Exorcismo: O Ritual Romano é do autor El Torres, com ilustrações de Jaime Martínez e cores de Sandra Molina. A graphic novel foi lançada pela editora DarkSide Books em 2019.

Sobre o livro

Algo diabólico anda rondando os lugares mais santos. Um estranho e brutal assassinato ocorreu no Vaticano e, para piorar, o mal parece estar em todos os cantos. O clima é tenso e o sobrenatural parece estar tomando conta até dos corações mais nobres. E, ao que tudo indica, temos um traidor na mais alta cúpula da igreja.

Do outro lado, temos o exorcista renegado John Brennan. Após ser expulso da igreja, ele vive isolado, praticando seus exorcismos e lidando com os seus próprios demônios. Tudo muda quando ele recebe um pedido que veio diretamente de Roma e foi feito por um antigo amigo.

É a partir daí que a história se desenrola e temos o mal em sua mais pura forma. O que estará acontecendo de tão horrendo por trás das portas de um dos lugares mais conhecidos do mundo? Os segredos, traições e mentiras parecem estar por todos os lados. O que representa a figura horrenda de uma freira demoníaca neste lugar? Será que John conseguirá lutar contra esse mal?


Minha opinião

Uma graphic novel para nenhum fã de terror botar defeito. Aqui, temos uma história intrigante, bem desenvolvida e com um final digno de Hollywood. Além disso, as ilustrações feitas por Jaime Martínez, com cores de Sandra Molina, estão simplesmente INCRÍVEIS. Duvido você pegar esta obra e não se assustar a cada virada de página. As artes são sombrias, tenebrosas e assustam até os mais corajosos. Elas carregam um ar de mistério, horror e tem cores que retratam perfeitamente a sensação de desespero e desolação.

O que fazer quando o demônio está onde menos esperamos? A história é baseada em um plot inesperado e ousado. Durante toda a trajetória do nosso protagonista, conhecemos um pouco dos seus temores, da sua fé e da sua própria luta. Apesar de ter sido expulso da igreja e quase ser excomungado, ele retorna para ajudar quem lhe virou as costas. Apenas isso já nos mostra o seu caráter e sentimento de justiça. Mesmo sendo renegado por quem ele confiava, seu coração não consegue negar ajuda a quem já foi importante em sua vida.

Conforme a narrativa avança, percebemos que ele é atormentado por forças sobrenaturais desde o momento que chega em Roma. Figuras malignas, seres sobrenaturais e situações que testam o limite de todas as crenças. Após sua chegada, a primeira revelação é apresentada e é quando percebemos o choque e a aversão que ela causa. Neste momento, perguntei-me qual o sentido de tudo isso e o que fazer quando tudo parecia perdido. Imagine o que se esconde por trás dos portões do Vaticano. A partir daí, mentiras e segredos obscuros passam a ser revelados e John perceberá que as forças presentes aqui, além de muito fortes, buscam vingança.

Para os fãs do casal Warren, uma estranha entidade poderá lembrar uma vilã que fez sucesso na franquia de Invocação do Mal, e que ganhou o seu próprio filme contando suas origens. No entanto, nesta graphic novel, temos uma outra freira, embora seja tão arrepiante quando a conhecida Valak. Aqui, temos a freira Magia Giorgielli, uma irmã que faleceu há mais de 20 anos, mas parece estar de volta com um comportamento inadequado para uma beata. Esse será mais um mistério a ser desvendando por John Brennan. Será mesmo o espírito da freira Maria? Por que ela parece possuída pelo próprio demônio?

Durante a leituras todas essas respostas serão respondidas e você ficará de cabelo em pé com as revelações que verá. Para os fãs do terror e de um bom exorcismo, esta é a pedida perfeita para ler quando estiver sozinho, com as luzes apagadas e no meio de uma tempestade. Ao final, quando você descobrir as sutilezas da história e a jogada que o autor tentou fazer, fica impossível não se questionar se não existe um pouco de realidade nesta história.

 

EXORCISMO: O RITUAL ROMANO

Autor: EL TORRES

Tradução: Letícia Ribeiro Carvalho

Editora: DarkSide Books

Ano de publicação: 2019

Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros