Erased é um anime seinen produzido pelo estúdio A-1 Pictures e lançado em 2016, ele é baseado no mangá Boku Dake ga Inai Machi escrito e ilustrado por Kei Sanbe.

Sobre o Anime

Satoru Fujinuma é um jovem-adulto que trabalha fazendo entregas para uma pizzaria e sonha em ser um mangaká, coisa que não vem dando muito certo, porém, ele se esforça muito para concretizar esse desejo. Até esse ponto a vida dele é normal, porém, Satoru tem uma habilidade a qual chama de “revivênciaque permite com que volte entre cinco a dez minutos no passado toda vez que algum acidente ou tragédia vai acontecer, permitindo assim que mude os acontecimentos e salve muitas vidas.

“O futuro está sempre em branco. Somente sua força de vontade pode deixar pegadas nele.”

Devido a um acidente que sofreu usando suas habilidades para salvar uma criança, Satoru recebe a visita de sua mãe que apareceu para ajudá-lo, mesmo alegando não precisar. Um certo dia após voltar do trabalho ele encontra sua mãe morta em sua casa com uma faca enfiada nas costas, então, a revivência leva Satoru não apenas dez minutos, mas sim dezoito anos no passado, criando a chance dele salvar a vida da mãe.

Agora, Satoru com apenas 11 anos terá que tentar impedir a morte de sua colega de classe Kayo e de mais duas crianças, porque ele tem certeza que são essas perdas que levaram a morte de sua mãe no futuro.


Minha Opinião

Bem aleatoriamente estava olhando os animes que a Netflix tem em seu pequeno catálogo e me deparei com Erased, que foge muito do que costumo assistir em termos de animes, mas quando li sua sinopse fiquei curioso com seu enredo. As chances que tinha de gostar da animação eram baixas, porém, a surpresa veio. Erased é um anime maravilhoso, mesmo tendo temas pesados, como abuso infantil e pedofilia, consegue trazer uma história linda e emocionante.

O anime traz uma mensagem bacana sobre ajuda, como nossas assistências e nossa empatia para com o sofrimento dos outros pode salvar vidas. Também, mostra como laços verdadeiros de amizade são fundamentais para que possamos enfrentar nossos medos e obstáculos da vida.

“Todos os dias, as palavras passam pela minha cabeça: “Se eu tivesse feito isso naquela época…”, mas elas não assumem a forma sincera de arrependimento. As palavras são apenas uma desculpa que vem à minha mente e desaparecem”

Levando em consideração todos os temas pesados tratados em Erased, pude ver o ótimo trabalho feito aqui, foi abordado de uma forma responsável, criando uma reflexão que ajuda com que identifiquemos possíveis sinais que crianças demonstram e que não relevamos ao ponto de ajudar. O tema “abuso infantil” é mais visível e mais nítido em cena, com agressões e hematomas, já a pedofilia fica nas entrelinhas, não é mostrado abertamente, porém está lá.

Os personagens são muito carismáticos e acabou arrebatando um lugar no meu coração. Kayo sem dúvidas é minha favorita, ela sofre agressões diariamente por sua mãe, o que faz ela perder muitos dias de aulas, e posteriormente acarretar a sua morte. Quando Satoru volta no passado ele quer a qualquer custo salvar a vida dela e é aí que conhecemos mais como é uma garota doce, dos medos que enfrenta, dos sonhos.

Satoru é um personagem muito bem construído, é inteligente, amável e se importa muito com os outros. Ele se sente culpado pela morte de Kayo, porque teve talvez a oportunidade de salvar a vida dela, mas por vergonha acabou não a chamando no parque no dia de sua morte, então ele leva muito isso como um erro que teve e quando tem a oportunidade de salvar tanto Kayo, como as outras crianças Satoru, fará de tudo que estiver ao seu alcance.

O anime além de flertar com a fantasia traz um pouco do suspense. Quem é o assassino? Essa é a pergunta que fica no ar desde o início, de primeiro parece ser meio óbvio quem seria, mas acaba não sendo. Esse mistério dá uma emoção maior para o anime, me fez criar altras teorias e ficar super apreensivo para descobri logo.

Finalizo dizendo que amei muito Erased. Meu anime favorito do ano de 2021 e um da vida, vale super a pena assistir, e se você é amante de um drama com um toque de suspense não pode deixar de maratoná-lo.

ERASED

Diretor: Tomohiko Itō

Ano de lançamento: 2016

Satoru, um artista de manga em dificuldades, leva uma vida mundana, mas tem a habilidade inata de viajar atrás no tempo para impedir tragédias iminentes .

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros