Dear My Friends é uma série sul-coreana de drama e comédia, lançada em 2016. No Brasil, está disponível pela Netflix.

Nesse k-drama somos apresentados a Park Wan (Ko Hyun-jung), que em busca de inspiração para seu livro começa a olhar a vida de sua mãe, Jang Na-hee (Ko Du-Shim), e as amigas próximas.

As senhoras formam um grupo singular: Jo Hee-já (Kim Hye-ja) deve aprender a viver sozinha agora que o marido se foi; Moon Jung-a (Na Moon-hee) está abrindo os olhos para as injustiças que foi obrigada a tolerar pelo bem de sua família, tal como um marido irritante e filhas ingratas; Oh Choong-nam (Youn Yuh-jeong) nunca se casou e deseja entrar na faculdade apesar de ninguém acreditar em seu potencial.

Sou capaz de contar nos dedos os conteúdos com protagonismo idoso que circulam nos principais streamings; se por acaso aperfeiçoasse esse filtro, excluindo narrativas absurdas ou desnecessariamente sofridas, não precisaria usar mais de uma mão.

Damos tanto valor as experiências dos jovens fictícios (pela glamourização ou facilidade de se relacionar) que muitas vezes esquecemos que há outros tipos de personagens com histórias tão interessantes e questionamentos tão relevantes quanto. A verdade é que isso é tão distante que muitos de nós sequer conseguimos nos imaginar no futuro em detalhes.

Dear My Friends dá esperança para o futuro, não no sentido de tudo ficar perfeito, mas que as alegrias do presente não vão simplesmente desaparecer assim que pudermos estacionar em vagas especiais.

A série é um slice-of-life, ou seja, os conflitos surgem de acontecimentos do dia-a-dia; mesmo não sendo extravagantes, conseguem prender a atenção do espectador em todos os 16 episódios e despertar sentimentos de forma natural, sem muitos artifícios dramáticos.

A história dessas mulheres, a princípio tão diferentes, se entrelaça em um drama divertido e comovente. O ponto de vista é dividido entre todas elas, de forma que conhecemos todas as personagens a fundo e somos capazes de sentir empatia por seus problemas.

Quando acompanhamos o arco da escritora, Park Wan, podemos perceber ainda mais a diferença entre as gerações e os conflitos que surgem a partir disso; seja com a relação conflituosa com a mãe viciada em trabalho ou com as outras senhoras que insistem em se intrometer em sua vida amorosa.

Outro ponto positivo é a sensibilidade da série ao tratar das temáticas que naturalmente fazem parte das preocupações humanas, como a morte, doença, relacionamentos ruins, corações partidos e a dificuldade de recomeçar. Isso é ainda mais elogiável por sabermos que, nas mãos erradas, esses conflitos facilmente se tornariam só artifícios para arrancar lágrimas, sem acrescentar nada a história que está sendo contada.

Dear My Friends toca em assuntos delicados, mas não deixa de ser uma série alegre e adorável. Suas protagonistas vivem momentos vergonhosos, aventuras e romance assim como personagens de séries jovens mais populares, entretanto, oferece uma nova perspectiva.

Sobre amor, rivalidade, inveja, família e, principalmente, amizade, Dear My Friends é uma recomendação para quem quer refletir sobre a vida ou apenas dar algumas risadas com personagens carismáticos.

DEAR MY FRIENDS

Elenco: Go Hyun-jung, Kim Hye-ja, Na Moon-hee, Go Doo-shim, Park Won-sook, Youn Yuh-jung, Joo Hyun, Kim Young-ok

Ano de lançamento: 2016

Um grupo de amigas enfrentam os desafios diários da vida idosa, lidando com famílias ingratas, amigos fofoqueiros e aventuras inesperadas.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros