Atenção!

Este livro contém abuso de drogas e sexual!

Até o verão terminar é um livro único da autora Colleen Hoover. Publicado pela Galera Record em 2021.

Sobre O Livro

Beyah nunca teve uma vida fácil. Filha de uma mãe viciada em drogas e um pai ausente, ela precisou se virar como dava desde pequena, e é com o próprio esforço que consegue ter uma boa perspectiva para os anos a frente quando consegue uma bolsa de estudos integral com seu talento para ingressar na faculdade.

No entanto, em um único dia, sua vida vira de cabeça para baixo ao perder o pouco que tem e tendo que recorrer a única pessoa que restou. É assim que Beyah vai parar numa praia paradisíaca com a nova família do pai que nunca ouviu falar. Entre verdades difícieis que nunca teve coragem de revelar e passar despercebida, ela vai perceber que nem tudo é preto no branco, e que ignorar a própria vida não é uma boa opção quando conhece o vizinho misterioso, rico, bonito chamado Samson.

Minha Opinião

Como sempre acontece nos livros da Colleen Hoover, Até o verão terminar é aquele estilo de livro que precisa ser descoberto aos poucos. Tudo é sempre mais do que aparenta à primeira vista e vamos descobrindo aos poucos as nuances por trás da história dos personagens. Beyah e Samson possuem segredos e cicatrizes que estão dispostos a esconder às sete chaves, porém, à medida que são reveladas conseguimos entender os motivos para eles serem como são.

Beyah é uma personagem de dar um aperto no coração com tudo que passou em tão tenra idade. Uma mãe viciada, um pai ausente e a maioria dos homens ao redor que querem tirar vantagem dela. A única excessão é uma amiga que é mencionada bem pouco na trama. No entanto, quando nossa personagem chega no seu novo destino, encontra em Sara, a enteada de seu pai, uma verdadeira amiga em quem confiar. E não só isso, mas também um lar amoroso e digno.

Já com Samson, temos o mocinho misterioso e um tanto desinteressado que desperta a nossa astúcia para desvendarmos seu passado. Mas uma coisa que não podemos negar é que a autora fez de novo: um personagem masculino impecável. Nele encontrei uma boa dose de maturidade, interesse genuíno e um ser humano que dá de si a outros. E bem diferente da Beyah, que é cínica e descrente sobre as boas intenções das pessoas, Samson de nenhuma forma é amargurado ou maldoso.

“Pessoas que jamais tiveram de vender a alma para conseguir um abrigo ou um prato de comida são incapazes de entender a quantidade imensa de decisões ruins que gente desesperada é forçada a tomar.”

Os dois parecem não ter nada em comum, afinal Sam teve tudo que sempre quis desde pequeno, enquanto Beyah viveu uma vida sem dinheiro e sem amor. Mas os dois parecem carregar uma tristeza em comum, e isso acaba fazendo com que se aproximem, o que os torna irresistíveis um para o outro. E eles decidem se entregar a paixão, mas apenas até o verão terminar.

As cicatrizes que os personagens têm é o carro condutor da trama. Em muitas passagens notei como a Colleen Hoover pesou a mão nas dores e cicatrizes dos personagens, tornando-os em alguns momentos bem irreais ou fazendo parte de uma trama televisiva. A Beyah é o tiipo de personagem que já passou por todo tipo de humilhação na vida, assim como o Samson, que quando seus segredos são revelados parece que tudo já aconteceu com ele. Em alguns momentos eu não consegui me envolver com a leitura, e por mais que a dor deles tenha sido bastante apelativa, foi o suficiente para que duas pessoas quebradas se unissem, mascarando toda a dor com atração física.

“[…] não fazia ideia de que as pessoas podem se tornar versões diferentes de si mesmas em cenários distintos. Aqui, onde tudo parece tão bom e perfeito, eu de fato estou em paz comigo mesma.”

A ambientação é uma boa distração, recheada com uma atmosfera praiana com aquele clima de verão. E nunca vou deixar de admirar como a Colleen Hoover sabe conduzir uma história até que o grande clímax com os segredos todos revelados. Até o verão terminar é uma trama sobre recomeços, amor, despedidas e reencontros.

O ponto alto do livro para mim foi a relação entre a Beyah e a Sara. Vi na Sarah tudo que a Beyah precisava, e vice-versa também: uma amizade honesta, com bastante sororidade, madureza e muitoa cumplicidade. Em várias vezes fiquei esperando que a Beyah entendesse como era incrível a segunda chance na vida que ela estava recebendo ao encontrar uma nova família para chamar de lar.

Gostei muito do final, de como com alguma ajuda a Beyah se colocou em primeira plano na própria vida pela primeira vez e não ficou estagnada esperando por outros. E de modo geral, esse livro não é um dos melhores da autora, mas é uma boa pedida para quem curte personagens quebrados e uma boa dose de drama familiar.

ATÉ O VERÃO TERMINAR

Autor: Colleen Hoover

Tradução: Mariana Serpa

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2021

Sinopse: Filha de uma mãe problemática e um pai ausente, Beyah precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora. Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Afinal, é difícil ignorar o rico, bonito e misterioso Samson. Os dois parecem não ter nada em comum. Ela viveu uma vida sem dinheiro ou amor enquanto ele tem uma família rica e privilegiada. Mas no olhar dele vive uma tristeza que apenas quem também a carrega dentro de si consegue reconhecer. E isso os torna irresistíveis um para o outro. Sem terem como fugir da atração que sentem, Beyah e Samson resolvem se dar uma chance, mas apenas até o verão terminar.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros