A Compacta História da Segunda Guerra – A.A. Evans & David Gibbons

A Compacta História da Segunda Guerra é mais um livro sobre as atrocidades de uma guerra que deixou milhares de mortos, feridos e corações partidos. Escrito por A.A. Evans e David Gibbons o livro que traz curiosidades e informações, sendo publicado no Brasil pela editora Universo dos livros em 2016.

SOBRE O LIVRO

Aqui são descritos os eventos que desencadearam esse conflito tão controverso. Com uma organização de fatos não romanceada, mas descrita de forma linear e pela apresentação de fatos, fotos e linhas do tempo, o livro está recheado de acontecimentos que marcaram a história da 2ª Guerra Mundial.

A obra apresenta desde a criação de tanques, aviões, navios e armas de guerra até os próprios combatentes e como foram formadas as forças armadas do Eixo e dos Aliados, expondo papéis de destaque de militares, acontecimentos paralelos às grandes batalhas e as tramas políticas do confronto.

Um livro altamente informativo, pode ser considerado fonte de pesquisa para historiadores, mas também um material de consulta geral para aqueles que se interessem pelo assunto.


MINHA OPINIÃO

É sempre curioso voltar ao passado, especialmente, se não estivermos estado lá. As histórias do período entre guerras sempre me fascinaram, ainda não sei dizer se pelo horror e devastação que causaram ou se pelas mentes brilhantes, nem todas para o bem, que passaram por elas.

Ser uma curiosa sobre esse assunto me fez ter interesse por essa leitura sem nem mesmo procurar saber sobre a sinopse, a forma de organização do livro ou qualquer outro tipo de informação. E, confesso que, inicialmente fiquei um pouco surpresa com a forma que os autores escolheram para apresentar os fatos, sendo dispostos não em forma de romance ou de dissertação, mas através da disposição de acontecimentos interligados. Através das linhas do tempo montadas, das fotos e fatos, somos levados por uma leitura, não rápida, mas bem fluida, como se realmente alguém estivesse nos contanto uma história.

“Em relação ao extermínio de judeus, Reichsfuhrer Heinrich Himmier disse: “É uma gloriosa página da nossa história […]”. “

Apesar de ser um livro muito informativo e de não ficção, a utilização de instrumentos visuais fazem com que a leitura não fique tão maçante, apesar de o tema do qual trata ser algo pesado e fazer com que este não seja um livro para ser lido de uma só vez. Vale ressaltar que, apesar de não ter nenhuma exposição chocante, a simples menção de alguns fatos podem causar um certo incômodo ao leitor, afinal.

A exposição de figuras significativas para o desenrolar da guerra foi feita de forma concisa, mas entrar em contato com seus pontos de vista, pensamentos e decisões é algo espantoso. Desde a criação de armas às técnicas de utilização, a preparação para frios ataques surpresas e a forma com que raças foram apunhaladas são sempre pontos chocantes ao longo da leitura, mas no fundo, são o que nos prendem a ela. O fato de os seres humanos terem sido capazes de tais atrocidades é de deixar qualquer indivíduo sem fôlego, e é claro, mais do que isto, pensar em como existiam pessoas que apoiavam ideais autoritários, celetistas e elitistas, e observar o reflexo que carregamos até os dias de hoje. Pois, infelizmente, há muitas pessoas entre nós que hoje defendem ideias parecidas.

“Altamente treinados, os pilotos japoneses superavam todos no início da guerra, mas esse grupo de elite foi sendo gradualmente reduzido, porque, de acordo com a filosofia samurai, usar paraquedas era sinal de fraqueza, o que induzia a maioria dos pilotos a pagar com a vida.”

Além disso, podemos acompanhar o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países que participaram da guerra e o quanto estas influenciaram em seu resultado, é claro que tendo sempre por traz mentes habilidosas e a coragem de indivíduos que lutaram, literalmente, para defender aquilo em que acreditavam, não importando de qual lado estivessem.

De uma forma geral, através de uma leitura incômoda e um trabalho impactante, o livro é um prato cheio para os curiosos sobre o tema.

A COMPACTA HISTÓRIA DA SEGUNDA GUERRA

Autor: A.A. Evans & David Gibbons

Editora: Universo dos Livros

Ano de publicação: 2016

Quais foram os eventos que desencadearam a Segunda Guerra Mundial; Forças Armadas do Eixo e dos Aliados; tanques, aviões, navios e armas de guerra de cada exército; panoramas estratégicos de ataques; rotas de invasões a cada país ocupado; Pearl Harbor; Stalingrado; Auschwitz; Holocausto; bombardeios; atrocidades; bomba atômica; movimentos de resistência; rendições; crimes de guerra e julgamentos. “A compacta história da Segunda Guerra” apresenta todos os detalhes desse episódio tão controverso da história mundial. Claro e conciso, o livro é ilustrado com mais de 400 fotografias e mapas, biografias dos principais líderes e generais e avaliação dos exércitos, bem como de seus armamentos, além de uma linha do tempo contínua que retrata, mês a mês, os desdobramentos da guerra. Por ser altamente informativo, é um excelente material para historiadores e outros profissionais, tornando-se uma referência rápida para especialistas e entusiastas do assunto, além de uma leitura histórica informativa para o público em geral.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.