A Pequena Ilha da Escócia é um romance contemporâneo da autora Jenny Colgan, publicado no Brasil em 2022 pela Editora Arqueiro.

Foto de capa do livro A Pequena Ilha na Escócia

Sobre o livro

Na história acompanhamos a protagonista Flora MacKenzie, uma moça que nasceu e foi criada na pequena e pacata ilha de Mure, na Escócia. Após o falecimento de sua mãe, ela decide ir trabalhar em um escritório de advocacia em Londres. Flora sempre teve uma queda pelo seu chefe, Joel, mas ele aparentemente nem sabe que ela existe. Isso até um dos maiores clientes da empresa precisar de ajuda com um de seus negócios que por acaso está localizado na ilha natal de Flora. Ela é então recrutada para trabalhar em Mure durante o caso, o que significa enfrentar não só sua família como toda a cidade que não viu com bons olhos a sua partida. 

“Nas gerações anteriores ao do pai fe Flora, a maioria dos nacidos em Mure simplesmente nunca partia. O horizonte demarcava o limite do mundo inteiro. Recebiam visitantes, às vezes invasores, mas na maior parte do tempo, aquele vilarejozinho, aquela terra fértil açoitada pelo par e pelo vento era tudo que conheceriam. E era linda.”

Sem a mãe de Flora, a casa que ela cresceu  parece ter sido deixada de lado, e seu pai e irmãos estão claramente infelizes. De volta à casa da família, ela encontra o caderno de sua mãe repleto de receitas e começa a reproduzir algumas delas. Nesse  processo, ela descobre que isso a ajuda a trazer um pouco de conforto em relação à perda de sua mãe, não só para ela como também para sua família. 

Cada um deles está lidando com seus próprios problemas. Um de seus irmãos é divorciado e lida com a guarda compartilhada de sua filha, outro tem uma paixão secreta pela fabricação de queijos e todos eles se deparam com um futuro tentando fazer o negócio da família na fazenda prosperar.


Minha opinião

A Pequena Ilha na Escócia  é uma leitura perfeita para relaxar. Um livro leve e encantador que transporta os leitores para a fictícia e vibrante ilha de Mure. Com uma habilidade cativante, a autora dá vida às paisagens panorâmicas e às casas acolhedoras dessa ilha, permitindo que os leitores se sintam imersos nesse cenário encantador.

Mapa da Pequena Ilha na Escócia

A narrativa do livro é centrada na protagonista e em seus conflitos internos. Através das páginas, somos levados a vivenciar suas emoções de forma íntima e pessoal. A trama se desenrola em um ritmo tranquilo, proporcionando momentos de reflexão profunda, nos quais Flora compartilha seus pensamentos mais íntimos. É muito bom ver a personagem aceitar seu retorno à ilha e restabelecer seus laços familiares e conexões com os outros habitantes locais.

“Flora tinha ido até lá para agradar a empresa. Tinha deixado Mure para agradar a mãe. Tinha ficado longe porque… porque não sabia mais o que fazer. Às vezes, sentia-se como um barco, à deriva na maré, sem saber para onde ia nem por quê, desconfiando que, um dia, olharia para trás e não se lembraria de tomar as decisões que havia tomado.”

Outro elemento que merece destaque nessa leitura são as deliciosas comidinhas presentes na história. Sob a influência do livro de receitas de sua mãe, Flora começa a reproduzir os pratos, transportando tanto os personagens quanto os leitores para uma sensação de conforto e nostalgia. A forma como a autora aborda o poder da comida como uma linguagem universal é fascinante.

Dedicatória do livro A Pequena Ilha na Escócia

Apesar de ser um romance, A Pequena Ilha da Escócia é uma leitura que, acima de tudo, foca no crescimento da protagonista. É uma história leve e reconfortante, com momentos mais profundos que nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas. Jenny Colgan nos presenteia com uma narrativa aconchegante que certamente desperta o apetite e o desejo de visitar a Escócia.

Se você gosta de livros como esse, considere ler também Um novo capítulo para o amor, da mesma autora. 

A PEQUENA ILHA NA ESCÓCIA

Autor: Jenny Colgan

Tradução: Dandara Morena

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2022

Flora MacKenzie tem certeza de que ter fugido de Mure, a pacata ilha escocesa onde cresceu, para a cidade grande foi uma escolha certeira. Afinal, em Mure todo mundo a conhece desde que ela se entende por gente, e ninguém a deixaria esquecer o passado. Em Londres, ela pode ser anônima, ambiciosa e se entregar à paixão sem futuro pelo seu chefe bonitão, o advogado Joel. Mas quando um novo cliente do escritório exige a presença de Flora em Mure, ela é obrigada a conviver de novo com seus irmãos (todos fortes, rústicos e aparentemente incapazes de executar tarefas domésticas básicas) e seu pai. Nessa volta forçada às raízes, Flora descobre um amor pela culinária que dá um novo sentido à sua vida. Logo fica claro que, para escrever sua história do jeito que quer, ela terá que aprender a perdoar os erros que já cometeu.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros