“A gente aceita o amor que acha que merece.”

E é bem verdade né? Tem muita gente por ai que não acredita em si e acaba suspeitando da boa vontade do outro ou do amor que recebe, porque não se acha merecedor. Com essa premissa de “deslocamento” Stephen Chbonsky nos apresenta Charlie, o protagonista de As Vantagens de Ser Invisível.

As Vantagens de Ser Invisível é de 1999 e foi publicado aqui no Brasil em 2007 pela Editora Rocco, porém sua notoriedade foi alcançada em 2012, quando Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller deram vida aos personagens, com a adaptação cinematográfica do livro.Charlie é um garoto de 15 anos que perdeu seu melhor amigo. Ele é o filho mais novo e divide a atenção dos pais com o irmão mais velho que está indo para a faculdade e a irmã do meio com a qual o relacionamento é complicado.

Charlie é tímido e não é muito bom em fazer amigos. Muita coisa passa por sua cabeça, mas a maioria das coisas ele guarda pra si. Há muitas coisas também que o personagem guarda em si sem saber e que vamos descobrindo ao longo da narrativa. A mesma é conduzida em forma de cartas do protagonista para um desconhecido que não nos é revelado. Recebemos somente uma breve pista no fim do livro.

Porém a vida Charlie dá uma guinada quando ele conhece os irmãos Sam e Patrick. Ambos são mais velhos que ele e acabam acolhendo-o para o seu círculo de amizade. Lá ele vai conhecer algumas pessoas e vai passar a vivenciar sentimentos diferentes.

O relato do protagonista sobre o seu dia a dia pode ser monótono em algumas partes, já que nada de muito emocionante acontece com ele. Porém, ao longo do tempo, as cartas escritas por Charlie vão ganhando acontecimentos e o leitor logo está envolto numa trama que só possui um ponto de vista e está a mercê do que o protagonista quer ou não contar.

Sei que tem muita gente que não gostou desse livro ou não conseguiu enxergar nele tudo o que muita gente vê. Pra mim foi uma leitura diferente e ao mesmo tempo bastante positiva. Torci pelo Charlie, fiquei brava com ele, tive pena, quis consolar e na página seguinte bater nele. É um livro de percepções ocultas e de conclusões que não são concluídas.

asvantagensdeserinvisivel

Quando somos novos passamos por várias coisas e nem sempre lidamos bem com elas. Acho que todo mundo guarda algum segredo dessa época a 7 chaves ou tem algo de que prefere não falar sobre. Aos poucos vamos descobrindo o que são essas coisas pra Charlie e em como isso reflete na sua personalidade.

O final pra mim, apesar de já ter visto o filme ~ e por alguma razão não me lembrar muito bem ~, veio com certa surpresa. Tinha me esquecido completamente do “porquê” de tudo aquilo e fiquei feliz em não chegar a um fim que eu estava esperando.

“O problema com as coisas é que todo mundo sempre está comparando todos a todo mundo.”

Dou quatro estrelas, porque pra mim a leitura foi bacana, mas sei que esse não é um livro pra todo mundo e eu provavelmente não indicaria ele a você, sem saber por certeza que esse é um estilo que te agradaria :D

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

Autor: Stephen Chbonsky

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2012

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros