A Princesa da Lapa do autor Danilo Barbosa é um lançamento de 2016 da editora Universo dos livros.
Sobre o livro
Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, não acredita mais em finais felizes. Como se já não bastasse, ainda sofre pressão para escrever mais um livro e publicá-lo em breve, mas a sua atual situação não ajuda em nada. Até que uma noite, em um dos seus momentos de bebedeira, uma pessoa importante cruza o seu caminho, destinada a mudar sua forma de enxergar a vida.
Larissa tem uma história para contar e teme que se não fizer isso algo se perderá para sempre. Seu caminho se cruza com o de Jonas quando recebe um sinal do falecido marido e sai pela madrugada na companhia de Lalinha e seu esposo. Jonas, socorrido por Larissa, acorda sem saber ao certo onde está e ao ver se tratar de uma biblioteca resolve explorar. Neles algo se destaca, uma inicial: R.
“Sem delongas, deixemos de lado as introduções teatrais e os subterfúgios. Seja bem-vindo à vida de R, a Princesa da Lapa! Melhor dizendo, sem demagogias: à minha história.”
Questionando sobre isso, Jonas se transforma aos olhos de Larissa e parece ser a pessoa certa para eternizar a história da Princesa da Lapa. Sem saber que adentra um universo misterioso onde a realidade se perde no meio da fantasia, o jovem começa a escutar as história que ela tem a contar.
Minha Opinião
Eu não tinha uma ideia propriamente dita do que me aguardava, eu só sabia o que tirei da sinopse e posso dizer que fui surpreendida. A trama é narrada em primeira pessoa através da perspectiva dos protagonistas e dividida em três partes: breves despedidas, definitivos encontros; a história de R; e as palavras de Jonas. Como em uma peça de teatro, os capítulos vão avançando em forma de cenas, onde vemos um longo caminho a ser percorrido.
Quando Jonas encontra Larissa e essa passa a descrever sua história, somos levados de volta aos anos de guerra. O escritor começa a ouvir a história de Larissa desde que fora deixada na Casa dos Prazeres, um bordel, até o presente momento.
“Irei narrar esta história da forma como me lembro. Posso preencher alguns vazios com minha sutil imaginação, e não garanto que pontas soltas ou fios órfãos, carentes de explicação, não permaneçam. Contudo, quando eu terminar de contar tudo o que vivi, sei que acontecerá com vocês o que de fato ocorreu comigo. Nada mais será o mesmo.”
Este foi o meu primeiro contato com a escrita do Danilo Barbosa e eu simplesmente adorei. A narrativa é muito fácil de acompanhar e com bastante diferencial. É um livro de realidades, e não necessariamente de romance. A história se passa em um período turbulento onde os reflexos alnançaram a Lapa. Vão ser citados alguns pontos como o Largo dos Pracinhas, os Arcos da Lapa, Getúlio – o Pai dos Pobres, e outros.
O desenvolvimentos dos personagens foi bem trabalhado e deixo meu destaque para Lucas e Kyo. O primeiro lhe mostra algo novo e Kyo é encantadora a sua maneira. Ambos se tornam muito importantes para R, a qual é uma mulher cheia de vivacidade e fogo por seus cabelos ruivos. Ela sabe muito bem como conseguir as coisas que quer e não exitará em utilizar suas artimanhas e dotes. Mas não se engane, há bem mais por trás da femme fatale.
“Seria a devoradora de homens, a guardiã dos segredos de alcova, a rameira, a puta escancarada, aquela que seria enxovalhada nas ruas, mas desejada com voracidade entre quatro paredes. R seria a perda da razão, a mais amada e odiada entre as mulheres do Rio de Janeiro. Uma simples letra murmurada entre lábios nunca deteria tamanho poder como aquela associada a mim.”
O final, felizmente, não decepcionou. Me preocupei bastante durante a leitura se o autor conseguiria explicar tudo e dar lógica aos elementos mágicos que inseriu na trama. E, sim, é bem satisfatório
A Princesa da Lapa é uma história com altos e baixos, dores e desilusões, encontros e desencontros, de época, que carrega toda a magia e sofrimento do período na qual se passa e que traz lindas lições até a última página. Com certeza irei procurar outros livros do autor.
A edição é bem feita, simples e bonita. A capa foi o que me chamou mais a atenção, embora seja simples. Os capítulos estão bem organizados e distribuídos e não encontrei nenhum erro. Eu recomendo essa leitura para todos aqueles que já são fãs do autor, do gênero e para quem quer começar a ler mais autores nacionais.


A PRINCESA DA LAPA
Autor: Danilo Barbosa
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2016
Há tempos, entre os postes brilhantes e solitários da Lapa, houve um castelo feito de amores e ilusões perdidas. Nele, entre cortinas e brocados, existiu uma bela mulher, prisioneira de sentimentos perdidos e marcada pelo desejo dos homens. Uma mulher inesquecível, que foi chamada e ovacionada como a Princesa da Lapa. Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Por ter sido abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, ele não acredita mais em finais felizes. Até que, em uma noite, uma misteriosa senhora o encontra, disposta a lhe contar a sua história… A partir do momento em que a fantástica personagem começa a se revelar ao cético criador de histórias, um novo conto de fadas se revela aos olhos dos leitores, mostrando um mundo de paixões vorazes, sensualidade, poderes supremos e a eterna luta do bem contra o mal. Sejam bem-vindos à incrível e instigante história daquela que ficou conhecida para sempre como A Princesa da Lapa.