A Playlist de Hayden é da autora Michelle Falkoff e foi lançado aqui no Brasil em 2015 pela editora Novo Conceito.

Sobre o Livro

Hayden e Sam são melhores amigos e sempre dependeram muito um do outro. Hayden é de uma família rica que está sempre o oprimindo, principalmente o irmão Ryan, que junto com uma dupla de amigos os infernizam na escola e a todo lugar que vão. Já Sam é de uma família de classe média e tem uma irmã mais velha, Rachel. Foi a identificação com o mundo geek e a solidão que os uniu.

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

Uma noite, Hayden que sempre foi muito recluso, arrasta Sam para uma festa e lá eles são humilhados mais uma vez. Após uma briga entre os dois, no dia seguinte Sam descobre que Hayden cometeu suicídio e o deixou uma playlist que segundo mensagem do amigo, vai explicar porque ele resolveu tirar sua vida.

A partir dai Sam começa uma busca por respostas entre as letras das músicas da playlist, tentando descobrir o que o amigo quis dizer com a escolha daquelas faixas. E é ai que Astrid entra, uma jovem cheia de personalidade que se aproxima de Sam para ajudá-lo a seguir em frente e que, cercada por mistérios, pode saber mais sobre a morte de Hayden do que está disposta a contar.

plylist

“Não sei se algum dia deixarei de me culpar pela parte que me cabe, mas de alguma maneira é mais fácil culpar a mim mesmo do que qualquer outra pessoa, e talvez algum dia seja possível que eu pegue um pouco mais leve comigo mesmo. Se algum de nós é cem por cento responsável, então é bem provável que nenhum de nós pudesse impedir o que aconteceu, mesmo sabendo que era isso que deveríamos ter tentado fazer. E provavelmente precisamos aceitar isso, assim como precisamos aceitar que Hayden não vai voltar”.

A Playlist de Hayden é um prato cheio para quem curte um bom rock, HQs, vídeo games e cinema. Com várias referências a cultura pop atual e a clássicos, o livro vai explorar os conflitos adolescentes que envolvem bullying e a culpa da perda.


Capa e diagramação

20150531_175033

A capa do livro ficou muito bonita e tem tudo a ver com o livro, portanto já ganhou pontos. A parte interna está caprichada também com uma diagramação espaçada.

Cada capítulo tem o nome de uma das músicas contidas na playlist que Hayden deixou para o amigo, o que deixa a leitura interessante, já que podemos ler ouvindo as músicas e tentando buscas as conexões que a autora propõe na história.


Minha opinião

A Playlist de Hayden é um livro que vai nos fazer pensar sobre todas as vezes em que nos culpamos por coisas que podem não ser nossa culpa e no quanto há tantas outras pessoas que podem estar passando pela mesma coisa.

Esse livro vai falar sobre culpa e sobre bullying e é claro que não vai ser leve, porém apesar do enredo um pouco mórbido, vai ser um leitura que fui de forma rápida e apresenta momentos bastante sensíveis e amáveis. Ao contrário da sensação que tive lendo outros livros parecidos, no caso de A Playlist de Hayden não me senti triste ou chateada, apenas um pouco irritada com toda a situação e a culpa que o protagonista põe em si, ao mesmo tempo em que tenta seguir em frente protelando em obter respostas.

20150531_174959

Em geral curti muito o livro e certamente recomendo, porém senti falta de um momento de grande impacto ou onde a autora fosse explicar o significado da playlist que dá nome ao livro e isso não aconteceu, o que pra mim, particularmente, fez com que o livro não fosse perfeito.

Também gostei bastante do fato de que o final não é clichê e que Sam resolve tomar as rédeas de sua vida, não apenas se deixando levar pela corrente que os outros criam ao redor dele. Seu desfecho tanto amoroso quanto emocional foi uma surpresa positiva pra mim, o que conferiu ainda mais pontos à obra de Michelle Falkoff.

Portanto, se você curtiu livros como A Lista Negra, As Vantagens de Ser Invisível ou Carta de Amor aos Mortos, com toda certeza vai gostar de ler A Playlist de Hayden :)

A PLAYLIST DE HAYDEN

Autor: Michelle Falkoff

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros