suas características, gostos, desejos… Ela encurta isto para trazer ao leitor a trama e não uma enrolação, o que acho muito bom. Mas acabo sentindo esta falta de ter um pouco mais tato com alguns personagens.

“Sr. Hercule Poirto. Não é fato que supõe solucionar mistérios que desafiam a capacidade intelectiva reduzida de nossa pobre polícia britânica? Pois vejamos, sr. Sagaz Poirot, até que ponto é inteligente. Talvez não considere o assunto difícil de desvendar. Fique de olho em Andover, no dia 21 deste mês.”

Tirando isso você tem mais um ótimo livro de suspense para te enganar, por para pensar, te surpreender e tomar bastante tempo do seu dia para ler cada página quase que devorando. Não tem como não gostar dos livros dela quando você é daquelas pessoas que se interessa por investigação criminal. E ai? Gostaria de acompanhar mais uma das aventuras de Hercule Poirot?

OS CRIMES ABC

Autor: Agatha Christie

Tradução: Rocha Filho

Editora: Happer Collins

Ano de publicação: 2021

Poirot recebe uma carta inusitada: nela está anunciada a data e o local de um crime. Assinada apenas como “ABC”, o remetente clama ser tão engenhoso que nem mesmo o brilhante detetive seria capaz de pegá-lo. Após o crime de fato ter sido cometido, Poirot consegue uma única pista ― a de que o assassino escolhe suas vítimas em ordem alfabética ― e precisa correr contra o tempo antes que o terrível homicida continue a avançar nas letras…

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros