Broforce é um jogo indie de plataforma, em 2D com gráficos em 16Bit desenvolvido pela Free Lives Games e lançado em 2014.

Os anos 80, sem dúvida nenhuma, marcou uma geração e rendeu tanto que até hoje a indústria do cinema ainda se inspira pela década e cria obras como Guardiões da Galáxia com diversas músicas dos anos 80 e séries como Stranger Things, que se espremer sai uma réplica do Silvester Stalone de brinde. Então não é de se admirar que tenham se baseado nessas referências tão presentes para criar um jogo.

Um jogo de plataforma consiste em jogar por fases, com o nível de dificuldade evoluindo de forma crescente. Em Broforce, você é um Bro (ou um Brother, porque de alguma forma esse é o equivalente de Bro em “português”… ¯\_(ツ)_/¯ ), e está em território inimigo. Seu objetivo é eliminar os capangas, salvar as vítimas, matar o diabo (tem um diabinho no final de cada fase) e assim liberar a próxima fase, pulando em um helicóptero com a escada de corda jogada para te resgatar.

O jogo apresenta diversos obstáculos. Capangas mais difíceis de matar, homens-bomba que te seguem quando te veem, capangas com binóculos que avisam a sua chegada, cães devoradores, máquinas canhões, fases com tempo, etc. E você deve passar por elas incorporando personagens clássicos, como Rambo, John McClane, Exterminador do Futuro, A Noiva de Kill Bill, James Bond, o assassino Léon, RoboCop, e vários outros.

Cada personagem novo é desbloqueado quando se salva uma vítima de sua jaula, ganhando com isso uma vida nova para o caso de morrer no meio da fase, não precisar recomeçar do zero.

A jogabilidade é super fácil, com poucos comandos e botões necessários para apertar. Além das fases oficiais do jogo, podendo jogá-las em níveis diferentes de dificuldade, ainda tem as fases criadas por jogadores no fórum dentro do jogo.

O forte desse tipo de jogo não é a história, mas o gameplay em si. Passar os obstáculos para passar de fase, usar estratégias, os poderes normais e especiais de cada personagem a seu favor. É um jogo para passar o tempo, mas cuidado porque eu já passei muita raiva presa em uma fase particularmente difícil.

Os criadores, em parceria com o filme Mercenários 3, lançado em 2014, fizeram uma versão menor e gratuita de Broforce em um esquema de marketing, chamado Expendabros.

Eu jogo Broforce pelo computador, e já posso dizer que não é necessário mouse para jogar, já que não se tem movimentos de câmera. Broforce está disponível para Windows, Linus, Mac OS Classic, Nintendo Switch e PS4. Expendabros está disponível para Windows e Mac OS.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros