Atenção!

Possível gatilho para quem tem TDAH e hipersensibilidade.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é um filme de ficção científica que foi escrito e dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert (os “Daniels”) e lançado em 2022 no Brasil pela Diamond Films.

Acompanhamos Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma sobrecarregada imigrante chinesa com sua lavanderia à beira do fracasso, seu marido covarde Waymond Wang (Ke Huy Quan) que deseja o divórcio, sua filha Joy Wang (Stephanie Hsu) que quer apresentar a namorada não-chinesa e seu pai Gong Gong (James Hong) que é extremamente crítico. E como se não bastasse isso tudo, ela ainda precisa encarar uma reunião desagradável com Deirdre Beaubeirdre (Jamie Lee Curtis) da Receita Federal.

Enquanto a reunião avança cada vez mais caótica e humores se exaltam, uma inexplicável fenda no multiverso se abre para infinitas realidades paralelas, e Evelyn é arrastada para uma aventura onde, sozinha, precisa salvar o mundo de uma entidade maligna que quer destruir as incontáveis camadas do mundo invisível.

Enquanto explora o universo e as infinitas outras vidas que poderia ter vivido, as coisas se complicam cada vez mais quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir voltar para casa e para a sua família que ela se esqueceu que ama.

É difícil falar desse filme porque é difícil defini-lo em apenas um assunto. Tem momentos engraçados, tristes, bizarros, surpreendentes, alucinantes, assustadores, surreais, emocionantes, criativos. São tantas emoções que você vivencia ao longo das 2h19min de filme que nem sente o tempo passar e o mais surpreendente é que você não se sente perdido com tantas informações, trata-se de uma grande bagunça louca, porém organizada.

E o “multiverso” não se resume apenas à história do filme, mas também ao filme em si. Ele trabalha não apenas com diversos gêneros, mas também com todo tipo de enquadramento (muito legal reparar nas faixas pretas que ficam mudando), trilha sonora, efeitos especiais (desde os mais avançados até os mais toscos e amadores).

E como se não bastasse isso tudo, há também muitas mensagens que o filme aborda que podemos tirar como aprendizado. Como por exemplo entendermos que as pessoas que nos atacam, fazem isso porque sofrem, e o que podemos fazer é retribuir com amor. Aceitarmos nossos filhos como eles são, ao invés de tentar moldá-los à nossa maneira. Aceitar a vida que escolhemos ter e deixar de lado a ideia das inúmeras vidas que poderíamos ter levado. Enxergar que as vezes o que parece ser um abismo e o fim, é na verdade a liberdade para algo melhor. Que podemos fazer qualquer coisa com o tempo que temos.

Para resumir bastante, é um filme que fala sobre conflito de gerações e questões familiares, sobre a dificuldade que temos de aceitar a geração de nossos avós, nossos pais e nossos filhos. Vale muito a pena assistir mais de uma vez para captar os inúmeros detalhes e referências.

É preciso alertar que talvez seja um filme difícil para pessoas com TDAH e hipersensibilidade, por conta da intensidade desse filme, em que muitas coisas estão acontecendo a todo momento, sem contar as luzes e sons mudando o tempo todo. É um enredo um pouco difícil de digerir por conta da grande complexidade do universo no filme.

Eu adorei esse filme que te transporta para essa viagem alucinante, vale muito a pena passar por essa experiência. Ele pegou o conceito de “multiverso” e elevou à quinta potência como poucos filmes fizeram até então. Não tem nome de filme mais apropriado para defini-lo do que esse: “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. Recomendo abrir a mente e se preparar para receber os absurdos mais loucos e incríveis quando for assistir pela primeira vez.

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO

Diretor: Daniel Kwan e Daniel Scheinert

Elenco: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu, James Hong, Jamie Lee Curtis

Ano de lançamento: 2022

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo acompanha Evelyn Wang, uma mulher de meia-idade que emigrou da China, deixando os seus pais para trás, para seguir o sonho americano com o marido, Waymond. Os dois abriram uma lavanderia, por cima da casa onde vivem com a filha, Joy, a primeira geração da família a acrescer nos EUA. Em um dia atribulado, ela é arrastada para uma aventura insana, onde precisa salvar o mundo ao explorar outros universos conectados com a vida que ela poderia ter vivido.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros