Após os filmes Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo, o famoso detetive Hercule Poirot está de volta só que desta vez em Veneza, Itália, para investigar a morte de uma jovem moça que segundo familiares foi vítima de uma maldição e não de um assassino.

O famoso detetive criado pela autora Agatha Christie entra em cena mais uma vez após ser convidado por uma escritora famosa de suspense já conhecida por ele a assistir a uma sessão midiúnica em uma casa dita por ser mal-assombrada. Esta sessão se dá logo após uma festa no dia das bruxas – o Halloween – o que acaba deixando as coisas um pouco mais sinistras.

Poirot não é religoso. Ao contrário, se baseia em fatos e em evidências para afirmar coisas e situações. É nesta sessão que ele começa a ser questionado – e a se questionar – se de fato a jovem moça foi vítima de um assassino real ou assombrado. Mas tudo muda quando um dos presentes na casa é vítima de assassinato e todos os ali são suspeitos até que Poirot encontre o culpado.

Os filmes baseados nas obras de Agatha Christie cada vez mais se expandem, ganhando vida e atingindo públicos, surpreendendo a gente com finais mirabolantes. A Noite das Bruxas não foge disso. Ao contrário, mantêm a mesma essência que os outros dois filmes já citados. E isso por si só já é digno de nota.

Hercule Poirot foi interpretado pelo mesmo ator nos outros dois filmes, Kenneth Branagh, que inclusive é também diretor. Sua forma de trazer Poirot às telonas é única e fiel ao jeito que Christie quis trazer nos livros.

Apesar da grande qualidade neste filme, há algumas questões relevantes que se diferem da essência da Agatha Christie. Neste filme realmente encontramos uma pegada ao estilo terror, por mais que o suspense é o foco principal. A atividade paranormal que acompanhamos vive em constante questionamento por Poirot e é a partir daqui que se abre espaço para debater-se sobre fé, crença e religião, um ponto muito interessante no filme e que é bem abordado. Porém, creio que essa pegada mais “paranormal” possa afastar certo público que não espera nas obras baseadas nos livros de Agatha Christie uma produção mais dark. De qualquer forma, é preciso assistir o filme para entender o por quê da presença dark.

Outro ponto é relacionado ao quão este filme é fiel ao livro em que se baseou. Eu não cheguei a ler o livro, mas pude escutar comentários de quem o leu além de ter visto sua sinopse. É nítido que há uma diferença significativa entre o filme e o livro, porém a gente encontra a essência de Christie neste filme pelo simples fato da fidedignidade de Hercule Poirot e dos demais personagens que acompanhamos, sempre muito caricatos e únicos, além também de como toda a trama se desencadeia até o fim dela.

Agatha Christie foi considerada a rainha do crime na literatura por sempre ser capaz de nos surpreender no final. Com certeza você pode esperar que este filme lhe entregue uma grande surpresa o que lhe fará envolver-se ainda mais nesta história.

A NOITE DAS BRUXAS

Diretor: Kenneth Branagh

Elenco: Kenneth Branagh,Kelly Reilly, Michelle Yeoh.

Ano de lançamento: 2023

Baseado no livro “A Noite das Bruxas” de Agatha Christie, Hercule Poirot (Kenneth Branagh) volta para mais um mistério na cidade mais bonita do mundo: Veneza. Em uma festa de Halloween na casa de Rowena Drake em Woodleigh Common, Joyce Reynolds, de treze anos, diz a todos os presentes que ela já viu um assassinato, mas não percebeu que era um até mais tarde. Quando a festa termina, Joyce é encontrada morta, afogada em uma banheira usada para a brincadeira de pegar maças com a boca. Ariadne Oliver, participando da festa enquanto visitava sua amiga Judith Butler, chama Hercule Poirot para investigar o assassinato e a alegação de Joyce. É então que ele percebe um padrão em Woodleigh Common, aonde pessoas acabam sumindo ou morrendo. Elas são: A tia de Rowena, Sra. Llewellyn-Smythe, morreu subitamente; sua au pair Olga Seminoff desapareceu; Leslie Ferrier, escriturária de um advogado, foi esfaqueada nas costas por um agressor desconhecido; Charlotte Benfield, uma vendedora de loja de dezesseis anos, foi encontrada morta com vários ferimentos na cabeça; e Janet White, professora da Elms School, foi estrangulada até a morte.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros