Atenção!

Esta livro contém temáticas relacionadas a Abuso Sexual, Abuso Psicológico, Violência, Abando Parental e não é recomendado para pessoas sensíveis.

Sadie é o livro de estreia da autora canadense Courtney Summers publicado no Brasil pelo editora Plataforma 21 em 2019.

Sobre o livro

A história nos conta que uma garota desapareceu e depois foi encontrada em um lugar na cidade, morta. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras próximo a uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado.

O Nome dessa garota era Mattie Southern, e quando foi assassinada só tinha treze anos. Mattie era a única companheira de sua irmã mais velha Sadie Hunters. Abandonadas muito cedo pela mãe (que era viciada em álcool e outras drogas) Sadie assumiu o papel de mãe e cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse a não ser ela. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos contra a pessoa que desmoronou seu mundo. Totalmente decidida Sadie sai em busca da sua vingança, não permitindo nem mesmo que sua gagueira e dificuldade de comunicação impeça ela de encontrar o assassino e fazer justiça.

“Tudo numa pessoa pode ser uma arma se ela for inteligente.”

Desde que saiu atrás do homem que tirou a vida de sua irmã caçula, Sadie nunca mais foi vista. O que teria acontecido com ela? A história acompanha a única pessoa aparentemente disposta a encontrar as respostas para essa pergunta que é o jornalista West McCray. Quando a polícia não consegue resolver o caso, a avó de consideração das garotas pede a ajuda dele.

O repórter e produtor de um podcast acaba seguindo o rastro de Sadie enquanto produz conteúdo para os seus seguidores. Cada uma das pistas descobertas revelam a verdade por de trás dos acontecimentos que colocaram a pequena cidade do Colorado no radar desse jornalista

A narração dessa história é dividida entre o podcast de West McCray no presente e a narrativa do passado sobre a personagem Sadie, encontramos nas páginas desse livro um thriller perturbador que não te deixará mesmo depois de você te-lo finalizado. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.


Minha Opinião:

Começo dizendo claramente aqui de que Sadie conquistou seu lugar no hall de livros favoritos que eu já li na minha vida. Enfatizo que isso não foi somente pela trama e a história que são realmente surpreendente e única, mas também pela autora entregar uma história de maneira totalmente original. Temos aqui uma história que intercala o protagonismo de uma garota em busca de vingança e uma investigação em forma de Podcast o que prova a originalidade dessa obra.

Outro ponto extremamente positivo e que me chamou muito atenção nessa história é que a autora soube trabalhar pontos importantes, sem precisar chocar o leitor. Você se apega muito fácil a Sadie e a sua jornada e passa a todo momento torcer para que ela consiga cumprir o objetivo dela na busca por Justiça contra aquele que lhe tirou sua irmã. Você olha para a história de abandono da mãe, pelos vários namorados que essa mãe levou para a casa delas, pelos erros que a própria Sadie e a Mattie cometiam e simplesmente você se coloca na história e se enxerga vivendo e fazendo as mesmas coisa que a personagem faz.

“Mas estou dizendo que são sempre os melhores lugares que são os piores. Eles devem ter tudo que se há para dar, mas não dão.”

O livro entrega uma investigação muito boa. A história se encarrega de entregar as respostas para perguntas que temos e para que ainda sem formulamos, tanto sobre o que pode ter acontecido com Sadie e como foi para ela ter tomando as decisões e fazendo suas escolhas que se acabaram se tornando irreversíveis nessa busca por vingança quase que sem planejamento nenhum.

A única questão que fica para trás é o final totalmente aberto que a história entrega. Uma grande pergunta dessa história fica sem respostas e por se tratar de um livro único talvez não seria a escolha mais sensata a ser feita, já que se trata de um livro de suspense encarregado a responder os questionamentos poderia ser um pouco mais conclusivo.

Sadie passa muito tempo do livro se culpando por tudo que ocorreu na sua vida e com sua irmã, ao mesmo tempo em que vemos a realidade de abusos e abandonos que a protagonista sofreu na infância. Acompanhamos também o jornalista West McCray e todas as outras pessoas que fizeram parte da história de Sadie de alguma forma e pra mim só torna a história mais forte e capaz de impactar quem lê.

São personagens reais, de uma história que poderia ser real (se já não é) e a facilidade de querer concluir essa história e saber o final dela faz desse livro um livro impossível de largar. Com uma história tão palpável, sincera e brutal, a trama é envolvente e apresenta todos os elementos que você espera de uma história policial.

“Mas o amor é complicado, é enrolado. Pode inspirar altruísmo, egoísmo, nossas maiores realizações e nossos erros mais difíceis. Nos une e pode nos separar com a mesma facilidade.”

A história trata de erros, reparações, de vingança, de abandono, de abuso e de assassinato. A história trata de relacionamento, de amor, de maternidade, de irmandade, de favoritismo, de vingança. A história de Sadie me ganhou por sair tão fácil da ficção que eu consigo infelizmente enxergar tantas Sadies ou Matties no dia a dia que não terminar essa história era como se eu falhasse com elas.

A história é impactante! É uma narrativa policial com um toque de jovem adulto. É uma história, é REAL. E pra mim é por essa razão que você que ainda não leu deva ler ela. Para que histórias como a de Sadie possam ser lidas e assim comentadas, discutida e trabalhadas… Para que o final dessas histórias não termine como a própria editora diz no final “uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada”.

Não perca tempo e leia essa história.

SADIE

Autor: Courtney Summers

Tradução: Regiane Winarski

Editora: Plataforma 21

Ano de publicação: 2019

Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos.A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista.O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora. Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros