Invasão Zumbi é um filme sul coreano sobre um surto que desencadeia o caos em algumas cidades da região. A direção é de Sang-Ho Yeon e esse parece ser o primeiro longa do diretor.
Na história, temos um investidor que está separado da mulher e que possui a guarda da filha em um conflito o tempo todo sobre o que dar mais importância. Voltado sempre para os negócios ele negligencia a menina, que tudo o que quer é ir ao encontro da mãe. No aniversário da garota, depois de ela muito insistir, ele concorda em levá-la até Busan, cidade onde sua ex-mulher mora, para que sua filha possa ficar feliz.
Quando eles estão saindo da cidade algo acontece e algumas pessoas começam a se transformar. Uma delas embarca com eles no trem e em apenas alguns minutos o caos está estabelecido, já que a transformação não demora a acontecer. E, estamos falando de zumbis ao estilo Guerra Mundial Z aqui, rápidos, que correm muito, mas que claro também possuem seus pontos fracos.
Além de trabalhar o tema da epidemia, o filme é muito mais voltado a como o ser humano reage a isso. O protagonista tem a filha para proteger, mas também precisa aprender a prezar pelo bem de outras pessoas, já que isso é algo intrínseco ainda na menina e que exige dele uma mudança. A forma como algumas pessoas passam a pensar somente em si e estão dispostas a sacrificar outros para sobreviver, ou como cada um lida emocionalmente com o que está acontecendo protagonizam o filme tanto quanto os zumbis.
Porém, apesar da trama ser interessante e mais profunda do que uma simples história sobre o tema, assunto super em alta devido ao sucesso constante de The Walking Dead, não conseguir crer completamente nas atuações propostas pelos atores. O fato de não conhecer a língua a depender única e exclusivamente da legenda é um fator determinante pra mim, principalmente aliado a situação de que não acho os asiáticos com muita expressão, o que dificulta captar direito o que os personagens estão sentindo ou querendo passar ao espectador naquele momento.
Fora isso, o filme é cheio de momentos de tensão e possui também algumas cenas cômicas. A trilha sonora é uma das maiores aliadas e ajuda muito a dar o tom das cenas, mesmo que exagere em alguns momentos. Há alguns personagens bem irritantes na trama devido a alguns atos. O cara que fica tirando sarro e o inescrupuloso capaz de matar a todos para se salvar são ao mesmo tempo necessários, mas não muito críveis em suas atuações.
O começo é um pouco enrolado, mas depois a história toma corpo e é fácil se envolver e torcer pela garotinha. E, ao contrário do que normalmente vemos, com a epidemia se espalhando rapidamente pelo mundo todo, aqui o filme dá a entender que ela ainda está restrita e que é possível sim que o mal seja erradicado. O fim é um misto de tristeza e recomeço, apesar de não ser necessariamente surpreendente.
Invasão Zumbi dá uma cara diferente as tramas de zumbis que conhecemos com uma competência bem trabalhada, mas não é um filme sem falhas. Portanto, vai também da identificação do espectador com o tema e da tentativa de estabelecer uma conexão com os personagens.


INVASÃO ZUMBI
Diretor: Sang-Ho Yeon
Elenco: Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma e mais
Ano de lançamento: 2016
Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, um vírus que transforma as pessoas em zumbis, se espalha. A cidade conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas agora eles devem lutar pelas suas sobrevivências.