Coroa de Sombras, é um livro de volume único de fantasia escrito por Tricia Levenseller publicado em 2022 pela editora Planeta de Livros através da coleção Planeta Minotauro. Atualmente, o livro digital encontra-se disponível para empréstimos nos programas Prime Reading e Kindle Unlimited.

Sobre o Livro

Alessandra Stathos não mede esforços para conquistar aquilo que quer, e o que ela mais deseja é poder. Qual o maior dos poderes, se não ser a rainha de um reino? Para isso, ela planeja casar-se com o Rei de Sombras, o qual é o sonho de muitas garotas que sequer conseguem se aproximar dele. Contudo, seu plano não é apenas casar-se com ele, mas matá-lo após o casamento. 

Alessandra sabe que tem charme suficiente para atrair a atenção do Rei, mas não imaginava que seria tão difícil fazê-lo se apaixonar por ela. Além desse, ela não esperava se deparar com outros desafios: precisar mantê-lo vivo até conquistá-lo e enfim se tornar rainha, visto que há outras pessoas que o querem morto. Ou que talvez seu coração perdesse o desejo de matá-lo. 

“Nunca encontraram o corpo do primeiro e único garoto que partiu meu coração. E nunca encontrarão. Enterrei Hektor Galanis em uma cova tão funda que nem os diabos da terra conseguiriam chegar lá.”


Minha Opinião

O que me chamou atenção para iniciar essa leitura, além dos comentários positivos, foi a frase a qual inicia o livro. Ela mostra muito poder e aguçou a minha curiosidade. Logo nos primeiros capítulos eu consegui sentir esse poder na personagem, o que me instigou a continuar a leitura.

A narrativa da autora é bem simples, o que tornou a leitura muito fácil, rápida e fluída. Entretanto, essas impressões iniciais não foram suficientes para manter meu interesse na história, que foi se perdendo aos poucos, e menos ainda me cativar, porque quanto mais me estendia na leitura, pior ficava minha impressão a respeito da história e escrita.

A interação inicial com as personagens Hestia e Rhonda, que logo se tornam amigas da protagonista, foi muito divertida de acompanhar. Porém, ao passo que elas aparecem com mais frequência na história e conhecemos mais das mesmas, essas interações ficaram desinteressantes. Hestia foi uma personagem sem graça, e sua história paralela não me envolveu.

Já Rhonda teve uma trama de plano de fundo mais interessante, o que me fez pensar que um livro sobre ela poderia ser mais atrativo do que o qual eu estava lendo, mas mesmo isso não foi suficiente pra me fazer desejar que esse livro existisse. Além disso, em certo ponto, a personagem desrespeita uma lei do reino e não sofre nenhuma consequência, o que fragilizou bastante o universo, visto que algumas leis aparentemente não fazem diferença em existir.

A respeito do “poder” e charme da protagonista, senti que foram se perdendo aos poucos. Muitas coisas relacionadas a isso ficam apenas nas palavras dela, dado que os acontecimentos presentes ao longo da história vão mostrando o contrário.

O plano de matar o rei logo também perdeu o sentido, já que apenas casar-se com ele já lhe renderia o poder desejado e seguir com o mesmo me parecia crueldade dissimulada. É claro que Alessandra não é a típica mocinha, estando mais para uma anti-heroína. Contudo, com o tempo ela chega à mesma conclusão que eu e seu desejo de matá-lo vai diminuindo, visto que um sentimento começa a desenvolver-se. Então me pareceu que a autora “se perdeu na personagem” (perdão pelo trocadilho).

Eu sabia que era um livro de romance, no entanto o romance não me convenceu. O rei de sombras pode ser sim muito encantador, não posso discordar, mas a sensação que ficou foi que Alessandra se apaixonou por nada. Por muito tempo não houve envolvimento romântico entre os dois, apenas pequenas sutilezas, e não achei um bom trabalho na forma da autora em deixar o sentimento implícito por parte do rei. Além disso, em diversas vezes o rei agia de formas que incomodavam a protagonista, e a mesma só não ficava com outros homens interessados nela, e muito mais cavalheiros e dispostos, pela ideia de conseguir poder.

Inclusive, o personagem Leandros, ex melhor amigo do rei de sombras, possui mais interações com a personagem e em diversas cenas se mostrou encantador, fato o qual fez com que, em certos momentos, eu até gostasse mais do relacionamento da Alessandra com ele, do que com o rei.

Já que o romance não foi uma boa experiência para mim, poderia esperar que a fantasia salvasse a leitura, mas isso não aconteceu porque não vejo esse livro como uma fantasia. Há um universo novo, porém NADA é explorado, nem a estrutura dos reinos foi apresentada. A autora simplesmente “joga” o leitor no universo, com um ou dois nomes de um reino, e é apenas isso.

O outro elemento fantástico, ou o único, é o poder do rei das sombras. No entanto, nem mesmo isso me parece suficiente para ser considerado fantasia, visto que a única forma de poder ou magia presente no livro se restringe ao rei, seu pai e avô, últimos dois já falecidos. 

Quando você gosta de alguém o suficiente, chega um momento em que é muito mais doloroso não ter essa pessoa do que tê-la e correr o risco de perdê-la. Você percebe que o risco compensa. Porque a felicidade, por mais que dure pouco, sempre vale a pena.

O final me deixou bem decepcionada. Houve uma reviravolta bem interessante, contudo questionável. Infelizmente, em razão dos spoilers, não posso dar detalhes, mas foi tão fácil achar falhas nela, que chegou a deixá-la boba.

Outra questão a ser pontuada, mas que diz mais respeito à editora do que ao livro em si, é o fato dele estar sendo vendido como “enemies to lovers”, informação presente na própria sinopse. Essa trope não está presente no livro porque eles não são inimigos, principalmente considerando que os personagens se dão bem desde o ínicio. Não me incomoda o fato do livro não ser “inimigos para amantes”, porque apesar de gostar, não é meu favorito. O que me incomoda é a informação errada, porque se eu procuro por essa trope, estaria sendo enganada.

Por último, a única coisa que me fez seguir com a leitura até o final, foi a facilidade em lê-lo, e não foi uma leitura insuportável ou muito chata, apesar de eu não ter me prendido a trama. Entretanto, cada leitor é diferente, a experiência pode ser melhor para outras pessoas, principalmente se tratando do momento em que se encontra. Então se você procura uma leitura rápida, só para passar um tempo, e tem interesse na leitura, siga com ela como opção.

COROA DE SOMBRAS

Autor: Tricia Levenseller

Tradução: Debora Isidoro

Editora: Planeta Minotauro

Ano de publicação: 2022

ELA NÃO É A TÍPICA MOCINHA. ELE NÃO É O TÍPICO VILÃO. Se prepare para mergulhar nas intrigas da corte (e do coração) neste enemies to lovers – inimigos que se tornam amantes, que conquistou o TikTok. Alessandra Stathos está cansada de ser subestimada, mas ela tem o plano perfeito para conquistar mais poder: 1. cortejar o Rei das Sombras, 2. se casar com ele, 3. matá-lo e tomar o reino para si mesma. Ninguém sabe qual é a dimensão do poder do Rei das Sombras. Alguns dizem que consegue comandar as sombras que dançam em volta de si para que façam seus desejos. Outros dizem que elas falam com ele, sussurrando os pensamentos de seus inimigos. De qualquer maneira, Alessandra é uma garota que sabe o que merece, e ela está disposta a tudo para alcançar seu objetivo. Mas ela não é a única pessoa que tenta assassinar o rei. Enquanto o soberano sofre atentados que vêm de todas as partes, Alessandra se vê tendo de protegê-lo por tempo suficiente para que ele faça dela sua rainha… Mas ela não contava que a proximidade entre os dois poderia colocar o próprio coração em risco. Afinal, quem melhor para o Rei das Sombras do que uma rainha ardilosa?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros