De autoria da escritora mineira Anna Anchieta, Quem Matou Capitão Gancho? é um livro independente da coletânea de fantasia “Abraqueerdabra”, publicada em formato online no Kindle Unlimited

Sobre o Livro

Contextualizada no mundo de Nova Eldorado, uma terra mágica em que releituras de contos de fadas acontecem e personagens convivem mais e menos com a fantasia a depender de suas posições na trama, Quem Matou Capitão Gancho? acompanha Julian, o filho do famoso atirador de facas, James Gancho, que há poucos meses foi encontrado morto em seu camarim no circo da Terra do Nunca. Segundo a polícia, Gancho cometeu suicídio, contudo, Julian tem uma hipótese bem diferente para o que aconteceu com o pai, afinal, os dois tiveram uma relação conturbada e marcada por muito ódio de Gancho em relação a algúem que o importunava dentro da trupe do circo. 

Ciente desse desafeto, Julian desconfia que o pai tenha sido assassinado e jura vingança contra aquele que ele acredita ser o autor do crime: Peter Pan. Peter é o líder misterioso por trás das apresentações fantásticas que o circo sempre produziu e, por anos, foi alvo da paixão inocente de Julian, mas após a perda do pai, todo o encanto que Julian sentia pela ambígua figura do garoto que não parecia nem adulto, nem criança, começa a mudar. Peter é ardiloso, sorrateiro e difícil de ler, mas Julian está disposto a provar que foi ele o autor da morte de seu pai e, para isso, vai se infiltrar na Terra do Nunca para angariar suas provas e vingar sua perda. 

As memórias de ninguém podem valer mais que as minhas. Sem o que vivi, eu não sei mais quem eu sou.

Contudo, o tamanho do ódio de Julian por Peter é proporcional ao encanto que os dois estabelecem entre si. Em jogo de cão e gato, Julian e Peter vão se enfrentar nas entrelinhas das emoções que ambos se recusam a mostrar. O que será que Julian irá tirar da sua jornada em busca de justiça? Peter é mesmo o culpado da morte de Gancho? O que esconde essa figura ambígua e eterna que controla todos os espaços da Terra do Nunca? Julian conseguirá decifrar quem é o garoto por trás da máscara ardilosa que esconde tantos segredos? 


Minha Opinião

Brilhantemente escrito, com um mundo fantástico bem estabelecido e personagens desenvolvidos de forma ímpar, “Quem Matou Capitão Gancho?” foi uma das melhores surpresas do ano e é de fato uma fantasia única e extremamente encantadora. Nenhuma história funciona sem bons personagens e em quesito construção de trama e de relações, o livro consagra-se de forma especial: Julian e Peter são dois personagens sólidos, interessantes e cativantes. É impossível ler sem se envolver com seus sentimentos e sem encantar-se com o modo como eles interagem, reagem e se expressam. 

Peter é quase uma singularidade à parte. Sendo um personagem tão conhecido, é realmente gratificante perceber que a autora teve muito cuidado para dar para o personagem uma roupagem que é ao mesmo tempo fiel ao que ele foi em outras obras, mas também ressaltando o que é único dessa narrativa, deixando-o diferente e original com extrema qualidade. Peter é um personagem difícil de ler, o que é perfeito, pois se Julian fica confuso com seus sentimentos, os leitores também ficam perdidos a respeito dessa figura tão única e recheada de segredos. Ora evasivo, ora explosivo, a maioria das vezes sendo um personagem travesso no que fala ou faz e em outras mostrando um lado mais emocional e sensível que é inesperado, Peter é encantador e aterrorizante e é fácil entender porque Julian tem tantas emoções perto dele. 

Julian também é um personagem muito interessante e a escolha pela sua narração foi essencial, pois é por meio de sua empatia, curiosidade e preocupação que desvendamos no decorrer da história o que de fato faz a Terra do Nunca algo tão especial e o porquê de Julian ter tantos conflitos em relação aquele lugar. Sua curiosidade, sua impulsividade e sua abertura para cada personagem que ele conhece na trupe são maravilhosos de acompanhar. Julian é altivo, corajoso e firme. Sua personalidade contrasta com a do seu rival e é isso os torna tão interessantes quando juntos. E, juntos, Julian e Peter são imbatíveis, não há como fugir da química que os diálogos e cenas entre eles proporcionam. 

De onde enho, todas as pessoas envelhecem, menos duas: as mortas e as amaldiçoadas.

Claro, uma trama como essa, tão bem-feita em protagonistas, só poderia ser igualmente bem-feita em secundários e a trupe da Terra do Nunca é nada menos que encantadora. Seus personagens são especiais, memoráveis e divertidos. Nos apaixonamos pelo circo e pelos seus membros e é por isso que, tanto quanto pro protagonista, dói pensar que foi nesse lugar tão aberto que algo tão cruel e traumático aconteceu. À medida que os segredos são revelados, a Terra do Nunca ganha ainda mais vida e seus personagens de apoio só desabrocham para melhor. 

Em suma, Quem Matou o Capitão Gancho? é uma história recomendada em todos os sentidos. Há romance, mistério e drama na medida certa. Os personagens são inesquecíveis e o universo mágico desenvolvido ao redor desse núcleo é uma maravilha de observar.

QUEM MATOU CAPITÃO GANCHO?

Autor: Anna Anchieta

Editora: Independente (Kindle Unlimited)

Ano de publicação: 2021

E se a Terra do Nunca fosse um circo comandado por um mágico que nunca cresce? Por todo canto de Nova Eldorado, os jornais anunciaram: Capitão Gancho – o temível atirador de facas do circo “A Terra do Nunca” – está morto. Seis meses depois, todos parecem ter se esquecido da morte no circo; menos um. Julian Roger é um trapaceiro com habilidades mágicas que vive de favores. Mais do que qualquer outro, ele tem motivos para temer o circo e seus segredos cobertos por lona colorida. Ainda assim, Julian investiga sozinho o caso que a polícia preferiu arquivar, numa delirante obsessão em descobrir a verdade por trás da morte de Jaime Gancho. Ele investiga das sombras, fazendo um trabalho distante e discreto. Até que um dia recebe um envelope debaixo de sua porta – um convite para o circo, assinado pelo nome do maior alvo de suas suspeitas: Peter Pan, o mágico e comandante do lugar. Estimulado pelo desafio oculto na carta, Julian decide partir para a Terra do Nunca, e assim tentar acabar de vez com o mistério que o atormenta há tanto tempo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros