Antologia Dark é o primeiro volume de homenagem a grandes nomes da literatura de terror. Aqui, temos uma coletânea de contos escritos por brasileiros, inspirados nas obras do King. Organizado por Cesar Bravo, temos: Cláudia Lemes, Vitor Abdala, Cesar Bravo, Ferréz, Carol Chiovatto, Everaldo Rodrigues, Marco de Castro, Ilana Casoy, Fernando Toste, Alexandre Callari, Antonio Tibau, André Pereira, Soraya Abuchaim e Andrea Killmore (Ilana Casoy e Raphael Montes). Ele foi lançado em 2020 pela editora DarkSide Books.

Sobre o livro

Você pode até não gostar, mas Stephen King é inspiração para muitos escritores de terror. Por isso, esse livro é uma homenagem à obra dele. Temos aqui, 14 contos que giram em torno de histórias que já foram contadas pelo rei. Um livro de fã para fã.

Ele era um monstro. Não como os que existiam nas revistinhas e no cinema, mas como os que existiam em cidade como Derry, Haven e Castle Rock.

Teremos aqui o conto Creed de Cláudia Lemes, que nos mostrará onde importantes personagens, que foram diretamente afetados por um estranho cemitério, estão depois de 20 anos. Além dele, temos em Granizo Fino, de Cesar Bravo, a história por trás de determinado corpo e como ele foi parar em certo lugar.

Em A Hora da Bruxa, de Carol Chiovatto, temos aquilo que eu mais amo: bruxas e vampiros. Já pensou se uma bruxa adquirisse ainda mais poderes e depois acabasse aparecendo no Brasil? E, o meu preferido, O Terceiro Testamento de Antônio Tibau, imagine uma pessoa que nasceu para escrever o terceiro testamento? É daqueles contos que nos deixam querendo um livro inteiro sobre ele. Prepare-se para reencontrar personagens, cidades e histórias do King que marcaram você também.


Minha opinião

Se você é fã do King e ainda não tem esse livro, acho bom correr. Você não sabe o que está perdendo. Meu favorito do ano, com toda a certeza. Para quem não sabe, sou fã do King (jura?). E o meu escritor brasileiro de terror preferido é o senhor Cesar Bravo. Por isso, imagine a felicidade da pessoa que tem um livro onde seu escritor favorito homenageia seu outro escritor favorito? Pois é.

Achei cada história sensacional. As minhas preferidas, foram as que envolveram personagens que já conhecemos de outras obras. Principalmente aqueles que tiveram um papel importante em algo, mas que nunca mais pensamos sobre. O primeiro conto já nos deixa completamente presos grudados no livro.

Aquele homem não era só mau, ele era o que sua mãe chamava de coisa ruim. Alguém que se perdera na própria vida, que não sabia mais o que era certo ou errado.

Além disso, também teremos uma homenagem a minha obra favorita, a Torre Negra. Um elemento muito importante da trama será reavivado aqui e o conto, apesar de curto, tem aqueles finais de tirar o fôlego. Algo que achei extremamente original foi o conto Cárem Sinistra, de Marcos de Castro. Aqui, numa releitura bem brasileira, temos a jovem Cárem, com sua mãe religiosa e estranhos poderes paranormais que se tornam mais acentuados após sua primeira menstruação. Já imaginou como seria toda essa história em terras brasileiras?

Já em Grand Finale de Soraya Abuchaim, temos o retorno a um importante cenário, do único livro do mestre que me deixou sem dormir no escuro. Saco de Ossos é a única obra que realmente me botou medo. Aqui, Scott, um mágico de terror, muda-se para a A Casa do Lago. Palco de estranhos acontecimento em outras vidas.

Qual Diabo, minha querida? O obediente servo de Deus dos primeiros livros do Antigo Testamento ou o anjo rebelde dos últimos?

O melhor conto, como já comentado anteriormente, foi O Terceiro Testamento. O tempo inteiro fui acreditando que encontraria algo, mas o final, extremamente impactante, nos mostra o que esteve ali, na nossa frente, o tempo inteiro. Eu queria muito mais dessa história. Você, fã de King, não pode deixar de conhecer esse livro. Todos os contos estão impecáveis, mesmo os que utilizam de elementos de outras obras do autor, estão super originais. Todos com finais bem amarrados e surpreendentes.

 

ANTOLOGIA DARK

Autor: Cláudia Lemes, Vitor Abdala, Cesar Bravo, Ferréz, Carol Chiovatto & outros

Editora: DarkSide Books

Ano de publicação: 2020

É com orgulho no peito e um coração assombrado que a DarkSide® Books apresenta a Antologia Dark, uma homenagem à obra de Stephen King e um agradecimento por suas palavras terem formado leitores e vidas. Editada e organizada por Cesar Bravo — autor de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e Ultra Carnem, tradutor de The Dark Man —, a antologia é o primeiro volume de uma coleção que vai promover a importância do conto no universo do horror e o diálogo entre autores nacionais e grandes mestres da literatura dark. O próximo homenageado será ninguém menos que o genial e maldito Edgar Allan Poe, considerado o grande nome da literatura fantástica e de horror. Cesar Bravo se dedicou a encontrar mentes criativas que, assim como ele, seguiram o rastro sombrio do mestre para dar vida a criações próprias — talentos nacionais que transformaram suas loucas obsessões em palavras assustadoras e cativantes.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros