Atenção!

Essa Graphic Novel aborda relacionamento abusivo podendo afetar de forma negativa pessoas sensíveis ao assunto.

Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma Graphic Novel da autora Mariko Tamaki e ilustrada por Mariko Tamaki publicado em 2020 pela editora Intrínseca.

Sobre o Livro

Freddy é apaixonada por Laura Dean há um ano, mas o relacionamento delas é complicado, visto que Laura Dean vive terminando com ela. Muitas vezes por motivos pequenos.

Os amigos de Freddy não entendem porque ela sempre volta para Laura Dean, como ainda consegue amá-la, mesmo depois de tudo que tem passado e estando tão machucada. Ela, tão perdida dentro de seu relacionamento, começa a não perceber o que acontece ao seu redor, correndo o risco de perder sua melhor amiga.

“Seja poligâmico ou monogâmico, o amor deve nos trazer coisas boas. Pode haver entrega num relacionamento, é verdade. Mas, ao contrário do que se pensa, o amor nunca deve tirar nada de nós, Freddy.”

Minha Opinião

Essa Graphic Novel é um excelente retrato de um relacionamento abusivo, principalmente o lado da vítima. Vi vários comentários a respeito de estarem irritados com o fato de Freddy sempre voltar com uma pessoa que faz tão mal e estar tão cega por esse relacionamento ao ponto de não perceber o que acontece ao seu redor com pessoas próximas e acredito que pode ser assim mesmo para vários leitores.

Entretanto, eu não tive essa impressão e a única coisa que consegui sentir por Freddy foi empatia e compaixão, porque passei algo semelhante e me identifiquei com as atitudes da personagem, compreendendo o porquê de seu comportamento.

A partir disso a Graphic Novel expõe como é ser a vítima de um relacionamento abusivo, porque além de não perceber o que estava fazendo com os outros, a personagem não percebia o que acontecia com ela mesma, assim mostrando que o relacionamento abusivo não afeta apenas o casal.

Não há agressões físicas e nem verbais na história, o que normalmente é lembrado ao falar de relações abusivas e dessa forma a Graphic Novel mostra que relacionamentos abusivos podem se apresentar de outras formas, como violência psicológica, o qual é um assunto importante de ser abordado e discutido.

“Não existe uma fronteira clara entre amar e não amar mais.”

Os traços são incríveis, fazendo um jogo de cores com preto e rosa que ficou lindo, além de posicionar os quadrinhos da história de uma maneira que achei bem diferente, como por cima de uma imagem grande, o que me agradou muito.

Laura Dean Vive Terminando Comigo não é uma história romance, mas fala sobre amor. Amor próprio, amor entre amigos e apesar de mostrar um relacionamento tóxico, ela ensina muito sobre amor romântico e relacionamentos saudáveis. Dessa forma, eu recomendo a Graphic Novel a todos que tenham interesse em lê-la.

LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO

Autor: Mariko Tamaki, Rosemary Valero-O’Connell

Tradução: Rayssa Galvão

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2020

Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado… Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre. As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros