A Alquimia do Luar é um romance gótico com fantasia sobrenatural, escrita por David Ferraro e publicada no Brasil em 2023 pela Faro Editorial. 

Capa de A alquimia do Luar

Sobre o Livro

A trama, que se passa na França, no século XVIII, é inspirada no clássico “The Mysteries of Udolpho” de Ann Radcliffe. A história gira em torno de Emile, um jovem marquês que foge da sua tia homofóbica e se disfarça de servo na casa do Conde Montoni. Lá, ele se envolve em um triângulo amoroso com Bram, um médico bonito e gentil, e Henri, o sobrinho do Conde, que esconde um segredo sombrio. Enquanto Emile tenta descobrir a sua verdadeira identidade e o seu lugar no mundo, ele também se depara com uma série de mistérios e horrores que cercam a família Montoni e o seu castelo assombrado.

“Preciso de alguém que me deixe brilhar e não tenha o orgulho de me manter trancada a sete chaves. O ciúme é a ruína de todos os homens.”

O livro é dividido em três partes: a primeira se passa na cidade de Paris, onde Emile conhece Bram e Henri e começa a suspeitar que algo estranho está acontecendo com os Montoni; a segunda se passa na propriedade rural do Conde, onde Emile é levado contra a sua vontade e testemunha cenas macabras de morte e violência; e a terceira se passa no castelo de Udolpho, onde Emile descobre a verdade sobre a maldição que aflige os Montoni e tem que lutar pela sua vida e pelo seu amor. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Emile, que nos conta os seus sentimentos, medos e desejos ao longo da trama.


Minha opinião

Eu não sabia muito o que esperar desse livro e li sem nenhum tipo de indicação prévia ou sem conhecer a sinopse. E acredito que esse é o tipo de história que é melhor a gente ler sem saber muito mesmo e ir descobrindo junto com o protagonista.

Por ser o livro de estreia do autor, eu acredito que ele começou muito bem, o único aspecto que eu senti que ressaltou sua falta de experiência foi que em alguns momentos os diálogos não funcionaram muito. Houve situações que realmente não condizem com a época e algumas sequências foram um tanto abruptas . Às vezes isso me tirava da imersão, mas, no final das contas, não atrapalhou tanto a experiência.

Gostei da história por vários motivos. Primeiro, eu me envolvi bastante com os personagens. Emile é um protagonista carismático e corajoso, que enfrenta as adversidades com determinação e esperança. Ele não se encaixa nos padrões da sociedade da época, mas busca a sua felicidade e a sua liberdade. Bram é um homem bondoso e inteligente, que se preocupa com Emile e com os outros. Ele é um médico que tenta curar as pessoas com os seus conhecimentos científicos, mas que também tem uma mente aberta para o sobrenatural. Henri é um personagem complexo e misterioso, que tem uma personalidade forte e dominadora, mas que também revela um lado sensível e vulnerável. Ele é o herdeiro dos Montoni, mas também é vítima da sua própria família.

“Estive observando você, Dupont. Consigo me ver em você. A sua luta para encontrar o seu lugar numa sociedade que o desonra por ser quem você é. Eu sei como é. Porém, também vejo um jovem determinado, superando a sua insegurança. Você é forte, Dupont. Mais forte do que pensa. “

O livro aborda temas mais pesados como a homofobia, o preconceito, a opressão mas também fala sobre identidade, amor, liberdade e destino. Emile sofre por ser diferente em uma sociedade intolerante e conservadora, mas também encontra apoio e afeto em pessoas que o aceitam como ele é. O livro também mostra como os Montoni sofrem por serem amaldiçoados por uma força maligna que os controla e os faz cometer atrocidades, mas também como eles tentam resistir e se redimir.

Em “A Alquimia do Luar” o que mais se destacou para mim foi a ambientação que eu achei muito envolvente. O autor conseguiu criar uma atmosfera gótica e sombria, cheia de suspense e terror. O livro tem cenas arrepiantes e sangrentas, que me deixaram com medo e curiosidade ao mesmo tempo. O autor também soube explorar os elementos fantásticos da história, embora, diferentemente do que eu esperava e gostaria, isso tenha sido introduzido mais tardiamente. O livro tem uma pitada de horror clássico, mas também traz uma abordagem moderna e original para o gênero.

“A Alquimia do Luar” foi um livro surpreendente, pois apesar de ser inspirado num clássico ele tem o seu diferencial. Ele apresenta um romance queer que foge dos clichês e dos estereótipos, não sendo um triângulo amoroso convencional, mas sim um poliamor que funciona e que faz sentido. O livro não tem um final trágico, mas sim feliz e satisfatório.

“Não há problema em apenas cuidar de si mesmo. Você merece um final feliz. Não deixe ninguém dizer o contrário. Faça o que for necessário para ter esse final, Emile. Agarre o que precisar, porque todos vão tentar tirar de você.”

“A Alquimia do Luar” é uma história para quem procura um romance gótico com traços de fantasia. Acredito que essa é uma indicação perfeita para quem gosta de livros como “O Morro dos Ventos Uivantes”, “Drácula” ou “A Maldição da Residência Hill”, mas gostaria de ver mais representatividade nessas histórias.

A ALQUIMIA DO LUAR

Autor: David Ferraro

Tradução: Carlos Szlak

Editora: Faro Editorial

Ano de publicação: 2023

Preso em uma maldição secular, um jovem busca a chave para sua liberdade e seu final feliz Quando o jovem marquês Emile descobre que será forçado a se casar para gerar um herdeiro, ele foge de casa. E passa a trabalhar disfarçado, como um empregado, na mansão do conde Montoni, com o plano de ficar lá até atingir a maioridade e recuperar sua herança. Mas numa casa nova, novos problemas… Lá ele descobre que a família Montoni sofre de uma maldição no período de lua cheia e não demora muito até coisas estranhas acontecerem. É quando Emile encontra um corpo. Essas descobertas chamam a atenção de Bram, o belo médico da família, e de Henri, o carismático sobrinho do conde. E o interesse entre os personagens cresce. Mas antes que Emile possa resolver seus sentimentos ou desvendar o crescente mistério da família Montoni, sua identidade é revelada e sua família vem buscá-lo. Como o marquês pode conquistar o médico mantendo segredo sobre quem realmente é? E como ele pode confiar ― ou amar ― Henri, um homem de temperamento tão instável quanto a lua?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros