Seguindo a onda de remakes em live actions da Disney, A Pequena Sereia estreia como protagonista a atriz Halle Bailley.

Este clássico da Disney não ficou de fora da lista para futuros remakes em live action. Trazendo a história original do desenho de uma sereia que deseja ter pernas para caminhar pelo mundo dos homens e se encontrar com um rapaz que ela resgatou após um naufrágio, a Ariel acaba optando por fazer um acordo com Úrsula, uma bruxa do mar para ter o que desejava. Mas isto lhe custou sua voz.

Este live action trouxe diversos elementos únicos e outros que mantiveram para conectar o desenho clássico com a originalidade da história. Há vários detalhes que tornou este rermake especial: o principal de todos foram por optar por uma artista negra a interpretar um papel de uma personagem que até então sempre foi desenhada como branca. Isto além de ter gerado muitas polêmicas, gerou também elogios por outras partes.

Eu particularmente estou no time dos que elogiaram pois trouxe mais representatividade para pessoas negras que naquela época, quando o desenho foi lançado, o racismo era ainda muito enraizado nas produções cinematográficas, excluindo quaisquer representatividade ou minimizando-as.

A representatividade não parou por aí: conseguimos ver um elenco bem diverso em termos étnicos. Desde brancos a negros e asiáticos, trazendo qualquer característica fenótipa como cabelos e traços de uma forma única. Esta abordagem que a Disney trouxe foi primordial para alavancar a representatividade para as crianças.

Além da excelente qualidade gráfica e de filmagem, a produção e o roteiro optaram por manter a essencialidade de algumas cenas que qualquer um que tenha visto o filme antigo poderia observar. As músicas também se mantiveram. E a atuação e fidelidade dos personagens com as características de como eles são foi outro elemento que foi seguido com respeito e qualidade.

Não há duvidas de que este filme foi uma obra-prima assim como cada filme que a Disney lança que seja de grande orçamento. Claro, não são todos de fato um grande sucesso e a história deste filme não foge do original, o que por um lado é excelente. Creio que o principal trabalho da Disney neste remake não está na qualidade em si, mas na sutil forma de inserirem representatividade para uma empresa que até então mantinha um elenco grande de personagens brancos.

A construção de mais produções assim melhorará não só a qualidade de entretenimento para as crianças, mas uma cooperação no combate a preconceitos futuros e descriminalização com base na cor de pele.

A PEQUENA SEREIA

Diretor: Rob Marshall

Elenco: Halle Balley, Melissa McCarthy, Jonah Hauer-King

Ano de lançamento: 2023

Uma jovem sereia faz um acordo com uma bruxa do mar para trocar sua bela voz por pernas humanas para que possa descobrir o mundo acima da água e impressionar um príncipe.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros