A Herança de Orquídea Divina, escrito por Zoraida Córdova, é um livro de realismo mágico, publicado no Brasil em 2022 pela Galera Record.

Foto com a capa do livro A Heranca de Orquidea Divina_1

Sobre o livro

Orquídea Divina, matriarca da família Montoya, sobreviveu a vários maridos, construiu uma casa e criou uma grande família de filhos, netos e bisnetos. A história começa quando ela convoca toda a família de volta a Quatro Rios para receber sua herança enquanto ela se prepara para sua morte. 

“As estrelas se deslocaram. A Terra girou. É chegada a hora. Estou morrendo. Venha receber sua herança.”

Com capítulos curtos seguindo vários membros da família, a autora justapõe cenas do início da vida de Orquídea com acontecimentos atuais.  A história então se concentra em três netos de Orquídea: Marimar, Rey e Tatinelly.

Sete anos após a dispersão da família, algumas pessoas começam a morrer e uma figura misteriosa e ameaçadora aparece para cada um dos três primos. Desesperados por respostas, eles se reencontram e viajam para onde tudo começou – a primeira casa de Orquídea. À medida que os primos descobrem segredos há muito enterrados e se conectam com seus ancestrais, Córdova dá aos leitores a experiência de Orquídea sobre os eventos que moldaram sua vida e a da família Montoya nas décadas seguintes. 


Minha opinião

Fortemente influenciado pela tradição literária latino-americana de realismo mágico, a autora entrelaça a história da infância de Orquídea, com a luta de sua família no presente, sincronizando com maestria as revelações em ambas as linhas do tempo.  Enquanto os netos Montoya enfrentam uma ameaça misteriosa, eles viajam para o Equador, onde tudo começou, e precisam descobrir os mistérios e segredos da vida de sua avó.

A autora retrata habilmente essa grande família, mas se concentra em três netos de Orquídea para que os leitores sejam rapidamente envolvidos em suas lutas e sonhos. No processo, ela lança com sucesso aqueles que desconfiam ou suspeitam da magia como irracionais e são relutantes em acreditar em seus próprios olhos. Afinal, a magia está em toda parte na realidade encantada dessa história. 

“Os dois momentos mais importantes de sua vida tinham sido predeterminados pelas estrelas. Primeiro, seu nascimento. E, depois, o dia em que ela roubou sua sorte.”

O mais impressionante de sua escrita é o uso cuidadoso e deliberado da linguagem. A prosa convincente de Córdova traz um senso natural de humor até mesmo nos momentos mais sombrios da história, e a maneira como ela usa o espanhol para aprimorar e adicionar profundidade à sua narração é notável. Além disso, é importante mencionar que ela se dedicou bastante ao criar os nomes dos personagens e cenários. Cada um tem um significado e, enquanto alguns são explicados na história, outros são deixados para o leitor descobrir. Isso confere um sentido único de propósito à escrita e exemplifica a precisão poética incomum da prosa da autora. 

O que eu mais gostei nesse livro foi que o mistério não é algo externo aos personagens. Em vez disso, o mistério central deste livro é a própria Orquídea. Como ela se tornou a pessoa e o enigma que era? Que poderes e magia ela possuía? E, mais importante, por que ela era a mulher que era? 

“Esta é a história da mulher e da casa que nunca existiram — até que, um dia, elas estavam inegavelmente lá.”

Enquanto a narração acompanhando Orquídea é forte por si só, é a narração de Marimar que dá maior profundidade à história. Enquanto Marimar vive longe da família e da avó, sua  jornada está intrinsecamente ligada à de Orquídea. A história de Marimar não é apenas sobre encontrar e impedir essa ameaça, mas também sobre entender sua avó, a quem ela ama profundamente, mas também se ressente pela misteriosa morte de sua mãe.

Capa do livro A Herança de Orquídea DIvina

No fundo, A Herança de Orquídea Divina é uma história familiar intergeracional, na qual os leitores buscam entender Orquídea e o mistério de sua vida. Essa história me fez refletir sobre a nossa concepção a respeito dos nossos familiares, principalmente os mais velhos, que vivenciaram coisas que não fazemos a menor ideia e que compreendemos apenas um pequeno fragmento de suas vidas. 

“Mas ali, na casa de sua família, ela era rio e sal, e aquele mesmo mar a encontrou.”

A Herança de Orquídea Divina é um livro fantástico que mistura perfeitamente magia e realidade.  A trama me lembrou um pouco a animação Encanto, que também acompanha uma família latina e os dramas de uma matriarca. Se você gostou do filme e se interessa por histórias de realismo mágico, como Cem anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, deveria dar uma chance a essa obra contemporânea do gênero. 

Considere também ler sobre O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman, com resenha aqui no blog e assista ao vlog de leitura de A Herança de Orquídea Divina no canal do Resenhando Sonhos.

A HERANÇA DE ORQUÍDEA DIVINA

Autor: Zoraida Córdova

Tradução: Mel Lopes

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2022

O sobrenatural sempre fez parte da vida da família Montoya. Eles sabem que é melhor não fazer perguntas sobre o motivo de a despensa nunca ficar vazia, ou o porquê de sua matriarca jamais deixar a sua casa em Quatro Rios ― nem para formaturas, casamentos ou batizados. Mas quando Orquídea Divina envia um misterioso convite para o seu funeral a fim de que os seus descendentes recebam a sua herança, parece que os Montoya finalmente descobrirão os segredos escondidos com tanto afinco por Orquídea. Mas, em vez disso, ela se transforma em uma árvore, deixando todos com muito mais perguntas do que respostas. Sete anos depois, o presente da matriarca se manifestou de maneiras diferentes em Marimar, Rey e Rhiannon, deixando-os com bênçãos e poderes inesperados. Porém uma figura sombria passa a espreitar a todos, atacando os membros da família um a um, na tentativa de destruir a linhagem da Orquídea Divina. Desesperados para salvar o restante da família e descobrir a verdade por trás da herança, seus descendentes viajam para o Equador, local em que Orquídea enterrou seus segredos e suas promessas, e de onde saiu sem olhar para trás.Por um acidente de cronometragem e alinhamento celeste, Orquídea Montoya nasceu sem sorte. Mas ao contrário da maioria das crianças infelizes, ela sabe como barganhar, mesmo com criaturas míticas e mágicas, e como formular um desejo. Sua busca pela sorte a leva de sua casa em Guayaquil, Equador, para a pequena cidade de Quatro Rios, no meio-oeste, onde ela finalmente cria raízes e começa uma família. Décadas depois, os descendentes de Orquídea são chamados de volta para Quatro Rios, para a casa e o vale verdejante que ela conjurou. Uma vez lá, eles descobrem que herdaram um legado mortal de poder mal utilizado e segredos purulentos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros