Jasão e o Velo de Ouro ou Jasão e os Argonautas é um filme de aventura inspirado no mito de Jasão. Dirigido por Don Chaffey, com roteiro de Bervely Cross e Jan Read.

Pélias invade Tessália sob as ordens de Zeus, que permitirá que ele seja rei daquela terra por 20 anos. Lá, tomado de ambição, extrapola o mandamento do deus e tenta exterminar a descendência do antigo rei. Todavia, um dos guerreiros consegue fugir com o príncipe Jasão.

Tempos depois, Jasão retorna para reivindicar seu trono. Ludibriado pelo rei, acaba embarcando em uma missão perigosa com intuito de trazer a paz para seu reino.

Jasão fica incumbido de trazer o velo de ouro, guardado na terra longínqua de Cólquida. O artefato mágico é uma lã de ouro, proveniente de um carneiro sacrificado aos deuses, com poder de estabelecer a paz no reino que o guardasse bem como poderes curativos.

Para chegar ao seu destino, Jasão precisa de uma nau e tripulação. Desta maneira, pede que Argos providencie o navio e convoca atletas para uma competição, os cinquenta melhores partirão com Jasão. Entre eles estão Hércules e Polideuces.

Jasão e o Velo de Ouro enfrentam diversos perigos e perdas até chegarem em Cólquida. Lá, Jasão contará com ajuda de Medéia, sacerdotisa e feiticeira poderosa do templo de Hécate para pegar o velo de ouro.

Medéia é fundamental no mito de Jasão, já que é por meio do conhecimento de Médeia que Jasão conquista o velocino de ouro.

Os roteiristas suavizaram a personagem para dar destaque somente para Jasão. É compreensível tal atitude, se nos atentarmos que é um filme de aventura. Se Medéia fosse representada como no mito, o filme se tornaria um drama e perderia a sua leveza.

O filme é baseado no livro Jasão e os Argonautas de Apolónio de Rodes. A adaptação é muito interessante, não perde o ritmo em momento algum, extremamente bem dirigido e com efeitos especiais bem feitos. Outro destaque são os figurinos femininos que são lindíssimos, principalmente os acessórios.

O filme me surpreendeu bastante. Amei a adaptação e fiquei curiosa para conhecer outros filmes de Don Chaffey, principalmente, os de terror.

JASÃO E O VELO DE OURO

Diretor: Don Chaffey

Ano de lançamento: 1963

Elenco: Todd Armstrong, Nancy Kovack, honor Blackman e mais

Baseado em um mito da Mitologia Grega, o filme conta a história de Jasão, que após retornar para sua casa de uma viagem de 20 anos, deve encontrar um mágico velo de ouro para reconquistar seu trono. Assim, ele lidera uma equipe, que inclui o heroico Hércules, para ir atrás do artefato, enfrentando perigos enormes como um gigante feito de bronze..

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros