Quem não gosta de ser surpreendido quando está assistindo um filme? Seja ele de suspense, terror e até mesmo filmes de comédia usam essa tática de reviravolta para surpreender seus telespectadores. Hoje vou listar alguns filmes que tiveram essas reviravoltas que me deixaram absolutamente chocada.

Incêndios (2010)

Concorrente do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011, Jeanne e Simon são irmãos gêmeos que têm uma surpresa no testamento da mãe que acaba de falecer. Nele, conta a forma que ela deva ser enterrada e também, há três envelopes. Um, Simon deve pegar e entregar para seu pai, o qual eles não conhecem. E o outro, Jeanne deve entregar ao irmão perdido que eles têm, o qual nunca tinham ouvido falar. Após isso, eles devem então abrir e ler o terceiro envelope.

Jeanne planeja seguir os planos passados pela mãe, e ir atrás de ambos. Já Simon, quer ficar no Canadá, tentar seguir a vida normalmente, como se aquele pedido nunca tivesse acontecido. O filme coloca o telespectador dentro de uma investigação, mostrando sempre o ponto de vista dos dois filhos e também, mostrando como era a vida de Nawal, assim vamos conhecendo o passado da mãe dos jovens.

O arco final do filme é tão surpreendentemente incrível, que eu realmente fiquei de boca aberta com aquele turbilhão de informações que nos é entregado. Com certeza uma das melhores reviravoltas que já vi.

Oldboy (2013)

Dirigido pelo premiado Spike Lee, Oldboy reúne três excelentes atores do atual universo cinematográfico da Marvel. Joe Ducett, interpretado pelo Josh Brolin é um típico executivo que pensa mais no emprego do que na sua própria família, além de ser um completo idiota. Após uma bebedeira daquelas, ele acorda espancado num quarto sem janelas, com apenas uma TV e uma pequena abertura debaixo da porta. Ali ele descobre que sua esposa foi assassinada, e que ele é o principal suspeito do crime. Sem entender nada do que está acontecendo, ele fica ali, preso por 20 anos, quando “do nada” ele é solto como se nada tivesse acontecido.

Para tentar descobrir porque aquelas pessoas fizeram aquilo com ele, e também para vingar-se, ele começa a investigar tudo o que ocorreu naquele fatídico dia que tomou o porre. Contando com a ajuda de uma assistente social, interpretada pela Elizabeth Olsen, e do seu velho amigo, dono do bar que ele estava, Joe tem a missão de montar as peças do seu próprio quebra cabeças.

Oldboy originalmente é um filme coreano, feito em 2003 e que é bastante aclamado pela crítica, o que não ocorreu com seu remake de 2013. Apesar de contar com grandes nomes, o filme americano não agradou os críticos. Mas mesmo assim, eu gosto bastante das duas versões, que são quase fielmente uma à outra.

O Mistério das Duas Irmãs (2009)

Aqui temos outro caso de um filme americano, remake de um coreano. O filme gira em torno da jovem Anna, interpretada por Emily Browning, uma garota que tem um trauma da noite em que sua mãe morreu, em um incêndio acidental. Ela então passa um tempo numa clínica para tratamento psicológico e por algum motivo desconhecido, Anna não consegue se recordar nada aquele dia. Mas até que ela tem alta e pode voltar pra casa, ela anseia bastante por essa volta, pois sempre muita falta de sua irmã Alex e do seu pai.

Porém, nem tudo é felicidade, e ela descobre que seu pai agora, namora a enfermeira que cuidava de sua mãe, que era acamada já na época do acidente. Tendo visões estranhas daquela noite, Anna não consegue saber o que é realidade ou o que são invenções da sua cabeça, e contrapondo tudo isso, ela percebe que talvez sua madrasta não seja tão boa quanto lhe parece.

Esse filme foi um verdadeiro achado para mim, o assisti há alguns anos e fui surpreendida positivamente, sem contar que ele me pegou totalmente de surpresa.

Amnésia (2001)

Um filme do super premiado Christopher Nolan, Amnésia é baseado num conto de seu irmão, Jonathan Nolan. Somos apresentados a Leonard Shelby, um jovem que tem perda de memória recente, e também não se lembra de coisas que aconteceram, apenas que sua esposa foi estuprada e morta e ele está buscando justiça. Mas como fazer isso sem conseguir se recordar o que fez essa manhã? Por isso esse filme é tão genial e difícil de se explicar.
Se você é daqueles que assiste à um filme mexendo no WhatsApp ou atualizando seu feed no instagram, não vai conseguir entender uma cena sequer desse filme, ele exige de seu telespectador muita atenção em todas cenas, pois Leonard faz pequenas anotações, tira fotos e escreve tudo aquilo que consegue se lembrar.

Não vou comentar muito sobre o roteiro do filme, mas saibam que é uma das histórias mais loucas que já vi, e realmente foi um filme que me deixou de boca aberta diante a genialidade dos irmãos Nolan.

A Visita (2015)

O cineasta M. Night Shyamalan se tornou nos últimos anos, um dos meus favoritos. Após assistir Fragmentado e considerar um dos melhores filmes que já vi na vida, procurei assistir tudo quanto é filme dele, e A Visita foi um dos que mais me surpreendeu. O subgênero “found footage” talvez já tenha ficado um pouco saturado, por conta dos inumeros filmes que lançaram após o sucesso de Atividade Paranormal, mas esse é um respiro em meio aquilo que é “mais do mesmo”

Na história, conhecemos Becca e Tyler, dois pré adolescentes que resolvem conhecer os avós, pais de sua mãe a qual não têm contato há 19 anos. Becca então, sugere que esse momento inesquecível para a família seja tudo documentado com sua câmera, para depois mostrar para a mãe como foi a visita aos seus avós. Tudo parece bem, pois ao chegar na cidade dos avós, eles são super bem recepcionados pelos mesmos, mas coisas estranhas começam a acontecer, como por exemplo bizarrices da avó durante a noite,
risadas altas que causam calafrios.

Assim como em seus outros filmes, Shyamalan vai traçando uma linha de pequenas descobertas até nos entregar a reviravolta final, que na maioria das vezes nos surpreende muito positivamente, como foi o caso neste filme.


Deixei de fora dessa lista, alguns filmes muito famosos como “A Ilha do Medo” ou “Clube da Luta” para tentar fazer vocês, leitores do Resenhando Sonhos, conhecer algumas obras fantásticas que tem tudo para surpreendê-los. E você, tem algum filme com um baita plot twists para indicar?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros