Eles é um lançamento nacional de 2019 do autor A.T. Sergio pela Luva Editora.

Sobre o livro

Na pacata cidade de Santa Clara da Paciência, Adalberto preparou um grande dia para comemorar o aniversário de sua loja de doces. Um parada certa no município, principalmente entre as crianças, é um momento especial para ele. Porém, as coisas não vão sair exatamente como o planejado.

Logo pela manhã coisas estranhas começam e, a partir daí, uma série de eventos desencadeia quase um efeito cascata pela cidade, afetando seus moradores e fazendo com que todos temam a luz.

Aliado com a jovem Clara, a dupla inesperada tentará descobrir o que está acontecendo enquanto busca a sobrevivência em meio ao caos.


Minha Opinião

Com uma proposta infantojuvenil, A.T. Sergio apresenta um livro de linguagem simples, mas que pode sim causar tensão no público-alvo leitor. A combinação de uma jovem com um senhor de idade mais avançada gera uma dupla diferente e que, mesmo em meio a tensão, consegue trazer alguns momentos divertidos também.

O que temos aqui é uma presença que começa um pouco subjetiva, mas que vai aos poucos sendo explicada pelo autor. “Algo”, que é atraído pela luz, começa a desencadear uma série de mudanças nas pessoas, mudanças essas que vão de personalidade a instintos.

Na tentativa de se proteger e descobrir o que está acontecendo a dupla de protagonistas vai percorrer alguns lugares da cidade, muitas vezes na companhia de um simpático gato e ir nos conduzindo pela narrativa.

Por eu não ser o público-alvo da história, ela não me causou medo ou susto. Porém, me lembrei de quando eu estava com meus 10-12 anos e li um livro que, até hoje, me marcou como uma das poucas leituras que me fez conferir em baixo da cama se e estava tudo bem e é, talvez, estranhamente, uma memória que guardo com carinho.

Uma das coisas que me incomodou um pouco foi um artifício que o autor usou para mudar o cenário e alterar a percepção dos personagens, que é ou eles desmaiarem ou dormirem. Acaba se tornando repetitivo e prejudica o fluxo da leitura assim que o leitor se dá por conta da constante menção. Assim como pode tirar um pouco o realismo, já que pode sugerir que os personagens estão “confortáveis” para dormir, quando o cenário é de tensão.

Por ser destinada a um público bem jovem, a linguagem é simples, direta e o livro também é bem pequeno, com boa diagramação. Na época em que li ele só estava disponível físico, porém recentemente o autor também lançou a versão em e-book, estando portanto, disponível também de forma mais acessível.

Uma coisa que vale ressaltar também são as personalidades dos dois protagonistas, em função de suas idades tão distintas. Clara é apenas uma criança, mas precisa lidar com várias situações conflitantes e desafiadoras na trama, o que por vezes passa a sensação de que ela é um pouco mais velha do que realmente é. Já Adalberto, costuma tirar um pouco de sarro por ser mais velho e as dificuldades que a idade traz, principalmente a acompanhar a jovem. Essa interação tem seus altos e baixos, mas também gera bons momentos de humor.

Sendo um livro de suspense voltado a um público infantojuvenil, o que eu acredito não ser algo em grande variedade no mercado, excepcionalmente o nacional, acredito que Eles pode ser uma boa opção para jovens leitores que querem ler algo diferente das histórias mais felizes e simples que temos por ai voltadas para a idade.

ELES

Autor: A. T. Sergio

Editora: Luva Editora

Ano de publicação: 2019

Em 1994, o que deveria ser apenas uma promoção de aniversário na principal doceria de Santa Clara da Paciência, acaba se transformando em um jogo de sobrevivência contra criaturas atraídas pelo reflexo da luz. O desaparecimento de habitantes da pequena cidade e outras situações extremas fazem com que Adalberto Flores, um comerciante apegado à sua rotina sedentária, e a jovem Clara, uma adolescente perspicaz , transformem-se em uma dupla improvável, determinada a saber de onde e por que “eles” surgiram, arriscando tudo em busca de respostas.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros