A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é um livro de fantasia de volume único, escrito por Sangu Mandanna e publicado no Brasil em 2023 pela Galera Record.
Sobre o Livro
A protagonista Mika Moon é uma bruxa de 31 anos que mantém sua identidade mágica em segredo. Seu único contato com outras bruxas é um pequeno grupo que ela vê somente a cada três meses, pois a líder do grupo, Primrose, acha que ter muita magia em um só lugar pode atrair atenção indesejada.
“Talvez alguns traumas não possam ser revisitados, mas outros precisem ser.”
Vivendo uma vida isolada e temendo criar raízes, sua forma de manter a conexão com a magia é através de uma conta de mídia social que segue a estética Witchcore. Em seu canal, ela finge ser uma bruxa alegre, compartilhando suas poções e feitiços de forma a criar um senso de comunidade em torno daquilo que gostaria de ser vista.
Tudo muda quando suas postagens chamam a atenção de uma família, levando-a a “Casa de Lugar Nenhum”, uma residência com três jovens bruxas que precisam desesperadamente de uma tutora para auxiliá-las a controlar seus poderes. Cética e receosa, Mika resolve desafiar tudo o que já conheceu e acaba se mudando para esse lugar, que além das jovens, possui uma governanta, um ator aposentado e seu marido, além de um bibliotecário irlandês atraente e mal-humorado chamado Jaime.
Minha opinião
A protagonista conquistou meu coração desde as primeiras páginas. Órfã desde muito jovem, ela vive uma vida nômade, sempre à margem de conexões e pertencimento. Sua jornada de solidão e autodescoberta é habilmente explorada pela autora, adicionando camadas emocionais à trama. A interação de Mika com as jovens bruxas, Rosetta, Altamira e Terracota, é um ponto alto da narrativa, destacando temas de família encontrada e aceitação.
A problemática do livro vai além da mera magia, abordando questões de pertencimento e a importância da conexão humana. A ambientação em Norfolk, é descrita de maneira encantadora, proporcionando uma estética cottagecore que eleva a experiência de leitura.
“Tenho medo de nunca deixar uma marca em ninguém. O silêncio durou tanto tempo que Mika desejou poder desdizer aquelas palavras impensadas e honestas demais, mas então ela o ouviu, numa voz tão rouca, instável e baixa que quase deixou passar:— Lamento dizer, mas é um pouco tarde para isso.”
A narrativa se desenrola de forma única, com pitadas de comédia romântica, magia e uma mensagem poderosa sobre aceitação, amor e superação dos medos do passado. O romance entre Mika e Jaime é construído com cuidado, proporcionando um desenvolvimento gradual e satisfatório.
Os personagens secundários também são cativantes, cada um à sua maneira, em especial Ken (zelador e marido de Ian), Ian (ator aposentado e remetente número 1 de Mika) e a atenciosa Lucie (governanta). Eles aceitaram Mika imediatamente como um membro de sua família.
“Nem sempre basta ir atrás do nosso lugar no mundo (…) Às vezes precisamos criá-lo.”
A edição do livro, desde a capa até a fluidez da escrita, é impecável. A representação original das bruxas como órfãs e a complexidade adicionada à magia, tornam a trama única e cativante.
Recomendo este livro para todos que buscam uma história mágica com personagens cativantes e uma mensagem edificante. Se você gosta de livros como A casa no Mar Cerúleo, O Castelo Animado e está procurando outra fantasia aconchegante, A Sociedade Super Secreta de Bruxas Rebeldes é uma indicação perfeita!
Aproveita e assista o vídeo sobre as melhores fantasias de 2023 no canal do Resenhando Sonhos.
A SOCIEDADE SUPERSECRETA DE BRUXAS REBELDES
Autor: Sangu Mandanna
Tradução: Mel Lopes
Editora: Galera Record
Ano de publicação: 2023
Uma das poucas bruxas na Grã-Bretanha, Mika Moon precisa seguir três regras: esconder sua magia, viver de maneira discreta e se manter distante de outras bruxas para que seus poderes não se misturem e causem algum acidente mágico. Como uma órfã que perdeu os pais muito cedo e foi criada por uma figura austera e rigorosa, Mika está acostumada a viver sozinha. E a seguir regras. Todas elas. Com uma exceção: os vídeos que publica on-line “fingindo” ser bruxa. Afinal, ninguém levaria a sério, né? Mas, então, Mika recebe uma mensagem inusitada implorando que ela viaje até onde Merlim perdeu as barbas para ensinar três jovens bruxas a dominar a própria magia. Contrariando as regras e o bom senso, Mika decide ir e logo se vê envolvida não só com as crianças, mas com os peculiares moradores da Casa de Lugar Nenhum: um anfitrião irreverente e seu marido adorável, uma governanta encantadora e um bibliotecário gato. Quer dizer, chato. Assim como todos ali, o tal bibliotecário faria qualquer coisa para proteger as meninas, mas, para o Sr. Ranzinza, uma desconhecida como Mika é uma ameaça. E não uma ameaça qualquer, mas uma das mais perigosas: uma ameaça irresistível. Conforme Mika conquista seu lugar na Casa de Lugar Nenhum, a ideia de ter uma família, um lar, de repente parece possível. No entanto, a magia não é o único perigo no mundo, e quando uma ameaça bate à porta, a jovem precisará decidir se vale a pena arriscar tudo para proteger uma família que nem sabia que procurava.