umacarta

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Março do Rotaroots. Quem ainda não participa, se cadastra lá e entra no grupo no facebook. Créditos para o Hypeness (:

 

A proposta desse mês é escrever uma carta para o meu eu de 10 anos atrás.

Em 2004, eu tinha apenas 13 anos (:

Tamirez, como vão as coisas? Não muito boas né, eu sei. Sua vida deu uma mudada meio radical e as coisas não estão saindo como planejado, mas relaxa, isso não vai ser o pior pelo qual você vai passar. Como eu sei disso? Porque aqui em 2014, com 23 anos, eu posso te dizer que sobreviveremos a tudo que nos acontecer da melhor forma possível e que tudo isso vai servir para te ensinar a ser forte, então toca pra frente e não fica se lamentando.

Já que comecei te chamando, vamos falar sobre os seu nome. Eu sei que você não curte muito ele e está tentando convencer as pessoas a usarem um apelido, que não seja Tatá (pelamordedeus), e já te adianto, você vai conseguir. Todo mundo vai te chamar de Mih, por causa de uma história boba com as amigas, de que todas terão de ter um apelido com três letras. Vai ser legal até um certo momento, onde você vai começar a perder sua identidade, e quem já te conhecer por Mih, vai achar que seu nome é Michelle ou Milena. Dai vamos juntas descobrir que Tamirez não é tão ruim assim. Tamirez é um nome forte. E sim, por toda a sua vida você vai ter que dizer: “Tamirez, sem H e com EZ no final”.

Tu tá quase terminando o ensino fundamental e está batendo aquele medinho do ensino médio. Vou te dar algumas dicas. Estude no seu ritmo e não no dos outros. Dar cola para aquele seu amigo que se esforça, mas não vai tão bem assim, não é feio e vai te render histórias para a vida toda. E o mais importante, o ensino médio é uma barbada perto da faculdade, então deixe pra se preocupar depois. Falando em faculdade, você queria ser pediatra, érrr, não vai rolar. Na real, você em breve vai começar a repudiar essa ideia, e não vai ter e menor noção do que quer da vida. Sua decisão vai vir minutos antes de fazer a inscrição para o vestibular e não se preocupe, você vai acertar em cheio.

Só pra ti ficar matutando, vamos estudar uma área da comunicação, uma das faculdades mais legais e divertidas que existem. Comunicação, tu, que é tímida até não poder mais? Pois é, veja só como são as coisas.

A faculdade, como já disse, vai ser super legal, e essa fama que você tem de CDF vai seguir até o dia da sua formatura. A diferença agora, é que a palavra talentosa, vai estar grudadinha com ela. Você até vai ganhar prêmios na faculdade, então vê se te esforça.

Você vai conhecer um monte de gente, mas não vai fazer muitos “amigos”. É, tá ai o problema dos teus próximos 10 anos, os amigos. Eles vão ser poucos, você vai passar por quase tudo, praticamente sozinha, mas vai estar sempre lá quando eles precisarem de ti. É meio injusto, eu sei. Mas é como vai ser. Do ensino fundamental, a maioria vai se perder, vão ficar nomes e memórias e aquela foto sua, no seu aniversário do Grêmio, vai ser legendária. Do ensino médio, você vai lembrar dos atritos, das brigas, das gincanas. E, vai ficar torcendo pra que tudo de certo para os seus colegas, mas eles vão praticamente desaparecer do seu convívio. Já vá se preparando.

Na faculdade, o início vai ser solitário, depois vai melhorar e no fim, vai ser solitário novamente, mas você vai se sair super bem, e olha só, seu Trabalho de Conclusão do Curso vai ser sobre Blogs, e você vai tirar um 10 mais do que merecido.

Tem algumas coisas que eu me arrependo de você ter feito, uma delas foi não ter dado mais tanta atenção para a vó depois que ela ficou doente. Eu sei que estar perto de pessoas doentes te deixa mal e que isso vai ser difícil, mas tente visitá-la mais. É, em breve ela não vai morar com você, por motivos que tu provavelmente já adivinhou, a casa está um pouco lotada demais e logo logo ela vai se mudar. Aproveite enquanto você pode, porque nos últimos anos dela, ela nem vai lembrar quem você é, e isso vai partir seu coração.

Não seja tão dura com os seus pais, eles querem o melhor pra ti, vai demorar bastante até o relacionamento melhorar, mas isso definitivamente, vai acontecer. O tempo já anda meio fechado com a sua irmã e vai piorar, mas fica de boa, aqui na frente tudo vai voltar ao normal, então quando acontecer, dê tempo ao tempo que tudo vai se ajeitar.

Sabe esse cabelão cacheado e indisciplinado que você tem? Pois bem, ele vai seguir indisciplinado, mas o resto vai mudar radicalmente. Um dia vai te dar a loca e você vai passar um preto. Dai, um pouco mais pra frente, você vai descobrir a chapinha e ela vai salvar a sua vida. Só saiba uma coisa. Eles nunca mais vão ser do jeito que eles são agora. E apesar de todo mundo dizer que seu cabelo é lindo, você não concorda, eu concordo com você. Nós não vamos nos arrepender disso. Mas ele não vai ficar grande e preto pra sempre. Aliás, só pra ti ficar nervosa, hoje ele está chanel e ruivo laranja. Calma, não precisa surtar, vai ser uma decisão muito bem pensada, que você mesmo vai tomar, daqui a uns 8 anos, então vai aproveitando ai e matutando a ideia.

Sobre o amor. Você vai ter uma paixonite e vai se machucar. Depois vai ter um namorado, que não vai durar muito, e vai se machucar. Dai você vai ter outro namorado, esse sim vai durar, mas não vai ser pra sempre. E ah, você é bonita sim, e tem quem concorde comigo, então pega leve na auto crítica.

No ano passado você descobriu que blogar era algo super legal, e vai ser pelo resto da sua vida, você vai ter muitos hiatos e até achar que nunca mais vai voltar, mas no fim, cá estamos nós, escrevendo novamente.

Você vai trabalhar muito, em um monte de coisas diferentes, vai ter vários empregos e os dois primeiros vão ser ai em São Sepé ainda. Como assim os dois primeiros? É, minha querida, a gente vai sair dessa cidadezinha e vamos conquistar nossa independência na Capital. Péra, não te afoba, vai demorar e vai exigir muito trabalho e superação. E, surpreenda-se, você vai sentir muitas saudades de casa, e seu coração vai se inundar de tristeza, toda vez que tiver que partir.

Nossa jornada aqui pelas bandas de Porto Alegre vai ser difícil no início e no meio também, mas vamos sobreviver. Alguns dos sonhos loucos que você vai ter na faculdade vão se realizar, outros não.

Aquelas pessoas que antes te diminuíam, e que tu pensou serem melhores do que tu, bom, vou te contar, tão bem pior do que você está hoje, então fica de boa, porque você vai se sair super bem. E ó, está ok mudar de opinião, querer conhecer lugares e pessoas novas, sair, badalar, ficar bêbada, tudo isso vai acontecer, e vai ser divertido. Essa sua marra de braba vai te perseguir pro resto da vida, então comece a fazer as pazes com o seu jeito de ser.

Nesse momento, tu ta entrando numa fase bem dark, roupas pretas, fotos e textos macabros, lápis no olho. As pessoas vão te achar estranha e você não precisa se preocupar com isso, é bem chato ser normal. Isso também não vai mudar, até hoje você vai ser mais rock’n’roll e beeeeeeeem menos pagode. É como se fosse uma marca, junto com o nosso humor, seremos lembradas por isso. Teremos nosso estilo próprio e quando alguém ver algo mais excêntrico vai dizer, “isso é a sua cara”.

Já tava me esquecendo, até o presente momento já fomos assaltadas três vezes, então vá se preparando. O primeiro vai ser traumatizante, o segundo ainda mais, mas o terceiro vai ser de boa, então fica tranquila, vai ser ruim, mas você vai tirar o melhor do acontecido. E aprende uma coisa, os bens materiais não são os motivos da sua felicidade.

Acho que era isso, espero ter ajudado você a seguir o seu caminho de forma mais fácil. Quem sabe daqui a 10 anos, o eu de amanhã vai estar escrevendo uma carta, para o eu de hoje.

 

 

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros