A Lista Negra é da autora Jennifer Brown e foi publicado aqui no Brasil em 2012 pela editora Gutenberg.

Eu conheci esse livro acompanhando o canal Garota It da Pamela Gonçalves, pois ela fala e indica muito essa leitura. Não foi muito fácil achar ele, pois ele ficou esgotado muito tempo junto a editora.

A Lista Negra conta a história de Valerie, uma garota de 16 anos que está no ensino médio e namora o Nick, um garoto desajustado. Valerie sempre foi uma underdog e nunca chegou a andar com os populares. Ao longo da vida escolar sofreu bullying e criou uma casca protetora contra essas pessoas. Como forma de extravasar como se sente ela criou um caderno onde consta a lista negra, o nome de todos aqueles que já fizeram algo pra ela, Nick ou seus amigos.

Com o namoro ela passou a compartilhar essa lista com Nick e ambos a iam alimentando de acordo com os fatos. Porém, o que Valerie não sabia, era que nick estava levando a lista a sério e um dia, em um surto, leva uma arma para a escola e começa a atirar nas pessoas no refeitório, mirando o nomes presentes na lista da garota.

Com o incidente, vários garotos mortos e feridos, inclusive Valerie que acabou também sendo atingida, o terror e o medo se instaurou na escola. Após as férias de verão a garota é incitada pela mãe e o psicólogo a voltar e encarar os colegas.

Valerie está com medo. Ela não entende o que aconteceu com Nick, não entende a ela mesma. No primeiro dia de volta ela se vê sem amigos, com todos os olhares sobre ela, com o peso da culpa e com a revolta. Grande parte da escola a considera culpada pelo que aconteceu, já que a lista era sua, e alguns poucos a defendem e a ajudam. O universo de Bullying que Valerie viveu antes, ficou pra trás, agora a história é diferente e ficou ainda mais séria.

listanegra

Esse livro vai nos contar uma história triste, revoltante e trágica. Com o foco no bullying e nas coisas que ele pode causar, A Lista Negra dá uma lição em seus leitores. Muito bem escrito e transbordando sentimento, o livro nos deixa com algumas perguntas florescendo durante toda a narrativa: Porque Nick fez o que fez? Valerie é culpada? Ela merece perdão? Como seguir em frente? E talvez a mais importante, o que é preciso fazer para que pare de haver opressão entre os jovens nas escolas?

Eu li A Lista Negra com um pé atrás porque ele acabou ficando bem “badalado” e não gosto de criar altas expectativas e me decepcionar com a história, porém foi exatamente o oposto que aconteceu. O livro é ótimo e te faz sentir uma maré de sentimentos diferentes. A família de Valerie e a forma como eles conduzem o tratamento e as escolhas para a ela me deixaram extremamente revolta. Também senti compaixão, medo, tristeza e alegria. Temi muitas vezes por um desfecho que levasse a uma tragédia ainda maior e ele não veio, ainda bem. O fechamento do livro é muito bonito e emocionante e dá aquela vontade de abraçar quem a gente ama.

Super recomendo a leitura de A Lista Negra para todas as idades. No mundo em que vivemos, onde muita gente precisa pisar nos outros para se destacar, histórias como a de Valerie devem ser vistas como lições e incentivos para todos construirmos um futuro mais justo e menos opressor.

thumb_livro

4estrelasb

A LISTA NEGRA

Autor: Jennifer Brown

Editora: Gutenberg

Ano de publicação: 2012

A obra Jennifer Brown é uma ficção que mergulha no mundo juvenil repleto por situações marcadas pelo bullying, preconceito e rejeição. Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma co¬lega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros