A Toca das Raposas é o primeiro livro da trilogia Tudo pelo Jogo, escrito por Nora Sakavic e publicado no Brasil em 2023 pela Galera Record.

Capa de A Toca das Raposas

Sobre o Livro

O livro tem como temática o Exy, um esporte fictício extremamente violento e que permite um time misto. A história gira em torno de Neil Josten, um garoto que está no final do ensino médio e que é convidado pelo treinador da Universidade Palmetto State para jogar no time das Raposas.

“Exy era um esporte degenerado, uma espécie de lacrosse, jogado em uma quadra do tamanho de um campo de futebol e com toda a violência característica do hóquei no gelo; Neil amava cada elemento do esporte, da velocidade à agressividade. Nunca havia conseguido abrir mão daquela parte da sua infância.”

Neil, que por um motivo até então não sabemos, está dormindo no vestiário da escola e não tem para onde ir quando se formar. Ele guarda muitos segredos do passado, evita a todo custo um dos jogadores das Raposas, mas por estar disfarçado não é reconhecido. Ele é basicamente intimado a aceitar o convite para fazer parte do time das raposas e por não ter muito o que fazer, acaba concordando.

A equipe é composta por jogadores com passados traumáticos e comportamento instável. Neil tem que lidar com seus próprios segredos e traumas enquanto tenta se encaixar na equipe e evitar ser descoberto.


Minha opinião

Este é um dos livros mais estranhos que li em muito tempo. Uma das coisas que mais me surpreendeu depois do passado do Neil é que o pré-requisito para entrar no time das Raposas é ter histórico de problemas familiares. Isso mesmo, o técnico escolhe seus jogadores com base nessa instabilidade de seus lares, tentando recriar uma família.

 Alerta de gatilhos em A Toca das Raposas

Andrew, o goleiro, é o mais louco de todos! Ele é violento, obsessivo e possessivo! E para complicar as coisas, de alguma forma a autora ainda colocou a máfia americana e japonesa inseridas na história!

O time das raposas é composto por dez jogadores (o mínimo exigido pelas regras) mais a equipe técnica. Isso já insere um número considerável de personagens na história, o que às vezes pode confundir, ainda que a autora tenta introduzi-los aos poucos. Quando Neil chega no alojamento, nem todos do time estão instalados, mas mesmo assim, eu ainda tive dificuldade de distingui-los em alguns momentos.

“Neil estava acostumado com a violência. Já tinha ouvido todas as ameaças existentes no planeta, mas nunca vindas de um homem que sorrisse tão abertamente quanto Andrew. Apatia, raiva, loucura, tédio; Neil conhecia e compreendia esses motivadores. Mas Andrew estava sorrindo como se não estivesse com a ponta de uma faca pronta para deslizar pelas costelas de Nicky com facilidade; e não era uma piada.”

É importante lembrar que a autora publicou esse livro de forma independente lá fora, apresentando menos revisões do que um livro que tenha passado por um processo editorial. Apesar da necessidade de uma lapidação na escrita, o talento de Nora é inegável quanto a construir uma trama viciante. Ela também se destaca ao escrever Neil, um personagem que cativa e acredito que o grande interesse de continuar a leitura vai da necessidade de saber que ele irá continuar bem, na medida do possível.

Sem dúvida é um livro problemático. A história aborda temas delicados como abuso sexual, violência doméstica e homofobia de uma forma crua e sem romantização e autora explora os traumas de cada personagem de forma bem realista e sem romantização.

Mas mesmo assim, a escrita envolvente da autora consegue criar uma história emocionante que prende o leitor do começo ao fim. A ambientação é bem construída e ajuda a criar uma atmosfera tensa e sombria.

Livros da trilogia

Definitivamente, não é um livro para todo mundo! Apesar de ser um livro com personagens jovens, as situações que eles enfrentam vão muito além do que a idade deles deveria permitir. Sei que esse livro tem temas problemáticos e personagens com comportamentos questionáveis, mas para mim, que já estou bem crescidinha e consigo separar muito bem ficção da vida real, esse livro foi um ótimo entretenimento!

“Casa — sussurrou, precisando ouvir a palavra. Era um conceito estranho para ele, um sonho impossível. Era assustador e maravilhoso ao mesmo tempo, e seu coração batia tão forte que pensou que pudesse fugir de seu peito.”

Nunca li nada parecido com esse livro, mas se você gosta de histórias com personagens desajustados como “Six of Crows” de Leigh Bardugo, provavelmente vai gostar deste livro também.

Além de A Toca da Raposa, a trilogia Tudo pelo Jogo conta ainda com “O Rei Corvo” (Volume 2) e “Os Homens do Rei ” (Volume 3), já disponíveis no Brasil.

A TOCA DAS RAPOSAS

Autor: Nora Sakavic

Tradução: Carolina Cândido

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2023

Só o que Neil Josten quer é fugir de um passado sangrento que o assombra aonde quer que vá. Escondido em uma cidade pequena, o único escape que tem é jogar Exy, o violento e popular esporte que atrai multidões. Mas Neil parece não ter apagado os seus rastros tão bem quanto imagina já que foi abordado por ninguém menos do que o treinador das Raposas, a infame equipe da universidade Palmetto State. Diante da chance de treinar com Kevin Day, um dos mais renomados jogadores de Exy, Neil se vê diante de uma difícil decisão, porque Kevin, além de grande jogador, é também o fantasma de um passado que não pode de jeito nenhum alcançar Neil. E junto com Day vem o perigoso Andrew Minyard, um colega de equipe que parece desconhecer o significado da palavra limites. Sem poder desperdiçar a oportunidade que o destino lhe trouxe, Neil se torna uma Raposa de Palmetto State, e seu futuro agora está nas mãos do Exy e das Raposas. A toca das raposas é o primeiro volume da viciante trilogia Tudo Pelo Jogo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros